Atividade Sensorial Letras do Alfabeto

Excelente atividade para trabalhar com crianças especiais e estimulação de crianças entre 3 e 5 anos. Eu utilizei bandejas descartáveis e erva mate.
Alguns colegas diriam que é muito difícil conseguir  erva mate em algumas regiões do Brasil, que é caro e que é complicado de igual modo conseguir bandejinhas para todos os alunos, mas é preciso salientar que no momento em que aparece um obstáculo é que a autonomia do professor deve ser mais e mais exercitada.
Você pode utilizar para esta atividade sal, açúcar, areia, etc...
Pode mesmo levar as crianças até o parquinho do colégio e fazer desenhos na areia.
E preciso  não colocar impossibilidades no momento de colocar determinada atividade em seu planejamento, lembre-se que isso vai enriquecer seu trabalho e facilitar o aprendizado das crianças.
Atividade Sensorial Letras do Alfabeto

Abaixo destaco parte de um texto da Revista Nova Escola sobre Montessori muito interessante sobre a importância de trabalhar com O CONCRETO.

Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. "A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los", disse certa vez. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora - hoje utilizados largamente na Educação Infantil - objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).

O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Concordo com vc Gi,sempre podemos adaptar.O importante é propiciar ao aluno algo que o estimule.

    ResponderExcluir
  2. ola gi sou grande fã da Maria Montessori gosto muito dos método montessoriano e concordo contigo quando os obstaculos chegam nós professores temos que usar a criatividade e adpatar

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga no seu blog, tem de tudo!

    ResponderExcluir
  4. Como vivemos em um país aonde a Educação não é valorizada, vivemos adaptando, dando um jeitinho, comprando os materiais que necessitamos para poder trabalhar. Sonho com o dia que terei que fazer só uma simples adaptação como esta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Uma maneira super legal das crianças escreverem as letras! O trabalho manual junto com o aprendizado das letras é uma dupla que sempre dará certo!

    ResponderExcluir