Dia Nacional do Pedagogo Lei Federal 13.083 de 08/01/2015

Dia Nacional do Pedagogo Lei Federal 13.083 de 08/022015

20 de maio é o Dia Nacional e Internacional do Pedagogo.

A Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Federal nº 13.083, de 08 de janeiro de 2015 que oficializa, enfim, o DIA NACIONAL DO PEDAGOGO, que unificadamente será comemorado no País no dia 20 de maio de cada ano (vide anexo).

Trata-se de uma pequena conquista, mas que de certa forma nos reconhece como profissão, como categoria profissional específica diante da educação e da sociedade, um avanço.

Porque comemoramos o DIA DO PEDAGOGO em 20 de maio de cada ano, sendo esta a data mais aceita e agora reconhecida em Lei Federal?

Pesquisamos e ainda não encontramos resposta com certeza, para a questão e a dividimos com os/as colegas, estamos abertos ao debate sobre esta questão.

Uma hipótese é que a escolha como o DIA INTERNACIONAL DO PEDAGOGO e adotado no Brasil agora nacionalmente também, tenha recaído como homenagem a data do nascimento de São Marcelino Champagnat (Marcellin Joseph Benoît Champagnat), em 20 de maio de 1789 na aldeia de Marlhes, França, em plena revolução francesa. Ele foi o fundador do “Irmãos Maristas das Escolas” (Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria), em latim "Fratres Maristæ Scholarum" (F.M.S.) em 1817, que se tornou importante instituição educacional internacional. A Rede Marista de Educação e Solidariedade surgiu na França, em Lã Valla, onde era Pároco, durante uma época de séria crise no sistema educacional, voltada para levar o ensino fundamental às crianças e jovens do interior.


A rede se expandiu por toda a França e outros países, chegando no Brasil em 15 de outubro de 1897 na cidade de Congonhas do Campo, MG, (data em que se comemorava os 70 anos da criação em todas e cada uma das cidades do País, por determinação do Imperador Dom Pedro I, das primeiras escolas primárias ou “Escolas de Primeiras Letras” no Brasil, em 1.827, e que depois se tornou o Dia do Professor). Hoje o Instituto Irmãos Marista expandiu para todo o País.

Veja a lei na integra:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Institui o Dia Nacional do Pedagogo.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 8 de janeiro de 2015; 194o da Independência e 127o da República.
DILMA ROUSSEFF
Cid Gomes

Veja outros artigos educativos.
  1. A importância do brincar na Educação Infantil
  2. A Importância do Diário de Bordo ou Portfólio A professora de Teddy
  3. A inclusão de alunos com síndrome de Down: desafios

Postar um comentário

0 Comentários