domingo, 24 de fevereiro de 2013

Caixa Sensorial Outono Montessori

A caixa sensorial é um recurso que possibilita à criança o desenvolvimento da criatividade, concentração, coordenação motora, além de chamar a atenção para diversas texturas, cores, cheiros,sabores, formas enfim, uma infinidade de sensações que a auxiliará no seu desenvolvimento.

De acordo com Montessori "
"o caminho do intelecto passa pelas mãos, a criança ama tocar os objetos para depois poder conhecê-los".
Se a criança for muito pequena e estiver na fase oral com tendência de levar tudo à boca, convêm não usar objetos pequenos ou grãos. Pode optar pelas caixas com macarronada, gelatina, pudim, ou com água, esponjas em formato de animais marinhos e bichinhos de borracha.
Caixa Sensorial Outono Montessori
Esta é a minha primeira caixa sensorial inspirada no blog Journal de Béatrice.
Pensei a princípio em usar ovos coloridos, ninhos e algo que lembrasse Páscoa,mas encontrei uma ideia para explorar a Estação Outono e fui junto com ela.
Utilizei grãos de milho, feijão, miniaturas de troncos de madeira, folha seca, alpiste, miniaturas de bichinhos, uma boneca e as duas tartarugas que minha filha me implorou chorando pra colocar sob alegação de que essas eram tartarugas selvagens. Atendi o pedido dela já que a intenção é justamente auxiliá-la no desenvolvimento deixando com que brinque livremente.
Materiais para utilizar:

Para decoração você pode utilizar: botões, conchas, pedrinhas coloridas, miçangas, borrachas, miniaturas, folhas secas, flores etc...
Para base você pode utilizar:  Areia, macarrão, arroz, feijão preto, água, cereais, pedaços de papel etc...



Para você que precisa saber mais sobre caixa ou mesa sensorial clique AQUI e visite o jornal da Béatrice para obter mais informações .
Outro espaço onde você pode conhecer outros modelos de caixas sensoriais é no Sturctured play clicando AQUI.

5 comentários:

  1. Essa caixa, é uma excelente iniciativa. ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  2. linda caixinha demais mais essa idéia,adorei ela ser da estaçao podemos ao trabalhar as estaçoes fazer uma de cada para ficar visivel a diferença

    ResponderExcluir
  3. Tudo de bom! Ótimo para os psicopedagogos!

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...