terça-feira, 24 de dezembro de 2013

5 Dicas para os Pais nas Férias.

5 Dicas para os Pais nas Férias.
Eu acredito muito na frase: "As crianças são como esponjas". Elas realmente são. Elas tocam em tudo ao seu redor, e absorvem muito, mesmo que você não queira isso! Começamos a educação da Naty, logo que ela nasceu (minha caçula). Com 30 dias de nascida, brincava de “Serra, serra serrador” (com muito cuidado). Com sete meses ela começou a falar, e desde então tem uma saúde de ferro.
Hoje, nas poucas horas que permitimos ela usar o computador, demonstra grande habilidade nas ações intuitivas da nova rede mundial de computadores.
Como hoje praticamente tudo é intuitivo na rede, as crianças conseguem ver antes dos adultos sempre.
Existem muitas formas de praticar a educação infantil mesmo durante as férias.
E acredito que este é o melhor período da educação doméstica, uma vez que os pais vão passar mais tempo com os filhos. 
Podendo ensinar-lhes valores que a escola jamais conseguirá, sendo que alguns destes valores são atribuições únicas e exclusivas dos pais e jamais da escola ou de qualquer outra pessoa. Direito inalienável garantido na Constituição Federal de 88.
Neste artigo pretendo propor 5 dicas para os pais aproveitarem melhor e com mais qualidade o tempo de férias com os filhos, transformando este período em parte importante na formação da índole, caráter e relacionamento interpessoal.

1. Leia para seus filhos.

Ler para seus filhos diariamente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer com eles. Leia livros que seus filhos gostem e querem ouvir mais de uma vez. A repetição ajudará eles reconhecer palavras e sons. Mas leia com emoção, como alguém que se importa. Não leia apenas por ler. As crianças sentem nossas emoções, e vão nos desprezar, se sentirem que as desprezamos ou que estamos fazendo algo sem prazer. 

2.Jogue com o seus filhos.

Jogos que incluem correspondência ou classificação são ótimos para as crianças. Dominós e cartões flash matemáticos é ótimo para ajudar a construir habilidades matemáticas. Mesmo jogando um jogo como o jogo de damas pode ajudar a construir habilidades cognitivas da criança. Ajuda a entender regras, parcerias entre outras coisas

3.Saia de Casa com seus filhos.

Leve seu filho em uma caminhada na natureza. Pode ser muito educativo ao longo do caminho, discutindo plantas e árvores, ou cuidar do meio ambiente pode ser o tecido da conversa. Você também pode identificar cores ao longo de sua caminhada, trazendo amostras de flores diferentes e desafiar seu filho a encontrar essas cores ao longo do caminho.
Visite um museu para crianças ou um parque. 

4.Ouça musicas, dance e brinque!

Há grandes canções educativas para as crianças a aprender sobre números, cores, ou mesmo a música para ajudar a desenvolver a coordenação motora. Lembre-se a casa também é uma escola. As crianças adoram dançar. Gasta energia, diminui a irritação, aumenta o prazer de viver.

5.Deixe-os usar a sua imaginação

Crie um espaço para seus filhos brincarem dentro de casa ou no quintal. Crianças podem passar horas, imaginando, brincando com pedrinhas, bonecos, tampinhas. Fantasiando as mais lindas histórias e ampliando sua capacidade criativa. As crianças que mais brincam são as que mais aprendem. Sempre serão as mais desenvolvidas. Não deixe seu filho o dia todo na frente da televisão, do computador ou do vídeo game. Incentive o a brincar e ser feliz como criança. Felicidades.

Artigos pedagógicos relacionados.

  1. 16 de Maio - Dia do Gari
  2. 30 Anos de Menino Maluquinho - Ziraldo
  3. 4 fases da linguagem na infância.







2 comentários:

  1. As férias das crianças são um momento em que ela está mais próxima com a família. E é muito importante a convivência sadia entre os parentes e a troca de carinho!

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...