Jogo dos Opostos personalizado - como jogar


Olá meus queridos!

O Jogo dos opostos é uma coisa fofa.
 Fiz com todo carinho agora a noite só pra não deixar passar o dia em branco. Imagina se podia deixar meus colegas de profissão sem um presentinho neste dia ...
Para utilizá-lo imprima duas cópias do arquivo e cole em um quadrado de E.V.A 6X6 depois plastifique
com papel contact ou mesmo com cola.
Divida a turma em grupinhos de 2 ou três,  use e abuse, mas sempre observando se eles relamente estão juntando as peças corretamente.
Jogo dos Opostos personalizado - como jogar
Os professores mais caprichosos que desejarem o arquivo com o Logotipo da escola para que seja colado do outro lado do E.V. A  como no modelo abaixo, entre em contato conosco que faremos a um preço que certamente cabe no bolso de qualquer um.
Jogo dos Opostos personalizado - como jogar
Os Professores de ensino fundamental que olharam o arquivo e ficaram tristes por achar inapropriado para o sua turma temos uma boa alternativa. Presentei seus alunos ou jogue de outro modo, não apenas com figuras , mas com palavras .
 A ficha abaixo pode ser confecionada pelos próprios alunos deste modo o professor trabalha outros assuntos. Abaixo algumas sugestões.
 Jogo dos Opostos personalizado - como jogar
Antes do jogo o professor poderia fazer um ditado de palavras com os antônimos ou ainda um ditado mudo através das figuras do primeiro arquivo.

Como funcionaria o Ditado Mudo?

Recorte os quadrinhos suficientes para a turma e coloque-os em saquinhos entregando-os para que retirem uma a uma as figuras e escrevam aquilo que elas transmitem e seu antônimo.
Faça correção no quadro de giz.

Como funcionaria com produção Textual?

Após impressa a primeira ficha recorte e entregue uma figura para cada aluno pedindo que através desta figura seja criada uma narrativa ou mesmo peça que observem a criança que aparece na figura e produzam u texto descritivo.Se necessário escreva no quadro as perguntas para guiá-los como...

* Qual a cor do cabelo?
* Que idade ela(e) tem?
*Qual seu tamanho?
* Qual a cor de seus olhos?
* Como imagina que ela(e) é?

Como funcionaria  com Letras do Alfabeto ou Sílabas ?

Este arquivo se modificado e utilizado em forma de retângulo pode ser colado em caixinhas de fósforo com as letras da expressão da figura dentro da caixinha.
Para dificultar para turmas um pouco mais avançadas o professor deve inserir outras letras do alfabeto móvel além das que formarão a palavra.
As letras podem ser substituidas por sílabas e junto os nomes Monossílaba, Dissílaba, Trissílaba.Polissílaba para que o aluno após montar a palavra e colar no caderno escolha a classificação correta e cole em frente a ela.
Como funcionaria  com Sinômo?

Como assim? Não era jogo dos opostos?
Tudo pode ser recriado , depende apenas da criatividade de cada um, então podemos fazer uma competição de sinônimos com o dito jogo dos opostos que agora será jogo dos sinônimos
O professor recorta as figuras em tamanho ampliado coloca em uma caixa de sapato, divide a turma em dois grupos com seus devidos nomes e começa a competição retirando uma figura.
Figura em mãos o professor dirá  por exemplo ... A menina está triste
Os grupo iniciarão a  procura no dicionário do sinônimo da palavra  triste o grupo que achar primeiro deverá ir  até a frente  e ler para os colegas ganhando um ponto para a equipe.
 Bem ... passaria a noite inteira falando os infinitos modos  que esse joguinho pode ser utilizado, mas acredito que meus colegas blogueiros têm uma criatividade superior para criar, recriar, e utilizar de forma a acrescentar conhecimento a sua turma.
Beijinhos da Gi!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gi, na ficha dos opostos, poderia ter mais opções. Alto/baixo, gordo/magro, fino/largo, frente/atrás, direita/esquerda... tendo em vista q temos aproximadamente 20 alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, vcs conseguiram baixar? não estou conseguindo!

      Excluir