A importância do brincar na Educação Infantil

Crítica aos senhores que afirmam que:
Professor de creche berçário e Educação infantil, não trabalha, só vive brincando.

A importância do brincar na Educação Infantil
Só sabe o que é Educação Infantil quem está diariamente participando do processo, e só ama a Educação Infantil quem consegue compreender que os resultados não acontecem em um abrir e fechar de olhos, é um processo muitas vezes lento, pq muitas crianças ainda não conseguem compreender certos conceitos até alcançarem determinada idade ( até que o corpo e a mente estejamdesenvolvidos para tal), mas é também um processo gratificante para os que estão atentos e vêem na descoberta do aluno uma forma de ser feliz. Para aqueles que conseguem ver em um amassar de massinhas, em um colar de grãos, em um correr e em um pular uma forma de desenvolver-se melhor e propiciar aprendizagem enquanto brinca

Para (Vygotsky):

"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade".

Aos professores que criticam ou fazem esse trabalho de qualquer forma fica meu lamento, seja pela falta de conhecimento de mundo, seja pela falta de leitura de especialista no assunto, ou mesmo pelo desprezo que dão àqueles que não afirmam do nada que "A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.Vygotsky" , aqueles que passaram anos estudando o desenvolvimento infantil, não partindo de suposições, mas de observações constantes em anos de estudo.
Esses senhores precisariam conviver, observar, analisar e refletir sobre o espaço de aprendizado em creches , berçários etc ,  para só ai compreender que ,brincando também se favorece a aprendizagem.  Brincar é uma das maneiras mais potentes que se tem de estudar e de se adquirir conhecimento.

Jean Piaget enfatiza que:

"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa".

É preciso informar a esses senhores  que não se pode , apoiar um argumento no "eu acho" e é preciso também frisar que "ensinar não é transmitir conhecimento". É preciso que se faça um estudo minucioso antes de menosprezar o trabalho dos colegas de Educação Infantil dizendo que eles não trabalham, que só brincam, pois brincar é extremamente necessário.
Como diria Dona Nana em seus 103 anos de pura sabedoria "“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
Quem não consegue brincar depois de crescido e não compreende no brincar uma forma de socialização e fonte de aquisição de conhecimento não merece a consideração dos professores dedicados de creches, berçários, E.I. Não merece mesmo o desabafo dos professores de Educação Infantil.
Esses senhores precisam descobrir que:

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano".
(J.Piaget)
E os professores de Educação Infantil estimulam essa criatividade dia após dia sem esmorecer. E por esse e outros motivos são dignos de nosso RESPEITO.

Aos Professores de creches , berçários e Educação Infantil só tenho a dizer :

-Continuem realizando esse trabalho lindo e enriquecedor, esse trabalho que esconde dentro dele o que todos procuram ... A FELICIDADE!


Postar um comentário

7 Comentários

  1. A brincadeira bem conduzida e orientada, ajuda bastante no desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  2. a brincadeira concerteza faz a diferença com uma imaginaçao formidavel como so els tem uma brincadeira conduzida melhora ate mesmo o proprio desenvolvimento da criança

    ResponderExcluir
  3. Gi, o brincar para im é tão importante e me chama tanto a atenção que escolhi como tema para o meu tcc, (que estar em construção ainda), mais costumo dizer que o brincar é viver intensamente com alegria.

    ResponderExcluir
  4. ..Na educação infantil podemos usar aquela expressão de que "Se aprende brincando" porque é esse o resultado que temos..

    ResponderExcluir
  5. Brincar não precisa ser dirigido para resultar em aprendizagem. Brincando, por si só, a criança está aprendendo conceitos fundamentais. Deve ser uma ação privilegiada, espontânea, livre.

    ResponderExcluir
  6. a brincadeira é sempre muito bom, devemos muito incentivar os pequenos a brincar e aproveitar da melhor fase de nossas vidas, muito legal mesmo , vamos incentivar a aproveitar bastante

    ResponderExcluir
  7. E BRINCANDO QUE SE APRENDE, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E MUITO GRANDE.E QUANDO O SUJEITO DEFINE PERSONALIDADES ,APRENDE COMPARTILHAR ,E ENTER A SE A SOCIEDADE

    ResponderExcluir