É um absurdo do Governo Federal lançar compromisso para que alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade?

É um absurdo do Governo Federal lançar compromisso para que alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade?
 Governo Federal lança compromisso para que os alunos  de escola pública estejam alfabetizados até os 8 anos de idade. Estabelece metas e mostra as ações, entre elas a capacitação dos professores.
Por qual motivo vejo educadores reclamando na rede dessa medida???
Não vi em momento algum a presidente evidenciar que a culpa é dos professores. Precisamos sim de capacitação constantemente, até porque o saber se constrói, não nasce pronto.
É uma meta e uma boa meta.

Não é um ataque aos professores e isso pode ser visto nas palavras de César Callegari, secretário-geral de Educação Básica.
“Não é só avaliar as crianças. Ela avalia o nosso trabalho. O meu trabalho, o da presidente da República, o dos governadores de estado, dos prefeitos e também o trabalho das famílias. Porque nós sabemos que a alfabetização das crianças, a educação das crianças depende muito da participação do pai, da mãe, dos irmãos mais velhos. Isso é muito importante”
Existem programas pelo Brasil de sucesso total no processo de Alfabetização e vejo bons profissionais com 100% da turma alfabetizada em 6 meses , e turmas de alunos que todos diziam ser incapazes de aprender. Os rejeitados os que estavam condenados à evasão e à marginalização.
Não falo de utopias, falo do que é real do que presencio em meu município com o GEEMPA. A turma de minha filha entre 5 e 7 anos já estava quase que totalmente alfabetizada em 3 meses de aula. Fruto isso não do trabalho dos pais, ou do governo, mas de professores plenamente capacitados,  instrumentalizados

Como bem disse a presidente Dilma:

“Nosso país só poderá se orgulhar de dar oportunidade a todos se nós aplicarmos esse pacto de uma forma sistemática e, eu diria, usaria uma palavra forte: obsessiva”,
Não é que os professores sejam culpados desse caos na educação, mas é fato que quanto mais instrumentalizado melhor preparado está o professor para lidar com as questões de alfabetização. e realizar-se em sua profissão.
Vamos assumir o compromisso de fazer com que essa meta seja alcançada, de selar esse pacto e acreditar que é possível, afinal toda criança aprende e isso é fato... Vai depender do estímulo empregado.
O que há de ruim em se investir para que esses alunos estejam alfabetizados até os 8 anos de idade? 
É algum absurdo? É uma ofensa aos professores?
De maneira alguma. É um auxílio merecido. Merecemos capacitação material de trabalho, bibliotecas bem aparelhadas para desempenharmos melhor nossa função.
Colegas, sei que estão feridos pelo descaso com a educação, pelos baixos salários, pela falta de reconhecimento, mas não deixem que isso afeta sua percepção sobre o que é bom e o que é ruim.
Há profissionais de primeira linha em nosso meio e há profissionais medíocres, há profissionais dedicados e há profissionais relaxados, há profissionais amorosos e há profissionais que castram as criança.

Tenham em vista que a alfabetização até o 8 anos de idade é uma meta não uma obrigação. E oxalá que todos os professores desse país alcancem essa meta e sintam-se felizes em fazer a diferença na vida de uma criança. Que todo professor possa um dia ouvir o agradecimento de um aluno e o reconhecimento de sua grande importância para que ele viesse a ler não apenas a palavras, mas o mundo.
Devíamos pensar que toda ajuda é bem vinda antes de sair , seja por qual motivo
for, combatendo tudo que o MEC propõe e o governo apoia. 

Deixo vocês com as sábias palavras de Freire:
"A esperança faz parte de mim como o ar que respiro"
Quem desejar fazer coro com quem já perdeu a fé, fique a vontade. Eu ainda conservo viva a esperança , sem a qual é impossível que desempenhe bem a minha profissão
Gi Barbosa Carvalho.

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Adorei seu texto e concordo plenamente com suas argumentações.
    Sabe Amiga, muitas vezes penso que os Professores se acostumaram ao ato de reclamar, para fugir de sus verdadeiras responsabilidades.
    Abraço fraterno!
    Elaine.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DA SUA REFLEXÃO, COLEGA. SOU PÓS-CONSTRUTIVISTA POR OPÇÃO E POR PERCEBER OS AVANÇOS QUE O GEEMPA IMPLEMENTA COM SUAS AÇÕES. ENTENDO, SIM, QUE A CRIANÇA PODE SER ALFABETIZADA AOS 6 ANOS DE IDADE E VIVENCIO ISSO NA MINHA PRÁXIS. NÃO É PORQUE A META É ALFABETIZAR ATÉ OS 8 ANOS QUE NÃO SE POSSA BUSCAR QUE ISSO OCORRA JÁ AOS SEIS ANOS. A CRIANÇA TEM DIREITO DE SE PERCEBER COMO LEITOR EFETIVO LOGO CEDO, COMO ACONTECE COM OS FILHOS DOS "RICOS".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem conversava com uma professora do GEEMPA aqui do município e ela estava muito feliz por ter 100% da turma alfabetizada em apenas 5 meses ... Todos seus alunos inclusive um que estava repetindo de ano pela terceira vez ... Não é absurdo é realidade e como ela conheço muitas aqui no município que alfabetizaram em 3 meses, seis meses ou oito meses ...Entre as alunas estava minha filha de 7 anos que já produz texto melhor que muito aluno de 5° ano. Os argumentos caem diante dos fatos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas declarações.Vamos aderir ao pacto .Embora eu já aderi
      a meta de alfabetizar meus alunos no 1º ano .
      Boa noite.

      Excluir
  4. Concordo com suas declarações.Vamos aderir ao pacto .Embora eu já aderi
    a meta de alfabetizar meus alunos no 1º ano .
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com suas declarações.Vamos aderir ao pacto .Embora eu já aderi
    a meta de alfabetizar meus alunos no 1º ano .
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com suas declarações.Vamos aderir ao pacto .Embora eu já aderi
    a meta de alfabetizar meus alunos no 1º ano .
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  7. Gi concordo com o seu texto,acho que tem alguns professores que preferem sentar em suas cadeiras e deixar o ano correr,para depois colocar a culpa nos alunos que tem dificuldades.Precisamos inovar e buscar soluções para uma melhor aprendizagem dos nossos alunos.Parabens adoro seu trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Cara colega, gostei muito do seu texto ,e acredito que somos capazes de atingir esse objetivo.Quando levamos a serio o nosso trabalho e fazemos com amor.

    ResponderExcluir
  9. FICO FELIZ QUE ISSO ACONTEÇA AI´POIS AQUI NO AMAZONAS A REALIDADE É OUTRA BEM MAIS COMPLEXA...SALAS SUPERLOTADAS COM 35 ALUNOS NO 1º ANO,CHEGANDO SEM NOÇÃO ALGUMA DE COORDENAÇÃO MOTORA,SEM SABER UMA LETRA DO ALFABETO,E MUITAS VEZES NEM SABE PEGAR NO LÁPIS....O PACTO ATÉ ENTÃO NÃO TEM SUPRIDO MINHAS NECESSIDADES...O MATERIAL ATÉ ENTÃO NÃO CHEGOU,E ESTAMOS SÓ NO BLA-BLA,BLA TEÓRICO...TRISTE...GOSTARIA DE CONHECER UM PROGRAMA COMO ESTE GEEMPA,É UM PROGRAMA GI? COMO FUNCIONA?

    ResponderExcluir