Projeto de Ensino Matemática na Educação Infantil com Sequência Didática do livro A Centopeia e Seus Sapatinhos

O presente projeto de ensino irá propor a aplicação de atividades matemáticas lúdicas em turmas de educação infantil que levem em consideração os conhecimentos prévios das crianças e seu contexto social a fim de promover o aprendizado significativo
A idéia é importante e está relacionada às temáticas abordadas no curso de Pedagogia na disciplina de Matemática.



Justificativa

O ensino da matemática na Educação Infantil, em boa parte das instituições de ensino do país parte de atividades de repetição memorização e associação. Em muitos casos o aspecto lúdico é deixado de lado e não se leva em consideração o contexto social em que a criança esta inserida desvalorizando também seus conhecimentos prévios.
Os jogos e brincadeiras, em muitos casos são utilizados sem nenhuma intencionalidade numa tendência apriorista onde se imagina que a criança pelo simples fato de manipular objetos aprende por si só os conteúdos matemáticos ou que apenas na interação social por meio das brincadeiras o conceito de número será formado na criança e seu desenvolvimento lógico será desenvolvido. A presente pesquisa visa criar estratégias úteis procurando envolver a criança em uma temática infantil através da utilização do livro A centopeia e seus sapatos promovendo a partir dele atividades matemáticas que auxiliarão na aquisição de conhecimentos matemáticos que serão relacionados à sua vida diária tornando assim a aprendizagem da matemática algo potencialmente significativo.

Problematização

Como é possível promover a aprendizagem de conceitos matemáticos em turmas de educação infantil de forma lúdica?De que forma as atividades podem ser prazerosas e significativas? Como é possível envolver os alunos em um universo próprio de fantasia considerando seus conhecimentos prévios e valorizando o contexto social em que está inserido?

Objetivos:
  • Perceber que a matemática está presente, nas mais diversas situações; 
  • Proporcionar aos alunos oportunidades de comunicação matematicamente; 
  • Despertar no aluno a confiança em suas próprias estratégias e em sua capacidade de lidar com situações matemáticas novas, usando os conhecimentos prévios. 
Conteúdos


Grandezas e medidas: valor dos objetos caro/barato;
Seriação, comparação e classificação;
Resolução de Problemas.

Processo de desenvolvimento

A abertura deste projeto se dará com a contação da historia A Centopeia e Seus Sapatinhos por grupo de teatro local.

Aula 1

Tema: A centopeia e seus sapatinhos

Após apresentação da história, abrir-se-á roda de conversa fazendo indagações do tipo: Quantos personagens você percebeu que fazem parte da história? O que a Centopéia foi fazer na loja com sua filha? A Centopeia precisava de muitos ou de poucos sapatos? Quem vocês acham que precisa de menos sapatos? A centopeia ou a joaninha?
Em seguida será proposta a seguinte atividade de seriação e comparação.
Será solicitado que todas as crianças tirem os sapatos e espalhe-os até que a sala fique do modo que ficou a loja da Joaninha após a visita de Dona Centopeia e sua filha. Em seguida será pedido que organizem os sapatos em filas por tamanho do menor para o maior.As crianças serão orientadas a encontrar seus sapatos na fileira e colocá-los a frente dele o crachá com o seu nome.
Este momento será utilizado para trabalhar as diferenças que aparecem nas observações como: De quem é o sapato maior? E o menor?
Por fim serão entregues barbantes para que as crianças façam as medidas de seus sapatos.
Como registro cada criança fará o carimbo do pé sobre folha sulfite e colocará o barbante com o cumprimento dentro do envelope anexado.

Aula 2

Tema: A Confusão dos Sapatos

Será feita a proposta que cada criança retire os sapatos e misture bem aos sapatos dos colegas. Em seguida será determinado um tempo x para que em grupos elas formem pares de acordo com as cores, modelos e tamanhos.
Vence o grupo que formar o maior número de pares de acordo com o critério estabelecido pelo professor e dentro do tempo determinado.
Depois de formados os pares é pedido uma nova misturada de sapatos e proposta a brincadeira confusão dos sapatos que consiste em:
Fazer 2 linhas paralelas a uma distância de 2 metros
Atrás de uma das linhas ficam os participantes e atrás da outra linha os sapatos de todos misturados
Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.
O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.

