Projeto Contação de História Educação Infantil - O Livro é meu amigo

Projeto Contação de História Educação Infantil - O Livro é meu amigo

Projeto Contação de História Educação Infantil - O Livro é meu amigo

A Contação de Histórias inspira a fantasia, a imaginação, o lúdico e pode ser um meio valioso no desenvolvimento das práticas educativas na Educação Infantil. realizar um projeto para desenvolver a Arte de Contar Histórias, pode ser muito eficiente na educação infantil como parte integrante da formação de novos leitores. no primeiro momento do projeto podem ser confeccionadas caixas com cenário de várias histórias, confecção de histórias gigantes, confecção do avental para o professor fazer a contação e na sequência pode ser usado um avental para cada criança levar para casa juntamente com um livro para leitura e contação para a família com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, sua criatividade, imaginação e socialização com a família.
Também pode ser associado ao projeto mala viajante, desde que o projeto seja feito em parceira com os pais, pois os mesmos devem ler os livros em casa para os filhos somando assim a prática com os professores, e seguindo a recomendação do MEC sobre a participação da família da educação dos filhos.
Este trabalho tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação; desenvolver a linguagem oral, escrita e visual; incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo, pois é ouvindo histórias que se podem sentir vários tipos de emoções e sensações como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, alegria e aos poucos aprender a lidar com elas. É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de se, viajar no mundo da imaginação..
Após a confecção, as histórias ficaram a disposição dos professores e alunos.
Este projeto será desenvolvido de acordo com o calendário escolar de cada escola, levando em conta sempre a organização do cronograma para não atropelar os procedimentos. Sendo sugerida aos professores a confecção de histórias diferenciadas que atendam as necessidades do planejamento e do trabalho pedagógico do primeiro ou segundo semestre, de acordo com a escolha.
Título do Projeto: Contação de Histórias: O livro é meu amigo!
2. Público-alvo: Professores da Escola Educação Infantil e educandos.
Justificativa:
A leitura de histórias é um instrumento para o desenvolvimento do ser humano, pois durante o processo de leitura ou mesmo audição de uma história a criança desenvolve a cognição. A leitura ou contação de história estimula a imaginação, contribui para aquisição da linguagem oral, para afetividade e para a formação crítica do indivíduo, quanto mais cedo à criança for apresentada a esse mundo, mas facilmente desenvolverá o gosto pela leitura e se tornará um novo leitor, com possibilidade de ampliar a sua visão de mundo cada vez mais. Desta forma cabe a família, mas sobre tudo ao educador, que tem como função primordial fornecer meios para o desenvolvimento da criança, introduzir a contação de histórias na sua prática pedagógica.  A contação de histórias é outra maneira de aproximar as crianças do mundo das palavras. Histórias contadas antes de dormir são momentos de troca e interação entre adultos e crianças, que proporcionam, também, a introdução destas no universo da fantasia e imaginação, auxiliando-as, através dos contos de fadas, por exemplo, na resolução de conflitos e superação de seus medos. (ULBRA, 2006 pg.74)
Objetivo Geral:
Conscientizar o corpo docente da necessidade da leitura para a formação dos alunos desde a educação infantil, bem como fornecer meios para que este corpo docente utilize recursos apropriados e que venham a facilitar a sua ação.
10. Objetivos Específicos:
Mobilizar os professores para atuarem como pensadores da ação pedagógica juntamente com a pedagoga; Promover a discussão sobre a importância de desenvolver o gosto pela leitura em seus alunos; Instrumentalizar os professores para a prática docente, através da construção de recursos didáticos; Orientar a ação do corpo docente no que se refere à contação de histórias; Auxiliar os professores na formação de novos leitores; 
Conhecimentos (Conteúdos) a serem abordados o Projeto:
Leitura e interpretação de histórias;
Sequência lógica;
Associação de ideias;
Percepção visual e auditiva;
Linguagem oral;
Afetividade.

Cronograma de Ação: Metodologia e Recursos 
Introdução do projeto: Reunião com aos Pedagogos.
Apresentar o projeto e o vídeo Contar Histórias na Educação Infantil (http://www.youtube.com/watch?v=c_tQyW-YHO0), como incentivo para aplicação do projeto;
Visitar uma biblioteca para agendar posterior ida dos Professores com seus alunos;
Escolha dos livros para montagem da “Mala de Contar Histórias”, uma mala que funciona como flanelógrafo, onde são guardadas as histórias a serem contadas pelos professores e ilustradas no flanelógrafo;
Confecção das personagens das histórias em papel 180 gr. com velcro colado atrás;
Confecção da “Mala de contar Histórias” que ficará na escola a disposição dos professores que poderão incluir novas histórias com o passar do tempo;
Contação de uma História para o corpo docente e entrega da “Mala de Contar Histórias” para equipe diretiva incorporar como recurso a ser utilizado pelos professores.
Material.
Para execução do Projeto serão utilizados os seguintes recursos: Projetor multimídia, Notebook, impressora, folhas 180gr. A4, velcro, caixa de papelão, feltro preto, tesoura, cola colorida e cola quente.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á no decorrer do projeto, através da observação do engajamento dos professores no mesmo e também posteriormente, pela avaliação da utilização deste recurso com os alunos.
Aproveite para ver outros projetos.
·                     Projeto Animais de Jardim (25)
·                     Projeto Bossa Nova (4)
·                     Projeto Circo (19)
·                     Projeto Contos de Fada (52)
·                     Projeto Dia dos Avós (3)
·                     Projeto Dia dos Pais (31)
·                     Projeto Educar e Brincar (9)
·                     Projeto Folclore (1)
·                     Projeto Fábulas (2)
·                     Projeto Higiene (7)
·                     Projeto Identidade (66)
·                     Projeto Leitura e Escrita (2)
·                     Projeto Mary França (23)
·                     Projeto Meio Ambiente (10)
·                     Projeto Meu Brasil Brasileirinho (8)
·                     Projeto Música na Escola (31)
·                     Projeto No Fundo do Mar (10)
·                     Projeto O Fantástico Mundo do Sítio do Pica Pau Amarelo (5)
·                     Projeto O Mundo Encantado do Circo (9)
·                     Projeto Pote Surpresa (1)
·                     Projeto Primavera (23)
·                     Projeto Páscoa (39)
·                     Projeto Páscoa Cristã (24)
·                     Projeto Vinícius de Moraes (37)
·                     Projetos Cantigas de Roda (1)
·                     Projetos Contos de Fada (2)
·                     Projetos Histórias Infantis (1)
·                     Projetos Meio Ambiente (1)



Postar um comentário

1 Comentários

  1. É super importante estimular as crianças o hábito da leitura. E nada melhor do que começar assim! O professor ou os pais ler todos os dias uma história para as crianças!

    ResponderExcluir