Produção de Texto Livrinho Os Três Porquinhos

Boa noite amigos educadores!
Os Três Porquinhos é um clássico inesquecível, e como todo clássico ele ganha nova versão e nova roupagem ao longo das décadas, mas nunca deixa de ser especial e amado pelo público infantil
Montei essa atividade hoje para que os meus colegas possam ter tempo de aplicá-la na segunda -  feira  se assim desejar.
Abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas por vocês.

Produção de Texto Livrinho Os Três Porquinhos

Produção de Texto Livrinho Os Três Porquinhos

Produção de Texto Livrinho Os Três Porquinhos

Produção de Texto Livrinho Os Três Porquinhos


Plano de Aula

Objetivo Geral -  Através do Clássico OS TRÊS PORQUINHOS trabalhar a compreensão  interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.

Objetivos específicos.
 Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa
Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.
Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro


1° Momento - Acolhida ( Os alunos serão recebidos com música animada e máscaras de porquinhos )

2° Momento  -  Hora da Novidade ( Dinâmica )

Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato  utilizando a figura do porquinho.

Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte :
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e  aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituido por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira .

3° Momento  -  Hora do Conto

Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história OS TRÊS PORQUINHOS utilizando como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado.O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte exlporando as imagens,fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
 É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil.Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.

4° Momento  - Atividade impressa

Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 4 e entregar a cada um dos integrantes 1 folha para que  juntos  reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem    ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas  e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.

5° Momento Intervalo

6° Momento  -  Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.

7° Momento  -  Leitura do texto coletivo previamente elaborado , durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para  não deixar de citar no mínimo uma das falas de  sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação  que o educando alcança autonomia e  cresce intelectualmente.

8°  Momento - Despedida ( O professor  deve oferecer a cada aluno um cartão de incentivo  em forma de casinha )

Espero que minhas dicas sejam de alguma ajuda para a turminha do Infantil 3 e para as outras que desejarem fazer adaptações. Beijinhos da Gi

Postar um comentário

12 Comentários

  1. OLA... ADOREI SUAS IDÉIAS.... JA ADD VC NO BLOG DO NOSSO CMEI... DE UMA OLHADINHA E OBRIGADA POR SUAS CONTRIBUIÇÕES

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA PELO CARINHO.
    COM CERETZA VAMOS VISITAR SEU ESPAÇO.3
    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  3. Adoro navegar no seu blog acho o máximo e adoro receber suas idéias pelo Email todas me agradam muito. ah não esqueça de mandar o joguinho pedagógico. Abraços!!! Kelly.

    ResponderExcluir
  4. Poxa que criatividde e carinho que vc tem com o conteúdo, parabéns!
    EStou no sexto período de pedagogia e vim pegar umas coisinhas para meu estágio, vou adaptar para a turma do 1° Ano. Amei!
    Bjks
    Flávia

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia. Vocês são demais, aprendo muito com vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Não me canso de admirar a criatividade de vocês .Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Não me canso de admirar a criatividade de vocês .Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  8. QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO POR ME AJUDAR EM AULAS. dEUS LHE ABENÇOE GRANDEMENTE.bJUS

    ResponderExcluir