Aula 3
Tema A Feira dos Sapatos


Será organizada uma loja em sala de aula com diferentes caixas de sapatos de todas as cores possíveis.
Professor e monitores serão os caixas e estarão vestidos de joaninha.
Será entregue para cada criança determinada quantia em dinheiro de brinquedo
Em seguida as crianças brincarão livremente de comprar sapatos

No momento seguinte abrir-se-á roda de conversa para socialização e, onde cada criança falará o que foi possível comprar com a quantidade de dinheiro que tinha em mãos e fazer suas observações sobre a experiência e o que aprendeu com ela.
Neste mesmo momento aproveitar-se-á para estimular o pensamento lógico-matemático das crianças fazendo perguntas do tipo:
Quem comprou mais sapatos?
Quem comprou menos?
Quem comprou a mesma quantidade?
Por fim será solicitado o registro do número de sapato em forma de desenho na folha de ofício.

Aula 4

Tema: A Centopeia Situações Problema e medidas


Será proposta atividade de colagem – Montando uma centopeia
A turma será organizada em grupos de 4 (quatro) componentes.
Antes da entrega do material será proposta a seguinte situação problema
Se cada criança do grupo recebe dois círculos quantos círculos o grupo terá para montar sua centopeia?
Será solicitado que façam à estimativa e em seguida entregue o número de círculo para que cada aluno faça a contagem e a soma escrevendo em uma ficha de papel ofício o resultado final.
Em um segundo momento será solicitado que as crianças agrupem os círculos por cores e em seguida encontrem o maior
Posteriormente será feita a colagem em cartolina, dos círculos, até que se forme a centopeia que em seguida será finalizada pelos alunos através do desenho dos pés com os respectivos sapatinhos.
Finalizada a etapa da colagem as crianças deverão realizar a contagem dos sapatinhos da centopeia do grupo e informar o número aos colegas.
Em seguida será proposta atividade de medição da Centopeia que ocorrerá da seguinte forma:
Cada criança utilizará quadradinhos confeccionados de cartolina para medir a centopeia de seu grupo e informará aos colegas o número final de quadradinhos utilizados fazendo a comparação de medidas definindo assim a maior e menor centopeia da turma e respectivamente qual tem mais ou menos sapatos.

Aula 5

Tema: Centopeias e Sapatinhos


Cada criança receberá uma cartela com 5 centopeias e 5 pares de sapato
As crianças recortarão as centopeias e os sapatinhos montando seu material de manipulação
Posteriormente será solicitado que cada criança faça o pareamento entre Centopeias e sapatinhos de modo que cada centopeia ficará com um par
Em seguira será proposto que façam a contagem dos pares de sapato e das centopeias
Em seguida abrir-se-á roda de conversa onde as crianças falarão sobre suas descobertas.
Quantas centopeias existiam na sua cartela?
Quantos pares de sapatos?
Com quantos sapatos cada centopeia ficou?
Por fim serão colhidas as impressões das crianças sobre o projeto que culminará na apresentação da música A Centopéia vai à escola.
Tempo para a realização do projeto
O tempo determinado para a realização deste projeto é de 5 horas, correspondente cada hora à uma aula.

Tema da Aula
Duração
Os sapatos da centopeia
1 hora
Confusão de sapatos
1 hora
A Feira dos Sapatos
1 hora
A Centopeia – Situações problema
1 hora
Centopeias e sapatinhos
1 hora

Recursos humanos e materiais

Recursos materiais: Papel prima, contact, cola, caixas de sapato, papel, barbante, tinta guache, papel sulfite,livro de história, fantasias, cartolina, envelopes, tesouras, sapatos, data show, pendrive etc.

Recursos Humanos: Grupo de Contação de história, monitores

Avaliação
Os alunos serão avaliados em todo o processo, seja na interação com os pares, na criação de suas estratégias de resolução de problemas ou no registro final de suas atividades. Neste processo avaliativo será considerado o nível de aprendizagem de cada criança tendo em vista não o apontamento de seus erros, mas a valorização de suas descobertas.


Elaboração: Gi Barbosa Carvalho

Postar um comentário

0 Comentários