quinta-feira, 1 de maio de 2014

Artigo Desafios do Gestor Escolar para a Mudança



Desafios do Gestor Escolar para a Mudança 
Organizacional da Escola 
Janialy Alves Araújo Tres 
Graduada em Licenciatura em Geografia - UFPE 
Aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar 
FAFIRE - Faculdade Frassinetti do Recife
Resumo

Este texto apresenta os desafios impostos ao gestor escolar na implantação de um processo de mudança nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e de práticas de gestão participativa. O presente trabalho aborda também a importância da inserção das novas tecnologias no ambiente escolar, propiciando o aumento da competitividade, através de soluções inovadoras na gestão e no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo discutir a atuação da gestão escolar na busca pela mudança organizacional da escola para que a mesma proporcione um ensino de alto nível aos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros, periódicos e sites da internet. No entanto, para que a mudança organizacional da escola ocorra é preciso investir na transformação das atitudes dos profissionais de educação da instituição, com o objetivo de que os mesmos passem a encarar a inovação como um desafio e sintam-se estimulados pela motivação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir além dos seus próprios limites. A escola e seus profissionais devem cada vez mais investir em conhecimento e socializá-lo para que a organização escolar aumente sua capacidade de criar e de inovar. Nesse sentido, o gestor escolar deve atuar como líder, ou seja, formar pessoas que o acompanhem em suas tarefas e prepará-las para serem abertas às transformações. Assim, as práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais da escola precisam ser orientadas para estratégias participativas, como forma de garantir uma educação formal contínua e de qualidade aos alunos.

Baixe e Leia completo

3 comentários:

  1. Gi, onde moro não existe gestão participativa, os diretores são indicados pelo prefeito ou vereadores, não temos o direito de escolha e nem sempre tem o perfil para assumir a direção de uma escola.

    ResponderExcluir
  2. é bem dificil no interior encontrar gestão participativa, assim como no municipio da monica aqui também é por indicação, se tornando mais dificil

    ResponderExcluir
  3. assim como no municipio da monica aqui os prefeitos são indicados pelo prefeito , é bem dificil, não há democracia...

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...