Dia das crianças -Projeto Criança Generosa

Este é um projeto muito interessante  Dia das crianças -Projeto Criança Generosa -enviado ao espaço do Educador pela Professora Fernanda Melo Gerez.

Ele foi idealizado para a semana da criança, contudo nos mostra uma dinâmica tão interessante que convêm utilizá-lo em qualquer época do ano para abordar valores e auxiliar no desenvolvimento moral da criança no seu sentido pleno.

O professor pode também abordar questões ambientais através do clássico A Árvore Generosa que foi tomado como um dos recursos essenciais para o trabalho com a temática do mês (GENEROSIDADE) na escola da professora.

Projeto Criança Generosa 

Justificativa:

Toda criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É preciso que elas saibam disso e também valorizam aos outros!

Objetivo Geral

Valorizar a criança como um ser integral, como alguém muito especial para o presente e o futuro da nação.

Objetivo Específico


- Estimular a participação de todas as crianças na comemoração do “Dia da Criança”;
- Garantir às crianças o direito ao lazer e atividades saudáveis através da dança, música e expressão corporal, artística, visual e emocional;
- Incentivar o combate à discriminação e a prática as virtudes em especial a generosidade;
- Orientar para a adoção de bons hábitos e os conceitos de receber presentes;
- Interpretação do livro: A árvore generosa

Desenvolvimento


- Sala fixa com a professora – disponibilizar o espaço das carteiras de acordo com o critério de cada professora.
- Atividades diferenciadas do dia a dia: artes, lúdicas, dinâmicas, brincadeiras, dança, música, roda, etc.
- Produção de lembrancinha cada aluno vai trazer seu pregador e construir em sala um prendedor de saquinhos.

- Amigo presente criativo (podem está fazendo o sorteio antes e orientar para produzir um presente criativo para este amigo, construção própria, um cartão, um porta retrato entre outros a professora pode dar orientações. (pode ser uma tarefa de para casa).

Usar o texto em anexo – presente emocionante.

- Explorar atividades voltada para o tema Criança Generosa.

- Hora do brinquedo – trazer de casa um brinquedo.

- Lanche livre – os alunos vão trazer - tomar em sala.

- Horário das 13:30 às 17:00

- Contação de História: A árvore generosa - Fernanda

Segue algumas sugestões para explorar em sala sobre o tema.

Projeto Criança Generosa  Semana da Criança''A árvore generosa'' é um livro infantil que conta a história de uma árvore que dá suas maçãs a um garoto, deixa-o balançar-se em seus galhos e subir em seu tronco. Ela fica muito feliz quando o garoto lhe dá atenção, e triste quando ele a ignora. Algumas atividades e projetos ajudarão as crianças a internalizar a mensagem de generosidade e amor incondicional desse livro, ligando com o tema do mês GENEROSIDADE.”





Sugestão de atividades

Apresentação do livro

Discussão

"A árvore generosa" fornece subsídios significativos para uma conversa em grupo centrada em alguns dos sentimentos que crianças experimentam no dia a dia. Depois de ler a história em voz alta, elas podem discutir três temas principais, com o professor como mediador da discussão. Primeiro, elas podem discutir se já se sentiram solitárias como a árvore da história. Em segundo lugar, elas podem discutir se acreditam que o garoto da história estava se comportando de forma egoísta. Em terceiro lugar, cada uma pode revelar ao grupo como se sente quando pratica a generosidade.

Árvores da generosidade

Desenhar e cortar uma árvore em um papel marrom dá às crianças um auxílio visual para entender a generosidade. Depois de ler ''A árvore generosa'' para elas, o professor pode mostrar um grande livro com adesivos de maçã e dizer-lhes que a classe praticará o reconhecimento de boas ações em conjunto. Qualquer aluno que vir um coleguinha sendo generoso ou amoroso, deve informar o professor sobre isso. O aluno generoso tem direito a um adesivo de maçã na grande árvore. A ideia é que, ao longo de várias semanas, o número de maçãs na árvore cresça significativamente. Essa experiência ajuda as crianças a entenderem que seus atos de generosidade para com os outros se somam a cada dia.

Reflexão

Vivemos em um mundo invadido pelo mercantilismo. Compramos e vendemos; damos para que nos deem; pagamos e cobramos; pedimos justiça pondo preço no que nunca deveria ter. Vendemos nosso trabalho, alugamos nossas atitudes, permutamos nossos esforços, arrendamos nosso tempo. Não damos nada gratuitamente e, sobretudo, não nos damos em troca de nada. Chegou inclusive o tempo em que os presentes se convertem em obrigação: devemos dar um presente, exigem-nos isso. Perdemos o sentido do gratuito? Sem ele, não podemos ser GENEROSOS.
“Ser generoso é dar o tempo...”


Texto: Um presente emocionante (Gláucia Parreira Cardoso)



Todos os anos Dona Carlota reúne a família para comemorar o aniversário de seus netos, normalmente a sala onde a turma se reúne , fica toda enfeitada de balões e um canto da sala fica reservado para colocar os presentes.

O presente de Marília era o que mais chamava a atenção por ser uma caixa gigantesca com um laço bem colorido.

Naquele dia o aniversário era do Rui, ficou definido por Dona Carlota que cada convidado antes de dar-lhe o presente, justificaria o porquê escolheu aquele presente para dar,

Carla explicou por que escolheu uma bermudade surfista, Marília falou por alguns minutos, pegou aquela caixa gigantesca, tirou de dentro um tênis super moderno, daqueles que tem luizinhas; até parecia uma nave espacial. Fábio explicou o porquê havia escolhido um CD para dar-lhe de presente.

A sala ficou silenciosa por alguns instantes. Quando dde repente todos gritaram...

─ Rogério! A galera gritou é sua vez.

Assustado e sem graça Rogério começou a explicar o que tinha acontecido durante a semana.

─ Bem... Vocês sabem que imprevistos acontecem, e não deu tempo de comprar... Então, trouxe um presente criativo, porém nada moderno.

A curiosidade era imensa...

Rogério tirou o embrulho da mochila e entregou para Rui.

Enquanto Rui abria o presente, o silêncio e a curiosidade eram absolutos.

Rui ficou surpreso pelo presente, pois Rogério colocou uma fotografia deles com apenas três anos de idade, em uma bela moldura.

Foi o presente que fez o maior sucesso, todos queriam ver e relembrar aquele tempo.

De todos os presentes recebidos o que Rui mais se emocionou foi o que recebeu de Rogério. Afinal estavam todos relembrando de sua infância.   
               

As atividades propostas podem ser trabalhadas durante o mês,
 não somente no dia 11/10.

 
 






Tenho apostilas de brincadeiras e dinâmicas caso tenham interesse solicitar por   e-mail: [email protected]

A generosidade preenche nosso vazio existencial, o qual tentamos enganar comprando, comendo, consumindo, além do necessário.”Angela G. A. Beirão

Que você professora, tenha um excelente trabalho!

Fernanda

Veja outra contribuição da professora Fernanda:

Modelo de Ocorrência para Agenda

Postar um comentário

0 Comentários