Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos

Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos

Jogos e Brincadeiras para berçário



Hoje trago para vocês sugestões de brincadeiras para estimular os bebês nas creches e berçários
Sugestões do Livro Ludicidade e Educação.
Espero que gostem.



Móbile


 Objetivo:

  • Ampliar o tempo de fixação visual do bebê por meio da observação do móbile.
  • Desenvolver a percepção tátil por meio do manuseio do móbile

Como utilizar

Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos
O móbile por ser um objeto colorido e que tem movimento, atrai muito a atenção do bebê. Ao mesmo tempo ele desperta no bebê grande alegria quando o observa.  Deste modo, você deve construir alguns móbiles de formatos diferentes, como frutas, figuras de crianças, meios de transporte, animais etc., e depois fixá-lo no teto onde se localizam os berços (...) para que ele possa se divertir e desenvolver sua percepção visual através da observação dos móbiles... Por isso,  passe pelos móbiles e os balance dando-lhes movimento, depois chame a atenção do bebê para que visualize os móbiles.

Chocalho

Objetivos:

  • Estimular a percepção auditiva ao manusear o chocalho.
  • Manusear o chocalho percebendo sua textura e movimento.

Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anosComo utilizar

Coloque os chocalhos sobre o tapete  onde se encontram os bebês, automaticamente eles se interessarão em manipulá-los. Pegue um dos chocalhos e comece a balançar e a cantar. Dê o chocalho para a criança e a convide a sacudir também enquanto você canta. No começo ele pode pegar e jogar, mas,  com o passar do tempo, ele imitará com certeza o seu movimento de sacudir os chocalhos de garrafas só para ouvir o som produzido.



Cilindro

Objetivos:

  • Promover a percepção tátil.
  • Desenvolver o equilíbrio.

Como utilizar

Disponibilize os cilindros sobre o tapete. Estimule a criança a sentar ou a se debruçar sobre o cilindro. Quando a criança estiver sentada sobre o cilindro segure sua mão e balance a criança de um lado para o outro estimulando seu equilíbrio. Você também pode estimular a criança a ficar de bruços sobre o cilindro e a se movimentar para frente e para trás. Vale destacar que o cilindro é um recurso pedagógico que deve ser utilizado por crianças a partir de 8 meses.

Cubos com desenhos de frutas


Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos
Objetivos:

  • Estimular a noção de causa e efeito.
  • Aprimorar o movimento manual.
  • Desenvolver a percepção visual


Como utilizar

No tapete da sala de aula, disponibilize para as crianças vários cubinhos. Estimule-as mostrando como podemos empilhá-los. Em seguida, convide-as para empilhar oferecendo-lhe um cubinho . A cada tentativa da criança, incentive-a para colocar mais um cubinho sobre o outro. Quando a pilha desmoronar, diga: “ Viva!”. E comece tudo novamente.

Livro de pano

Objetivos:

  • Conhecer as figuras.
  • Verbalizar os sons e o nome das figuras.
  • Ampliar a atenção visual.
  • Desenvolver a percepção tátil.
  • Desenvolver a coordenação motora.

Como utilizar

Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anosSente a criança em seu colo virada para frente. Coloque o livro no colo da criança e comece a virar as páginas do livro mostrando para ela cada desenho e verbalizando seu nome e o seu som, por exemplo: Cachorro, au-au. Outra forma de utilizar o livro de pano é deixá-lo no tapete para que a criança o manuseie livremente. Ainda você pode também colocar as crianças sentadas em círculo e ir mostrando as figuras para elas e dizendo seu nome e o seu som. Você pode também, além de falar o nome e o som dos objetos, cantar musiquinhas que falem do objeto mostrado, como mostrar o desenho do coelho e cantar a musiquinha do coelho.


Caixas de Papelão


Objetivos:

    Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos
  • Adquirir a noção de espaço ( dentro e fora).
  • Desenvolver a coordenação motora.


Como utilizar

No solário, coloque as diferentes caixas de papelão e convide as crianças para entrarem nelas. Dentro das caixas coloque algum brinquedo para estimular a entrada das crianças nas caixas. Diga sempre para a criança que ela está dentro da casa, e quando ela sair, diga que está fora da casa.


Caixa de Encaixe
Objetivos:

  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Ampliar o tempo de concentração.
  • Adquirir noção de causa e efeito.


Como utilizar

Em uma atividade dê para as  criança folhas de jornal  para serem amassadas. Explique para elas que vocês irão fazer bolas, estimulando-as a amassarem o papel utilizando as duas mãos e fazendo força para ficar em forma de bola. Depois, passe a fita adesiva nas bolas sob a observação da criança, dizendo-lhe que essas bolas farão parte da caixa de encaixe. Em seguida dê para as crianças as diferentes caixas com os quadrados de isopor e as bolas construídas por elas para serem encaixados na caixa de encaixe.


SUZUKI, Juliana Telles Faria et al. Ludicidade e Educação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Adorei essas dicas que irão me ajudar em casa com meu pequeno Davi Miguel e na minha escola com meus pequeninos! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal vou levar estas dicas para as professoras da minha escola...obrigada.

    ResponderExcluir
  3. muito legal esta sua postagem, era bem isso que eu tava precisando,meu estágio é numa creche, e vai me ajudar muito...mt obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e útil esse texto!Vai nos ajudar bastante!Obrigada Gi!bjsss

    ResponderExcluir