Atividade Matemática 1º Ano Soma

Quando as crianças aprendem pela primeira vez a somar e a subtrair; elas se baseiam em métodos intensivos, práticos e lentos para resolver os problemas básicos. Conforme crescem, tais conceitos estarão fixados na mente, permitindo completar de maneira eficaz as tarefas matemáticas mais complicadas. Na literatura de 2006 da Dra. Louise Spear-Swerling, é afirmado que uma péssima memória dos fatos é um problema comum entre alunos com problemas de aprendizado e dificuldades. Utilizar atividades de memorização em sala pode ajudar a impulsionar a lembrança, além de melhorar a performance matemática dos alunos.

Prática cronometrada
Os alunos que trabalham com a memorização automática dos conceitos devem começar com uma forte conceituação do compreendimento da adição e subtração. Uma vez que eles tenham dominado, de maneira lenta, as estratégias aritméticas, o professor poderá aplicar atividades cronometradas para acelerar a turma. Imprima  folhas de atividades, contendo de 30 a 50 somas ou subtrações, organizadas de forma aleatória. Faça com que a turma complete quantos exercícios forem possíveis em um, dois ou três minutos. Utilize adesivos e outros marcadores para ajudar a organizar a quantidade de folhas os estudantes completaram com sucesso dentro do tempo especificado. Talvez seja bom providenciar um prêmio ou um incentivo para aqueles que finalizaram tudo e demonstraram sua memorização.

Organizando os conceitos em famílias
Os alunos que, sozinhos, têm dificuldade em memorizar os fatos podem se beneficiar através da observação da existência de padrões entre os conceitos. Utilize tais padrões para agrupar adições e subtrações em famílias. Os grupos do +0, +1 e +10, por exemplo, são fáceis para a maioria das crianças computam rapidamente. Identifique pares como 2+5 e 5+2, reduzindo a quantidade de informação que a criança deverá memorizar. Para uma atividade em sala de aula, dê aos alunos objetos manipuláveis e peça-os para mostrar diferentes formas de se fazer um algarismo. Por exemplo, a família da adição para o número três inclui 3+0, 2+1 e 0+3. Apesar de itens físicos não serem usados constantemente, para que não se tornem uma espécie de "muleta", seu uso rápido poderá ajudar alguns estudantes a formarem uma memória visual.

Jogos
Os jogos são sociais, além de darem a oportunidade dos alunos praticarem os conceitos de soma e subtração. Dentro de um tempo designado, talvez depois de completar uma tarefa, dê às crianças a liberdade de escolherem um jogo para brincar. Duplas podem se auto estimular com cartões que contenham os conceitos para dar mais rapidez e precisão. Em outro local, os estudantes poderão brincar com dados e acrescentar números que surgirem no momento. Usando um tabuleiro numérico modificado, ensine uma versão do jogo War no qual o vencedor deve acrescentar duas cartas e dizer a resposta. Encoraje os alunos mais criativos a projetar e brincar com seus próprios jogos matemáticos, usando os recursos da sala de aula.

O conceito matemático
Os alunos estarão mais motivados a memorizar fatos matemáticos se usá-los em atividades práticas e regulares. Crie um ambiente que estimule a matemática, incorporando-a em todos os aspectos da sala de aula. Faça perguntas simples como: "nós temos sete sementes sobrando, mas apenas quatro potes estão vazios. Quando sementes extras nós temos?". As crianças podem podem querer usar dinheiro de brinquedo como uma forma para o aprendizado da soma e da subtração. Crie uma espécie de economia da sala de aula, onde os alunos receberão o "dinheiro" como recompensa por seu esforço e conquista. Na lojinha da classe, permita a compra de pequenos brinquedos e guloseimas. Os fatos matemáticos serão úteis aos alunos quando eles calcularem o que tiverem comprado na hora de dar o troco.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. EU ESTAVA PRA ENTRAR DE FERIAS QUANDO INICIEI ESTE ASSUNTO SOBRE OS SÍMBOLOS
    ,COMO FOI DIFÍCIL PRA ELES ENTENDEREM,A MAIORIA AINDA NÃO DEMONSTRAM SEGURANÇA,VAI AJUDAR ESTA ATIVIDADE,OBRIGADA!

    ResponderExcluir