O papel que a palavra desempenha na constituição do sujeito. Curso PROINFANTIL/

 COLEÇÃO PROINFANTIL
MÓDULO II
Unidade 6
Livro de estudo - vol. 2
Karina Rizek Lopes (Org.)
Roseana Pereira Mendes (Org.)
Vitória Líbia Barreto de Faria (Org.)
Brasília 2005
O trecho da história que leremos a seguir ilustra o papel que a palavra desempenha na constituição do sujeito.
As coisas que a gente fala
Ruth Rocha


As coisas que a gente fala
saem da boca da gente
e vão voando, voando,
correndo sempre pra frente.
Entrando pelos ouvidos
de quem estiver presente.


Quando saem pela boca
saem todas enfeitadas.
Engraçadas, diferentes,
com palavras penduradas.

Mas depende das pessoas
que repetem as palavras.
Algumas enfeitam pouco.
Algumas enfeitam muito.

Algumas enfeitam tanto,
que as palavras – que engraçado!
Nem parecem as palavras
Que entraram pelo outro lado.


Por isso, quando falamos,
temos de tomar cuidado.
Que as coisas que a gente fala
vão voando, vão voando,
e ficam por todo lado.
E até mesmo modificam
o que era nosso recado.

A história mostra a força das palavras: uma mentira, uma palavra não entendida, uma palavra mal colocada... está armada a confusão! As palavras pronunciadas podem adquirir significados de acordo com nossa interpretação. Entretanto, tais interpretações dependem, por sua vez, de nossas
experiências, adquiridas nas relações que estabelecemos com os outros.
Por isso, quando a criança fala para si mesma em sua fala interior,reproduzindo, em princípio, os padrões de relação significativa com osoutros, está construindo sua consciência e constituindo-se enquanto sujeito.Esse processo é possível no momento em que as relações interpessoais sãotransformadas em intrapessoais, permitindo assim a construção mais delicadada sociedade, que é a consciência humana. (FREITAS, 1995. p. 98)

Percebemos, portanto, que é no plano social, nas relações interpessoais, que vamos nos constituindo enquanto pessoas. Isso aponta a importância que o outro, ou seja, as outras pessoas, assumem em nossas vidas, assim como o papel das instituições de Educação Infantil de promoverem oportunidades de interação entre as crianças e entre elas e os adultos. Quanto mais ricas e diversificadas forem as experiências vividas pela criança, maiores serão suas possibilidades de
compreender o mundo e se expressar sobre ele.

Atividade 9

a) Pensando na história “As coisas que a gente fala”, que considerações você faria sobre o valor das palavras? Você pode usar seu caderno para anotá-las.

b) Você já se envolveu em alguma situação onde as suas palavras tenham sido mal interpretadas, onde elas tenham, como na história, voado, voado e até mesmo modificado o que era seu recado? Seria interessante descrever esta situação e depois comentá-la com os colegas do PROINFANTIL no próximo encontro quinzenal. Isto poderá render momentos bem divertidos para o encontro!

PARA RELEMBRAR
  • Este é o momento de relembrarmos alguns dos mais importantes assuntos tratados nessa unidade.
  • A criança constrói sua linguagem a partir das interações que vivencia em seu meio social. É na interação com os outros que os significados das palavras vão se construindo: quanto mais ricas as possibilidades deinteração que a criança tiver, maiores suas possibilidades de construir conhecimentos sobre o mundo que a cerca.

  • Embora sejam processos distintos, pensamento e linguagem se relacionam. É a partir do momento que pensamento e linguagem convergem que a criança descobre a função simbólica das palavras.
  • As instituições de Educação Infantil têm um importante papel na construção da linguagem. Ou seja, têm um importante papel na construção da subjetividade pela criança. É, portanto, fundamental que as instituições de Educação Infantil sejam espaços que favoreçam as trocas interpessoais e as múltiplas linguagens, do contrário acabarão sendo espaços de silêncio.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. algo que concerteza vai chamar a atençao deles

    ResponderExcluir
  2. MUITO RICO O CURSO DO PROINFANTIL, DE GRANDE VALIA PARA EDUCADORES.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como faço para me inscrever no curso.

    ResponderExcluir