Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática

Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Projeto que envolveu toda a equipe da Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva em Ituiutaba -Minas Gerais desde a Educação Infantil até o último ano do Fundamental I e sendo inclusive  destaque na tv através do programa Manhã Vitoriosa. 
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Título: Projeto  Releituras De Romero Britto
Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva.
Educação infantil ao ensino fundamental
Ano 2015
Coordenadora do projeto: Jeane Oliveira da silva Paula.



JUSTIFICATIVA:


                Este trabalho constitui um relato da experiência que foi vivenciado na  Escola Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva. Com grupo docente e também o grupo discente da educação infantil ao ensino fundamental até quinto ano, na cidade de Ituiutaba/MG. 

O objetivo aqui é descrever várias atividades realizadas durante o projeto, que foi o desenvolvimento de atividades associadas com o lúdico, apontando alguns resultados e reflexões obtidos após a realização do mesmo.
            Em nossas atividades em sala de aula nos pomos a trabalhar na disciplina de Arte o desenvolvimento crítico da criança através de produções artísticas e textuais. 

A disciplina de Artes foi escolhida, pois esta inserira no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26 § 2º 

O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

             Nossa escolha pelo artista Romero Britto como tema deste trabalho pedagógico deu-se por este ser um artista plástico brasileiro contemporâneo e natural de Pernambuco. 

Além desses aspectos, os temas as formas geométricas e as cores exploradas por este artista plástico em suas peças proporcionam um conjunto de aspectos alegres do cotidiano, o que estimula e atrai nosso público. 

Somando a estes aspectos a biografia deste artista possibilitou uma reflexão para os alunos no que se refere à realidade social no qual estão inseridos, comparando com a de Romero Britto em sua infância.

            Pois o mesmo procurava reverter sua realidade com a Arte através da criatividade com as cores e a educação. 

Romero Britto em suas produções aborda valores éticos como amizade, companheirismo entre pessoas e animais, solidariedade com o ecossistema, satisfação no meio familiar e educacional, entre outros, os quais devem ser incentivados e/ou reforçados em nossa sociedade.

 Buscamos na aplicação deste projeto didático realizar releitura das obras deste artista plástico, possibilitando ao aluno a contemplação de outra vertente ao expressar um novo olhar sobre o mundo por meio da Arte.
            Desta forma, este projeto buscou proporcionar em seu contexto, não apenas a percepção de uma das áreas do conhecimento, a Arte, mas o desenvolvimento de valores estéticos e éticos a serem contempladas na sociedade. 

E além desses fatores, a valorização da autoestima do nosso alunado de suas aptidões e o incentivo a reversão de sua realidade por meio de sua criatividade, empenho aos estudos e ao trabalho ao longo de sua vida.

2-OBJETIVO GERAL:

        Aguçar a criatividade de modo a se tornarem mais observadores e críticos, desenvolvendo o interesse e despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas sequencias das atividades de artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Britto. Com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.


 OBJETIVO ESPECÍFICO:

Trabalhar uma sequência didática a partir:
Do Conhecimento da biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, telhas, pratos de louça, banners, caixa de pizzas, caixas de maças, revistas, para reproduzir trabalhos do autor. E outros.

3-CONTEÚDOS CURRICULARES ARTES 

A disciplina de Artes foi escolhida, pois esta inserira no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26 § 2º O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
  • · Desenho e pintura;
  • · Estética;
  • · Percepção visual
  • · Dobraduras
  • · Colagens
  • · Recortes
  Ainda sobre a experiência estética da arte, de acordo com FERRAZ e FUSARI (1999 in COLETO 2010):
    “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da                       atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. (FERRAZ e FUSARI, p.16)

LÍNGUA PORTUGUESA

• desenvolvimento da oralidade.
• os gêneros textuais: sequência didática.
• leitura e escrita de palavras;
•recontando a história de Romero Britto: produção coletiva de texto;
•significado das palavras;
MATEMÁTICA

·         Pontos,
·         Linhas,
·         Formas,
·         Texturas e cores, muitas cores.... 

INFORMÁTICA
                Uso do Datashow com a leitura das imagens e posteriormente a releituras feitas pelas crianças.

GEOGRAFIA/HISTÓRIA:

  • Localizar no mapa do Brasil, a região, a cidade natal do artista, estudando a história de sua cultura.

4-TEMPO ESTIMADO

            O nosso projeto “RELEITURAS DE ROMERO BRITTO: deu-se inicio no primeiro semestre de 2015, na ESCOLA Municipal professor Ildefonso Mascarenhas da Silva, em várias turmas turma da educação infantil e fundamental do turno matutino e vespertino sob a supervisão e orientação da professora Jeane Oliveira da Silva Paula. 

