Atividade meio ambiente Horta Suspensa e Canterinho de Garrafa Pet


Quem, como eu está adorando as maravilhas da salinha da Professora Lucivane na Escola Municipal Tolentino de Almeida ?Esta é mais uma maravilha que quero fazer com minha filha aqui em casa.
UMA HORTA SUSPENSA
A foto abaixo mostra a horta montada para a apresentação da Feira de Ciências .

Feira de Ciências Horta Suspensa  e Canterinho de Garrafa Pet

Vamos ver o relato de experiência da professor Lucivane?

Leiam tudinho... Tenho certeza que vai contribuir muito para a construção de sua horta.
  • Eles pintaram primeiro as garrafas com base pra pet, esperaram secar e depois pintaram com cola colorida, na ocasião não tínhamos tinta acrílica, mas o efeito ficou massa!!
  • Perceberam que com a cola colorida é preciso ser mais rápido, pois ela logo endurece e gruda mais...
  • Como as garrafas iriam ficar em área externa pra cultivo, a tinta guache não serviria mesmo que usando a base antes, ambas são à base de água!
  • O trabalho de pintura em garrafa pet fica melhor nas transparentes, as verdes mesmo usando a base elas não ficam com um acabamento bom se vc deixar que as crianças pintem sozinhas sem intervenção... Tende a ficar um espaço outro falhado!
  • As bases de sustentação foi um paizinho que consegui e latas (na ocasião não encontrou latas maiores, então utilizou latas de leite) e preparou concreto para fixar as madeiras...
Feira de Ciências Horta Suspensa  e Canterinho de Garrafa Pet

Não posso esquecer de pontuar que a participação de algumas famílias também foram ativas. Foi um vovô que trouxe do mato os paus (ele me disse o nome da madeira) mas eu não lembro agora, uma mãezinha que fez a salada porque teria que ser no momento de exposição para não murchar, uma outra mãezinha me ajudou a decorar as latas que foram usadas como base de sustentação... Pra mim, que nunca havia participado de uma feira de ciências nem mesmo na perspectiva de aluna, em se tratando de minha 1ª Feira o resultado foi mesmo muito surpreendente! Estou feliz até agora..

Abaixo o canteirinho de garrafas pet, cada um com o nome do aluno
Feira de Ciências Horta Suspensa  e Canterinho de Garrafa Pet

O que foi realizado pela professora durante este período?
  • Levei pra sala vários tipos de horta suspensa, 
  • Fizemos pesquisas do tipo: tempo de colheita, curiosidades de cada hortaliça... 
  • Imprimi vc sabia? 
  • Organizei umas fotos com o pap, imprimi e também
  • Expusemos suspensa!
O que as crianças aprenderam?

Eles perceberam que é possível sim, cultivar hortaliças em espaços pequenos para que tenhamos uma alimentação saudável com custo baixo. Que as possibilidades de Horta Suspensa são as mais variáveis... Levei um monte de imagens pra eles escolherem quais usaríamos no impresso Você Sabia. E ainda estudaram frases de efeito do tipo as plantinhas precisam de cuidados especiais para crescerem fortes e saudáveis, com as hortaliças não é diferente... E apresentaram sem papel, tudo gravadinho nas memórias, viram frente aos registros que cada hortaliça tem seu tempo de germinação, usamos sementes de coentro, cebolinha, salsa e alface e cada um escolheu o que plantar em seu vasinho, o processo todo foi muito lindo, tenho muitos registros, difícil foi separá-los para a exposição, percebeu que o pap estão nas fotos penduradas, cada etapa: preparação das garrafas, plantio, materiais utilizados no processo, a manutenção diária...

Relato de experiência final

Confesso que fiquei no inicio arrependida de ter escolhido a horta para apresentar na feira, mas quando demos inicio aos trabalhos de preparar as garrafas, plantar, registrar... E no fim expor com direito a degustação não teve preço, fiquei muito emocionada com o resultado, eles deram um show de construção de conhecimentos!!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. muito bacana , vou mostra minha mãe , ela tem vontade de montar uma hortinha em casa e com certeza essa vai agradar a ela até pq fica linda

    ResponderExcluir
  2. Muito legal plantar uma horta em garrafas pet!! Além de usarmos as garrafas e de não irem para o lixo, teremos hortaliças fresquinhas a hora que quizer.

    ResponderExcluir