domingo, 3 de março de 2013

Dislalia - Definição,atividades e intervenções

O nome parece estranho, mas , a grosso modo você saberá definir Dislalia se lembrar a forma como um dos mais famosos personagens de Turma da Mônica fala.
Dislalia - Definição,atividades e intervenções
Mas, vamos falar de forma mais técnica.

O Fonoaudiólogo e Professor de Oratória Simon Wajntraub define Disalia como:

Um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas.

Veja dicas do Fonoaudiólogo para tratar a Dislalia AQUI 

No site Appai Educar  você pode ler sobre Dislalia. Segue um trecho da materia que você lê completa clicando AQUI


Dislalia é a má formação da articulação de fonemas, dos sons da fala. Não é um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional, referente à forma como estes sons são emitidos”, explica a fonoaudióloga Rosane Paiva. Segundo ela, este som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real ; omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra; transposições na ordem de apresentação dos fonemas (dizer mánica em vez de máquina, por exemplo); e, por fim, acréscimos de sons. Estas alterações mais comuns caracterizam uma dislalia.
Rosane explica que a dislalia pode ser fonética, quando o problema se apresenta somente na alteração constante de fonemas mas a criança conhece o significado da palavra, ou fonológica, quando a criança simplesmente não ordena de modo estável os sons de sua fala. Para evitar tais problemas,a Fonoaudiologia deve ser também preventiva:"
 
Como não sou Psicopedagoga ou Fonoaudióloga e também não tenho prática de sala de aula com alunos com Dislalia deixo os links de minha pesquisa que me ajudaram a conhecer um pouco mais sobre este distúrbio.

  • No Espaço Educar de Liza vocês podem ler um texto que fala sobre os diferentes tipos de Dislalia
  • No blog da Psciopedagoga clinica e institucional Silvana Lima encontrei algumas atividades dereabilitação que você pode ver clicando AQUI
  • E no blog Psicopedagogia em ação você pode ver ideias de como utilizar fichas ilustradas.
Leiam com carinho.

2 comentários:

  1. adorei a matéria e fazer uma relaçao com um personagem tao famoso e conhecido ficou demais,talvez usando ele os papais entendam melhor o que se trata

    ResponderExcluir
  2. ESTUDEI ESTE ASSUNTO RECENTEMENTE NA PSICOPEDAGOGIA...MUITO IMPORTANTE CONHECERMOS PARA TRABALHARMOS AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DE FORMA QUE NÃO PREJUDIQUE SEU RENDIMENTO!MUITO BOM!

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...