O Projeto em si teve a participação de mais de 800 alunos. 

No qual através do projeto, conseguimos dar uma atenção especial para os alunos do primeiro ao terceiro anodo ensino fundamental, pois  estes alunos estavam em busca de desenvolvê-los em seu potencial quanto à questão da leitura e escrita, de forma a dar procedimento a sua alfabetização de forma mais prazerosa.

 A aplicação do nosso projeto deu-se a partir do dia 20 de fevereiro de 2015 e término no dia 02 de setembro de 2015, com duração de 7 meses. 

A aplicabilidade deste iniciou-se através de uma conversa informal com os alunos uma no qual solicitamos aos mesmos que relatassem o que entendiam por artes.

 Estes apresentaram uma visão reduzida quanto o significado e importância da arte para seu cotidiano. 

Nesta perspectiva apresentamos a importância de se aprender artes, tomando por base os PCNs onde traz que

Aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal
cultivado, ou seja, alimentado pelas interações significativas que o aluno realiza
com aqueles que trazem informações pertinentes para o processo de aprendizagem
(outros alunos, professores, artistas, acervos, reproduções, mostras, apresentações)
e com o seu próprio percurso de criador (BRASIL, p. 47).


5-ETAPAS PLANEJADAS  

DESENVOLVIMENTO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

 1ª ETAPA


            Inicialmente foi apresentado um pré-projeto no intuito de informar ao aluno o objetivo do trabalho a ser desenvolvido;
             Posteriormente foi realizada a leitura sobre a vida do artista Romero Britto; em todas as atividades foram expostas as obras do artista estudado, realizando assim a interpretação e participação dos alunos na análise e reflexão das obras escolhidas; 

 Pintura utilizando as técnicas de Romero Britto em pratos, telhas e painéis, latas e vários outros com as técnicas do Romero Britto.

 Para finalizar o presente projeto será realizada uma exposição dos trabalhos executados pelos alunos envolvidos; com acesso a toda comunidade escolar e varias escola dentro de Ituiutaba com uma exposição que durara cerca de uma semana na biblioteca Municipal Camilo Chaves. 

Com isso, os alunos terão oportunidade de colocar em prática a criatividade, a interpretação, a cor, forma, textura, sentimentos, emoções e concretizando uma aprendizagem com mais conhecimento. Buoro (2002, p. 238) afirma:

“O encontro com a arte e com o mundo viabilizado pelo   conhecimento sensível é um processo sem volta”.
2ª ETAPA
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática


                No segundo encontro iniciamos nossas atividades com a proposta de que os alunos fizessem uma produção textual abordando as obras “O PEIXE” e “BORBOLETAS” registrando a “leitura” que cada um fez, sobre as obras de arte.          

  Depois da produção textual pedimos que compartilhassem seus textos, lendo para a turma. A priori pensamos que haveria alguma resistência, mas não houve, pelo contrário eles estavam tão envolvidos que todos fizeram questão de ler o que tinha feito, até as crianças que ainda não sabem ler falaram e deram sua opinião. 

Entendemos que a leitura compartilhada é uma metodologia que além de ajudar na interpretação, permite a troca de ideias.
             Avaliamos o encontro como bastante significativo, pois permitiu a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo entre outros, a Arte e a Língua Portuguesa.

 Entendemos assim, que trabalhar a linguagem oral e escrita no ensino fundamental, de forma significativa e lúdica constituindo-se em uma forma de aprendizagem mais prazerosa, é de fundamental importância visto que proporciona participação mais ativa dos alunos nas salas, a partir da expressão dos seus pontos de vista, formando conceitos e opiniões acerca do que foi trabalhado em sala de aula.

Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática


Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
3ª ETAPA:


            No terceiro encontro, optamos por construir painéis junto com os alunos, para expor para outras turmas da escola. Nesse encontro levamos algumas obras de Romero Brito para juntos fazermos a releitura das mesmas, levamos cópias das obras escolhidas em tamanho maiores, pois o objetivo era de que os alunos do 5º ano expusessem suas releitura na exposição,  ao mesmo tempo tirassem algumas duvidas de colegas de outras salas que ainda tinham dúvidas sobre  o artista Romero Brito. Essa foi à parte prática do projeto, foi muito divertido, todos participaram pintando, cortando, colorindo dando seu toque naquelas telas, participando ativamente da construção do próprio conhecimento. Ficamos muito satisfeitas com o trabalho realizado nesse terceiro encontro, pois mais uma vez os objetivos foram alcançados, na medida em que víamos cada aluno participando, interagindo, aprendendo de forma lúdica e prazerosa desenvolvendo as atividades propostas no projeto.
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática


