SUGESTÕES DE PRÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:

 
1. PETECA 

Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de dinheiro (atilho)
Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).


2. BOLA DE MEIA
Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.
Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.


3. BOLA AO PÉ
Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2 metros de corda de varal.
Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó. Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.


4. BOLICHE DE CONTINHAS
Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.
Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma, subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.


5. TÁBUA DE MATEMÁTICA
Material: Tábua com tamanho de 20X20cm; pregos 12 X 1; borrachinha de dinheiro (atilho)
Procedimento: Separa-se o material, prega-se o prego a 1 cm da borda e assim sucessivamente até o final da tábua, Depois com as borrachinhas de dinheiro formam-se figuras geométricas, trabalha-se com porcentagem e exercitam-se conjuntos. Esta tábua é utilizada nas demonstrações de figuras geométricas e trabalhando com frações.


ARTIGO ENCONTRADO NA NET SEM AUTORIA. QUEM SOUBER FAVOR INFORMAR.


 

 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. amo muito trabalhar com sucata, na escola tem quem me chame até de a lixeira, mais ser lixeira é cuidar do ambiente é reciclar, sou lixeira sim com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima ideia para confecções de materiais com as próprias crianças, tudo que é confeccionado por eles é muito mais valioso..!eles vão adorar

    ResponderExcluir