sábado, 7 de novembro de 2015

O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil

Educação Infantil Leitura e Escrita


Na Educação Infantil temos valorizado muito a leitura e o amor pelos livros e desconsiderando o processo de escrita.
De certo modo têm muitos colegas ( mesmo sem perceber) evidenciando para os pequenos que escrever não é  algo muito importante.
A grosso modo, estamos ensinando as crianças a manusearem livros e gostarem de histórias, mas não damos tanto incentivo para que se tornem escritores.
O processo de aquisição da escrita na Educação Infantil
Ora, para ser escritor é preciso escrever, e para escrever bem é preciso ler bem e refletir sobre o lido... É preciso criar, recriar, inventar todos os dias.
A leitura e a escrita estão de muitos modos interligadas... E as duas são extremamente importantes.
É preciso ouvir histórias, mas também registrar aquilo que foi ouvido, afinal o registro das atividades na educação infantil é essencial, mas não apenas o registro de fotos como tem se tornado uma prática comum.
É preciso que as crianças escrevam, desenhem, risquem, rabisquem, etc.
Vocês já devem ter percebido que quase somos linchados(a) ao entrarem em nossas salas e encontrarem crianças com lápis na mão. Parece que é um verdadeiro pecado deixar que as crianças façam com lápis mais do que pintar. E pelo andar da carruagem logo seremos proibidos de pedir que pintem com lápis de cor.

Mas paremos para analisar esta questão:

Se é tão importante que as crianças amem os livros, por qual motivo muitos abominam a escrita na educação infantil?

Talvez pelo fato de a abordagem para a escrita ser tão carregada de um aspecto mecânico desde os primórdios.
Mas não precisa se dar desta forma.
Cuidemos para que no afã de seguirmos à risca nosso entendimento da fala de certos teóricos não auxiliemos na formação de cidadãos que não conseguem fazer uma linha por que  na infância lhes foi proibido fazer algo mais que brincar . E falo aqui de um brincar descontextualizado onde a escrita quase nunca é utilizada como objeto de brincadeira.
Muitos estão retirando da criança o direito de pegar um lápis e fazer suas garatujas, de reconstruir a história da escrita com seus pauzinhos no chão, com seus pilotos sobre uma tela, com seus dedinhos sobre o sal, com suas mãos sobre a massinha, com seus pés sobre a areia.

Ofereçam sim  lápis para as crianças, papeis, atividades impressas. Deixem-as disponíveis em espaços que elas possam pegá-las ao bel prazer e realizá-las quando bem entender.
Criança também brinca de escrever!

E o que vocês fazem para aproveitarem este momento de construção da escrita pelas crianças?

Ora,  aproveitem o momento para verificar a pega no lápis, para ver à quantas anda o desenvolvimento da motricidade fina que você tanto explora com atividades livres, jogos e brincadeiras.

 Façamos o seguinte colegas:
Continuemos a valorizar a aquisição da leitura pelo aluno desde cedo, mas não façamos isso separado do processo de escrita para que, em chegando ao 1° ano ele tome um choque quando alguém lhes entregar um lápis.

Equilíbrio é a palavra chave e é preciso que , enquanto educadores,  saibamos equilibrar nossa prática dando importância devida a todo tipo de conhecimento e não apenas a parte dele.


Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Barbosa em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Um comentário:

  1. A aquisição da escrita deve ser obrigatória em qualquer faixa etária, desde que se respeite a idade e características da turma.
    Acredito, que para se tornar um bom leitor e escritor, é necessário acima de tudo, aprender a compreender, interpretar e julgar o que está lendo ou escutando.

    ResponderExcluir

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...