Experiência Pedagógica Projeto Identidade EU SEI QUEM SOU!

Este é o relato da experiência pedagógica da professora Lucivane Costa - Profª EI/Areal_Mata de São João/BA.

Modelo de Portfólio Projeto Identidade EU SEI QUEM SOU...
A ideia do projeto identidade foi possibilitar a construção da identidade das crianças a partir das suas relações sócio-afetivas de forma autêntica procurando estabelecer vínculos afetivos com as pessoas com as quais elas se relacionavam.
Sabemos que as crianças têm um jeito todo especial de ler o mundo e cabe a nós professores da EI facilitar essa leitura... A proposta das atividades fez com que as crianças se sentissem parte de um meio social rico de amor e respeito por elas. Propor as atividades foi muito gostoso porque teve até mães me agradecendo na rua por ter estimulado de certa forma a participação dos pais no momento das pesquisas e através de toda socialização e interação do grupo foi possível promover a elevação da auto-estima das crianças.

Segunda 

Em sala conversei com as crianças sobre a semana e como esta seria trabalhada, expliquei quais seriam as atividades e a 1ª que fizemos em sala foi a de recorte e colagem (letras para formar nomes de jornais e revistas), esta foi um show...
Depois lancei um aviso informando que aquela semana seria diferente, bem bacana, solicitando fotos das crianças quando bebês e com suas famílias e já enviei pra casa atividade de pesquisa (Quando eu era bebê) do livro Sociedade volume 4 da coleção Bem me Quer junto com (Minhas Características) também do livro. Neste caso, foi solicitado para as mamães que ajudassem seus filhos, que os envolvessem conversando com eles sobre todas as questões, nada podia ficar sem respostas.

Terça  

Em roda socializamos as atividades de casa (pesquisa), este primeiro momento foi muito gostoso, o interesse deles em compartilhar suas travessuras de bebê...  Também logo na terça chegaram algumas fotos, que também foram socializadas e escolhidas para o livrão. A socialização durou um tempinho já que naquele dia ninguém faltou e eram 18. Depois li a mensagem de Mirta Goldberg Quem Sou Eu? Eles ficaram emocionados. Lancei para casa a atividade (O Momento Tão Esperado) também do livro Sociedade da mesma coleção. Sempre instigando as crianças a perguntarem sobre si as suas mamães. Em outro momento já previamente preparado distribui para eles papel com borda e pedi para que desenhassem suas famílias. Sempre reservando as atividades já prontas para montagem do livrão.

Quarta

Foi socializada atividade de depoimento das mamães. Muita emoção e também muita farra, pena não ter registrado com fotos!  No segundo momento atividade de classe trabalhando quantidade e idade esta, foi uma adaptação de um livro de minha filha quando foi pra escola aos 2 anos.  Conversei com eles sobre a certidão e sua importância (a questão do direito de toda criança) e lancei para casa. Foi solicitado para mamãe que preenchesse em letra bastão e mostrasse a original para seus filhos.

Quinta

Sempre iniciando com socialização da atividade de casa. Depois, pedi para que desenhassem a escola deles (também em papel com borda). Em seguida mostrei meu RG e conversei a respeito do mesmo. Foi trabalhado letras e nºs representadas no mesmo. Mas, deixei para que a mamãe preenchesse em casa também. Afinal, com 18 fica difícil. Estes, também previamente preparados com as fotos 3x4 escaneadas das fichas de matrículas e impressos. Quem não tinha, eu tirei antecipadamente para preparar em Word. Também, neste dia fizemos pose para a foto de toda a turma.

Sexta

Socializamos os RGs e colocamos as digitais de cada um neles. Nossa! Pense na farra? Para este dia, eu tinha planejado montar o livrão com eles, mas foi uma semana totalmente atípica e não tive tempo de separar e organizar as atividades para a confecção do livrão, naquela sexta recebemos a visita de uma escola parceira,.

Tudo foi planejado pensando na auto-estima de cada criança contemplada no livrão. Não há nada melhor para uma criança do que se sentir amada, desejada e acima de tudo respeitada...

Atividades Propostas para este Projeto AQUI


Lucivane Costa

Postar um comentário

3 Comentários

  1. obrigada por postar as atividades envolvidas

    ResponderExcluir
  2. O projeto é bem interessante! trabalhar a identidade, é fazer uma viagem para dentro de si.

    ResponderExcluir
  3. Uma das atividades que eu mais gostei e me encantei foi esta do "Eu Sei Quem Sou" !!! A criança começa a conhecer as suas características e também envolve a família neste trabalho!! Adorei!!

    ResponderExcluir