Lendas Indígenas - Projeto Dia do índio

Explorem com seus alunos as lendas abaixo e aproveitem pra colher outras possíveis lendas que eles possam ter conhecimento.


A Lenda do Diamante

Segundo a lenda, um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa "braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer "flor". 
Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança. 
Começou a guerra e Itagibá teve que acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio. 

Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo. 
Passou-se muito tempo...
Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. 
Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar. Tupã, o deus dos indíos, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. 
É por isso, dizem, que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Os diamantes são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.

A Lenda da Noite

No início não existia a noite, ela pertencia a uma enorme serpente. Quando sua filha se casou, quis que viesse a noite, para poder se deitar. Três mensageiros foram escolhidos para que a trouxessem. 
A serpente, senhora da noite, entregou-lhes um coco Tucumã, lacrado com cera de abelha, dizendo que ali estava o que vieram buscar. Mas não deveriam abri-lo, pois correriam o risco da noite escapar. 
Na volta, os índios perceberam que do coco saíam ruídos de sapos e grilo, e um deles convenceu os companheiros a abrirem o fruto. Logo que derreteram a cera, a noite saiu através do coco, escurecendo o dia. 
A filha da serpente ficou aborrecida pois deveria descobrir como separar o dia da noite. Assim, logo que surgiu a grande estrela criou o pássaro Cujubim, ordenando que ele cantasse para que nascesse a manhã. 
Criou o pássaro Inhambu, que deveria cantar à tarde, até que a noite aparecesse. 
Muitos pássaros foram criados para alegrar o dia, que assim seria diferente da noite. 
Ps: Algumas versões dizem que a filha da serpente separou a noite do dia com um fio de seu cabelo e que os três índios foram transformados em macacos.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Parabéns! gostei muito de visitar o seu blog.
    Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. gostei das atividades para o mes de abril, assim como todas parabens!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gi!
    Estou encantada com seu blog...maravilhas de atividades e muitas sugestões criativas!Bjão!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa fiquei apaixonada pelo seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Nossa fique apaixonada pelo seu blog, parabéns! Meu filho esta adorando as atividades.

    ResponderExcluir
  6. adorei essa lenda , já curti muito e inclusive essa semana irei usa-la em uma atividade, pois é uma bonita historia e já me encantou... parabéns pelo post

    ResponderExcluir