Crianças com TDAH - Saiba Mais

Hoje trataremos de um assunto muito delicadinho que costuma ser considerado o "pesadelo" dos pais e professores.
 Crianças com TDAH.
 Crianças com TDAH - Saiba Mais
De acordo com dados colhidos no site Revista Escola "de 3 a 6% das crianças em idade escolar sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade" e este tem sido um dos grandes desafios para os educadores do presente século, contudo não se deve rotular um aluno sem antes obter um diagnóstico médico sobre o seu "problema". 
Em muitos casos o aluno não sofre de TDAH, é apenas um aluno mais agitado ou o ambiente da sala de aula não favorece o trabalho do professor.
Ainda no site Revista escola Ma­u­ro Muszkat (especialista em Neuropsicologia Infantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)) coloca que:

 "Geralmente, a inquietação costuma estar mais relacionada com a dinâmica da escola do que com o transtorno"
Um bom exemplo é o fato de crianças que são muito agitadas na escola permanecerem tranquilas em outros ambientes. Portanto cabe ao professor conversar com os pais sobre a agitação de seu filho, estar atento aos sintomas, fazer seu relatório de observações para perceber se de fato a criança tem TDAH ou se algum outro fator está influenciando seu comportamento.

Como bem coloca a Dra. Daniela Levy, no site Clube do bebê em artigo sobre Hiperatividade:

Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa. A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressão infantil. 
É preciso ler, ouvir especialistas, entender o assunto para não fazer , por si só diagnósticos grosseiros sobre a situação de determinado aluno.
Lembre-se que o diagnóstico deve ser sempre dos médicos especialistas na área e que bom será para o professor (confirmado o diagnóstico) caminhar junto à família para buscar formas de trabalhar melhor com o aluno.
Em vídeo no site  ATENÇÃO PROFESSOR você pode ver vídeo com palestra sobre o Quadro Clínico, Diagnóstico e diagnóstico diferencial do TDAH e outras palestras interessantes sobre o assunto.
É muito importante que os professores assistam e tentem compreender melhor o tema.

Voce verá :

Influências psicossociais, sintomas, diagnóstico etc...

Outra palestra extremamente importante em vídeo é também do site  Atenção Professor - Tratamento não medicamentoso e prognóstico do TDAH

São palestras que certamente irão auxiliar na sua prática pedagógica.

É importante salientar que o aluno com TDAH  precisa igualmente de limites, mas de um carinho especial em relação ao lugar que deve ocupar na sala de aula( afastado da janela e preferencialmente perto do professor) e quanto à dinâmica e duração das atividades.
No blog Alfabetizando  você encontra dicas interessantes para trabalhar com alunos TDAH 
Sempre importante conhecer os sintomas e ficar atento para comunicar aos pais e solicitar cooperação em algo de sua responsabilidade, ou seja zelar pelo bem estar de seu filho.
TDAH tem tratamento e é preciso que os pais professores estejam a par do assunto para auxiliar melhor a criança.


Para aprender a lidar melhor com seu aluno com TDAH veja o debate com os temas.

- A escola sabe lidar com alunos hiperativos? 

- Como ensinar alunos hiperativos? 



Edyleine Benczik: psicóloga e pesquisadora do TDAH em crianças, adolescentes e adultos.
Isabel Parolin: pedagoga e estudiosa dos temas ensino, aprendizagem e hiperatividade. Maria Cristina Bromberg: pedagoga e coordenadora do Grupo de Orientação sobre o TDAH (GOTAH).

Espero que o post seja de utilidade para os colegas.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Querida Gi Barbosa, sou apaixonada pelo seu blog,quero te agradecer pelo carinho e dedicação...Você é uma bênção divina.Suas atividades, artigos, lembrancinhas ajudam-me bastante.
    Obrigada por tudo! Que Deus te ilumine, te proteja e te dê sabedoria para compartilhar com suas colegas e amigas.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!

      Muitooo obrigada pelo carinho minha flor.
      Beijokinhas

      Excluir