As Tranças de Bintou Síntese reflexiva e propostas de trabalho integrado

As Tranças de Bintou Síntese reflexiva

Uma proposta de trabalho integrado
Girlaine Carvalho 

O livro infantil As Tranças de Bintou é recheado de temáticas a serem exploradas. 

É um livro que trata de questões culturais, familiares, emocionais, infantis, ritualísticas, etc... 

Dentro de tantas propostas torna-se possível desenvolver um trabalho integrado entre as experiências científicas e as áreas do currículo, possibilitando assim o aumento do desempenho mental na criança, conforme nos é apresentado no texto científico “Uma abordagem integrada do conhecimento”. 


É possível deste modo atrelar os fatos da história à diversas temáticas e áreas do currículo possibilitando à criança uma maior compreensão não apenas do texto, mas da sua própria realidade. 


Bintou é uma menina que vive na África, ela tem pai, mãe, e irmãos.

As Tranças de Bintou Síntese reflexiva e propostas de trabalho integrado
As Tranças de Bintou Síntese reflexiva

VEJA O VÍDEO DA HISTÓRIA AS TRANÇAS DE BINTOU


Bintou quer ter tranças bonitas como as de sua irmã, mas isto não é possível, pois culturalmente ela precisaria ter 16 anos para consegui-las. 


Dentro desta temática é possível trabalhar aspectos familiares de cada aluno possibilitando assim que encontrem vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias uma vez que será “feito” um elo de aprendizagem, funcionando na realidade de seu mundo. 


Abaixo descreveremos atividades Educação Infantil As tranças de Bintou a serem propostas neste trabalho:




Matemática 


De acordo com o texto científico as atividades matemáticas são parte integrante de toda ciência, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro das observações. 


Com auxílio do texto As Tranças de Bintou é possível desenvolver atividades de contagem e registro, como por exemplo, pedir que as crianças contem os birotes nos cabelos de Bintou, observem e registrem a quantidade, bem como levá-los a contar as tranças em uma boneca que representaria Bintou quando adolescente ou contar o número de pássaros que a avó de Bintou colocou como enfeite em seus birotes.


ATUALIZANDO COM A BNCC: 

Trabalhe o campo espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE-


Música:


A música, que de acordo com o texto científico contribui para o fortalecimento da compreensão científica da criança; pode ser trabalhado em sala de aula com a utilização de instrumentos da cultura africana. 


O ritmo, a melodia, e as letras podem ser inventados na criação de paródias com as populares cantigas de roda recriadas em forma de quadrinhas para que as crianças possam assimilar melhor o conteúdo do texto. 


Deixar que as crianças façam suas próprias rimas pode ainda favorecer o processo de criação de cada uma delas, e propiciar momentos de cantar e dançar com as quadrinhas inventadas pela própria turma poderá auxiliar fortemente no desenvolvimento espaço temporal que, de acordo com o texto é uma base para as ciências matemáticas.


ATUALIZADO BNCC




Literatura


Já dentro do aspecto literário o professor poderá trabalhar com a leitura de imagem ou produção textual deixando que cada criança escreva um final para a história ou que imaginem como Bintou ficou bonita com suas belas tranças aos 16 anos e que façam poemas sobre o livro, as personagens, etc.


Poderá ainda criar uma caixa de desejos onde cada criança irá registrar o seu sonho e contar relatar para a turma trabalhando assim sua oralidade.


ATUALIZANDO BNCC: 


Trabalhar o campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação.


Artes


Para desenvolvimento das expressões intuitivas e criativas das ideias infantis é possível propor uma dramatização do conto, deixar que as crianças livremente recriem as cenas, ou ainda façam uma releitura de imagem aproveitando as ideias do ilustrador e recriando os personagens.


É possível ainda dentro das dramatizações encenar a festa de batizado do irmão de Bintou e montar uma mesa com diversos tipos de alimentos para reforçar a retenção de conceitos através das experiências com o olfato e paladar.


Por fim seria de grande auxílio levar as crianças para uma aula de campo a fim de fazer observação dos pássaros, suas cores, seu canto, sua beleza e fazer assim uma ligação com o conto, explorando em roda de conversa quais pássaros Bintou gostara de ter enfeitado seus birotes, de quais cores, e quais tamanhos , etc.



E, uma vez mais promover a conexão entre os conhecimentos prévios das crianças e suas novas experiências favorecendo assim a integração do conhecimento e possibilitando uma aprendizagem mais significativa para o aluno.


Procuramos através desta síntese reflexiva e das propostas de atividades proporcionar um trabalho integrado entre o currículo e os eixos da Educação Infantil, a fim de auxiliar a criança no processo de construção de vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros a fim de promover uma maior retenção de conceitos que de acordo com o texto científico “UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM” a auxiliará no aumento de seu desempenho mental.


As atividades propostas procuram estar pautadas em uma ou mais formas de inteligência identificadas por Gardner e relacionadas no texto científico proposto, contudo utilizando como referência o texto literário As tranças de Bintou o que por sua riqueza foi de grande ajuda para a elaboração desta síntese. 
 

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Fábio Goulart de; BATTINI, Okçana; ZÔMPERO, Andréia de Freitas. Ensino da natureza e sociedade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ARAMAN, Eliana Maria de Oliveira. Ensino da matemática na educação infantil . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DIOUF, Silviane A, As tranças de Bintoun. São Paulo: Cosacnaify, 2005.

FRANCO, Raquel Rodrigues. Ensino e alfabetização . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

HARLAN, J.D; RIVKIN,S. M. Ciências na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000

MONTAGNINI, Rosely Cardoso; CAVA, Laura Célia Carbal; ANDRADE, Klésia Garcia. Ensino das artes e da música. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Postar um comentário

0 Comentários