Caixa Sensorial Outono Montessori

A caixa sensorial é um recurso que possibilita à criança o desenvolvimento da criatividade, concentração, coordenação motora, além de chamar a atenção para diversas texturas, cores, cheiros,sabores, formas enfim, uma infinidade de sensações que a auxiliará no seu desenvolvimento.

De acordo com Montessori "
"o caminho do intelecto passa pelas mãos, a criança ama tocar os objetos para depois poder conhecê-los".
Se a criança for muito pequena e estiver na fase oral com tendência de levar tudo à boca, convêm não usar objetos pequenos ou grãos. Pode optar pelas caixas com macarronada, gelatina, pudim, ou com água, esponjas em formato de animais marinhos e bichinhos de borracha.
Caixa Sensorial Outono Montessori
Esta é a minha primeira caixa sensorial inspirada no blog Journal de Béatrice.
Pensei a princípio em usar ovos coloridos, ninhos e algo que lembrasse Páscoa,mas encontrei uma ideia para explorar a Estação Outono e fui junto com ela.
Utilizei grãos de milho, feijão, miniaturas de troncos de madeira, folha seca, alpiste, miniaturas de bichinhos, uma boneca e as duas tartarugas que minha filha me implorou chorando pra colocar sob alegação de que essas eram tartarugas selvagens. Atendi o pedido dela já que a intenção é justamente auxiliá-la no desenvolvimento deixando com que brinque livremente.
Materiais para utilizar:

Para decoração você pode utilizar: botões, conchas, pedrinhas coloridas, miçangas, borrachas, miniaturas, folhas secas, flores etc...
Para base você pode utilizar:  Areia, macarrão, arroz, feijão preto, água, cereais, pedaços de papel etc...



Para você que precisa saber mais sobre caixa ou mesa sensorial clique AQUI e visite o jornal da Béatrice para obter mais informações .
Outro espaço onde você pode conhecer outros modelos de caixas sensoriais é no Sturctured play clicando AQUI.

Postar um comentário

5 Comentários