Biblioteca, um Incentivo à Leitura na Educação Infantil

Biblioteca, um Incentivo à Leitura na Educação Infantil

BIBLIOTECA ESCOLAR E LEITURA NA ESCOLA CAMINHOS PARA SUA DINAMIZAÇÃO POR  MIRIAN CLAVICO ALVES
 Bibliotecária –
Colégio Rio Branco Especialista em
Gestão de Unidades de Informação

A biblioteca escolar é de vital importância para o sistema educacional, pois tem condições de reunir e dinamizar materiais bibliográficos, constituindo um acervo variado, condizente com as aptidões de leitura de cada leitor, ou seja, ensino e biblioteca se complementam. (Silva, 1993)

Mas, para que aconteça a dinamização do acervo, do espaço da biblioteca e da leitura, a biblioteca escolar deve ser repensada como um ambiente também de criação e de compartilhamento de experiências, um espaço de produção cultural em que crianças e jovens sejam criadores e não apenas consumidores de cultura, exercendo, assim, suas funções básicas que são a educativa, a informativa, a cultural e a recreativa. (Carvalho, 2005).
A biblioteca do Colégio Rio Branco de Campinas é um ambiente dinâmico, destinado à leitura, ao estudo e, a pesquisa individual ou em grupo, possibilitando aos alunos/leitores um contato extenso, livre e prazeroso com o livro.

O acervo de 21.397 mil exemplares é de livre acesso, onde os alunos podem percorrer as estantes livremente, e no caso dos pequenos leitores, os livros ficam ao alcance das mãos, de modo que eles possam manuseá-los sem impedimentos.

Além de pesquisas, empréstimos, devoluções, a biblioteca promove outras atividades como, por exemplo, hora do conto, feira do livro, encontro com autores, exposições, aulas de leitura, divulgação das novas aquisições, visitas semanais, recitais de poesia etc.
Sempre destacando a importância da leitura.

Hora do Conto na Biblioteca

Ah, como é importante na formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”. Abramovich


Trata-se de uma atividade lúdica, em que as crianças começam a ser atraídas, familiarizadas e envolvidas com literatura infantil.
Uma leitura prazerosa atrai crianças para o contato com o livro e a própria leitura estimulando o interesse dos alunos, principalmente para o livro, por meio do qual a história foi contada, bem como para o gênero, o assunto e a coleção da qual o livro faz parte.
Conseqüentemente a leitura ganha espaço na vida da criança.

Encontros com Autores

Proporcionar encontros com autores pode ser um grande convite à leitura, pois possibilitam a oportunidade de discussão e produção de conhecimento além de motivar a leitura de demais obras do mesmo autor, sobre o mesmo gênero literário, assunto abordado etc.

Exposições
As exposições estimulam àqueles jovens que ainda não adquiriram o hábito de leitura. Elas devem acontecer dentro do ambiente da biblioteca, pois, são uma oportunidade de atrair, principalmente, os jovens que não costumam freqüentá-la e que acabam por descobrir um local rico em opções de atividades de estudos e de recreação.
Desta forma, as exposições fazem da biblioteca também um espaço de expressão!


Visitas Semanais

Oh! Bendito o que semea livros...
Livros à mão-cheia...
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
é germe – que faz a palma,
é chuva que faz o mar”
                        Castro Alves

É nas visitas semanais que o aluno tem a oportunidade de analisar e escolher o livro que mais lhe agrada, o livro que mais lhe parece interessante, buscando as respostas, o aconchego de que precisa. Até mesmo os pré-leitores devem ser motivados a escolher um livro para, então, em casa, solicitar a leitura do livro escolhido aos responsáveis. Neste momento, a família é fundamental. A criança muitas vezes pede que se leia a mesma história, várias vezes, ou seja, o pai, a mãe, o irmão podem, neste momento, fazer o papel de mediador entre o livro e a criança.


Aulas de Leitura

“Somente muitas oportunidades de leitura poderão gerar leitores”
Wanda de Andrade Antunes.

É de fundamental importância motivar nos alunos o hábito regular de leitura livre e silenciosa. As aulas de leitura têm esse intuito, pois o aluno vai incorporando sutilmente a necessidade e a importância de reservar um horário do seu dia para a leitura, além de conscientizar-se do espaço da biblioteca e do que ela pode oferecer com relação às suas necessidades informacionais e de leitura.


Feira de Livros
A Feira de livros na escola é um evento que, além de educar, cumpre uma função cultural da mais alta significação. A começar pelas atividades que podem ser realizadas, como, por exemplo: palestra para os pais sobre a importância da leitura, encontro com autores e escritores, café filosófico, apresentação teatral de alguma obra literária, contadores de histórias, recital de poesia, grupos culturais, animadores no ambiente onde os livros se encontram expostos, sarau etc.


Finalizando

Portanto, a biblioteca escolar pode contribuir significativamente para o incentivo a leitura, proporcionando o contato livre e prazeroso com o livro, contato esse, que possibilita o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, a ampliação de conceitos e visões de mundo, o desenvolvimento de valores etc, todos fundamentais para a qualificação do cidadão.
Desta forma, a biblioteca escolar é parceira da escola e do professor. De acordo com a Manifesto para biblioteca escolar da Unesco/IFLA (International Federation of Library Associations), está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literância na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação. Mirian Clavico Alves

Temos outros Artigos escolares neste site.















Postar um comentário

0 Comentários