segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Atividade Alinhavo com Figuras Inclusão

Hoje vamos falar um pouco sobre alinhavo com figuras.
Atividade normalmente utilizada com crianças portadoras de necessidades especiais, não deixa de ser um trabalho enriquecedor para os demais alunos.
Atividade Alinhavo com Figuras Inclusão
Tendo em vista que:

"é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza."
Vamos tentando levar os colegas à compreensão de que convêm que possamos desenvolver as mesmas atividades com a  turma e a criança que está em processo de inclusão tendo em vista não apenas o que consideramos que um ou outro seja capaz de fazer, mas o como cada um faz. Podem fazer diferente, mas ainda assim podem ter o direito de usufruir da mesma atividade e isto sim é inclusão.

Tente sempre propor diversas atividades com o mesmo tema e deixar que as crianças escolham aquilo com que mais identificam-se ou que lhes chama mais atenção. Dito isto deixamos alguns objetivos para auxiliar os colegas de profissão.


  • Estimular o lado criativo e a sensibilidade motora da criança;
  • Contornar a figura através das perfurações;
  • Desenvolver a coordenação viso-motora;
  • Favorecer o aprimoramento do movimento de preensão;
  • Trabalhar  noções de DENTRO/FORA -EM CIMA/EMBAIXO
    Estimular à capacidade de concentração


Para crianças que estão iniciando nas atividades e/ou autistas e portadoras de necessidades especiais recomenda-se o uso de figuras com corte reto.
O professor pode tematizar o trabalho utilizando figuras de móveis, roupas,formas geométricas, letras números,anmais etc...
Na atividade  optamos por fazer o contorno da mão da criança e estimulá-la a fazer o alinhavo montando um luva e fazendo um laço na ponta. A proposta foi encontrada AQUI

Como fazer?


Atividade Alinhavo com Figuras Inclusão1. Coloque a mão da criança sobre o papel cartão ou cartolina
e faça o contorno com auxílio do lápis.Em seguida recorte e com o furador de papel faça as perfurações por onde o fio vai passar




Atividade Alinhavo com Figuras Inclusão2. Entregue um pedaço de barbante para a criança e deixe que trabalhe livremente alinhavando da forma que considerar correta. A princípio ela pode unir os pontos de forma irregular, mas com o passar do tempo e repetição da atividade com outros temas acabará fazendo progressos. Se necessário faça um nó maior que a perfuração para que a criança tenha uma base para iniciar a atividade, ou no caso de usar lã, como fizemos, enrole a ponta com uma fita adesiva para não soltar os fios.
Com minha filha de 7 anos optei por deixar que fizesse livremente com uma lã. Ela finalizou a tarefa do alinhavo depois de 2 minutos e 37 segundos, mas não conseguiu fazer o laço mesmo depois de meia hora e acabou por desistir para tentar depois. Continuarei estimulando, pois preciso que ela aprenda a amarrar o cadarço do sapato e adquirir mais independência.
Espero que tenham gostado do post e possam deixar suas contribuições em forma de comentário.

3 comentários:

  1. muito legal esta atividade, obrigado por compartilhar estas riquezas com todos nós, somos privilegiados por te você sempre nos ajudando....

    ResponderExcluir
  2. adoro atividades de alinhavo,da para afzer nas forminhas de pizza ou presunto e queijo aquela que sao de um isopor fininho fica bem legal e baratinho

    ResponderExcluir
  3. amei, obrigada por compartilhar suas ideias, o Brasil precisa de professores assim.

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...