Festas Juninas no Brasil- Festival brasileiro

Festas Juninas no Espaço Escolar

As Festas Juninas estão chegando e na escola os professores começam a ter sua rotina modificada com a agitação geral dos estudantes.

As crianças já compram seus traques e os levam para a frente da escola fazendo um barulho que apenas quem conhece a rotina tem noção de como pode incomodar ou servir de apoio pedagógico.
Os mais calmos já fazem dobradura de balões nos cantos e cortam pequenas bandeirolas ou desenham suas fogueirinhas mesmo sem que o professor sequer faça menção do tema.
Esta é das datas comemorativas que não passa despercebida por força de não poder mesmo, tal é a forte influência cultural que exerce sobre todos.  
Festas Juninas no Brasil- Festival brasileiro


Um terceiro grupo já vai além e compra bombinhas (perigosas) e vão em turno oposto fazer algazarra e colocar suas bombas embaixo de latas para ver intensificado o estrondo.
Não adianta fugir da realidade e imaginar que as crianças não terão acesso fácil à "brinquedos" perigosos, pois esta foi a  rotina de muito de seus pais que não apenas permitem como compram as bombinhas, traques, cobrinhas, etc... 
Como podem perceber, nestes 3 exemplos, há  muitos aspectos a serem considerados no trabalho de Festas Juninas na Escola, contudo não se pode simplesmente ignorar a cultura que em meados de Maio já começa a se manifestar.
Cá no Nordeste as ruas já começam se encher de alegria ao ritmo do Forró, bandeirinhas já podem ser vistas, donas de casa já preparam os ingredientes para os quitutes, os licores já tomam conta dos estabelecimentos e a lenha para a fogueira já começa a ser procurada, etc...O sanfoneiro já lucra tocando nos barzinhos e as quadrilhas de pequeno e grande porte já estão sendo ensaiadas. 
Há quadrilha de crianças, jovens, adultos e até da melhor idade na mais popular e chamada carinhosamente de Primeira Festa do Interior
São João é assim mesmo.... O antigo se mescla com o novo em música, verso, prosa e sorrisos múltiplos.
Junho é mesmo um mês de todo o povo...
Sabendo disso e não podendo escapar (ainda que deseje muito) o professor procura  meios de utilizar este momento ímpar para possibilitar aprendizagem.
Não é tarefa das mais difíceis já que o colorido, a música, as comidas típicas e mesmo as bombas e balões possibilitam uma gama de conteúdos que podem ser explorados desde a Educação Infantil até o Ensino de Jovens e Adultos.

Junho está às portas ... Desejamos a você um excelente trabalho com sua turma sobre a PRIMEIRA FESTA DO INTERIOR

Postar um comentário

0 Comentários