5ª Parte – Exposição dos projetos realizados na biblioteca

                Para finalizar o projeto foi realizada uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos envolvidos. O resultado do projeto foi recompensador, contando com a presença de toda a comunidade escolar, bem como divulgado em mídia impressa  , mídia televisiva e em meios digitais  . Após a exposição do projeto os alunos organizaram as fotos e vídeos para serem colocados na pagina da escola.
            Foi muito prazeroso e gratificante, pois todos os envolvidos no projeto se sentiram orgulhosos e satisfeitos pelo grandioso trabalho realizado. Ao término das atividades práticas proposta na implementação foi proposta uma avaliação do projeto e dos alunos com relatos da experiência vivida, onde se teve a confirmação da aprendizagem.
             O projeto teve repercussão entre os alunos e a comunidade.
            Abaixo relatos dos alunos que participaram da análise e compreensão da arte do artista brasileiro Romero Britto:
“As obras são magníficas que nos contagiam. Os quadros, as esculturas são maravilhosas sem falar do colorido que o artista faz uso. Tudo é encantador, valeu muito a pena poder ter participado desse projeto, adorei”. (Aluno A, 10 anos).
“Muitas pessoas enxergam a arte de maneira simples. Mas as cores empregadas nas obras de arte parecem que falam da beleza da vida e de coisas boas do mundo, mas há muito mais do que isso, por trás de grandes telas elas nos contam histórias... Ao estudar as obras de arte de Romero Britto passei a ver a arte de uma maneira mais completa meu conceito sobre arte mudou, pois quando nos concentramos em um quadro parece até que os desenhos realmente falam conosco”. (Aluno B, 11 anos).

                Nos relatos dos alunos, ficou claro o entusiasmo e o despertar para a importância da arte. Importante ressaltar a importância da leitura de imagens. As colocações dos alunos revelam que o trabalho desenvolvido ajudou a produzir novas maneiras de perceber, analisar e interpretar a arte.
                Depoimento de uma professora que participou do projeto:
“Vejo que a implementação da proposta pedagógica está sendo um sucesso e não poderia ser diferente, pois foi bem elaborada e fundamentada, assim como a produção do material didático pedagógico, feita de forma clara, com atividades acessíveis e atrativas para os alunos. Por isso, só resta parabenizar a professora pelo desempenho e agradecê-la pela oportunidade de compartilhar conosco sua produção, a qual será bem aproveitada em nossas aulas, bem como e os resultados obtidos, com todos os imprevistos, que sabemos que podem ocorrer e, principalmente, a satisfação pelo envolvimento por parte dos alunos. Certamente as atividades despertarão o interesse de outras turmas pelo pintor Romero Britto, o qual foi bem homenageado pela professora e seus alunos do ensino fundamental”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

                Ao refletir sobre a experiência do projeto, cabe ressaltar a sua importância e seu lado inovador e a elaboração de um projeto, a pesquisa, a construção de material didático, a implementação na escola, o grupo de trabalho em rede, enfim todas essas ações em seu conjunto contribuíram para o crescimento profissional, e também um incentivo à formação continuada.
             A possibilidade de escolher o objeto de estudo (leitura de imagem) veio no sentido de aprofundar um dos conteúdos a serem trabalhados na disciplina. Seguiu-se com a proposta de estudo a leitura de imagem. Explicitou-se que se iria refletir sobre o contexto histórico e cultural, as relações entre aprendizado, interpretação e produção. Como o projeto propõe leitura de imagem, reflexões e interpretações, foi preciso trabalhar a importância do ver e do analisar, desafiando-os a este exercício tão necessário num espaço coletivo. Necessário também, cativar os alunos para o estudo.
             Na disciplina de arte parece que leitura ou reflexão não são expectativas de trabalho dos alunos. Foi preciso chamar a atenção para a necessidade do conhecimento como subsídio indispensável para produzi-los. Nas atividades práticas, a vivência de processos de criação desafiou os alunos na construção individual e coletiva de formas artísticas, privilegiando os momentos de ver, refletir, analisar, interpretar, fazer e conhecer a arte. Explorou-se, a partir do artista Romero Britto, a experimentação de materiais, o objeto, a simplificação das formas na composição. Também foi possível abordar os processos de criação, suas preocupações, estudos, desafios, e suas trajetórias. Diante do apresentado, ficou claro o entusiasmo e o despertar para a importância da arte, de igual forma, para a leitura de imagens.
            As colocações dos alunos revelam que o trabalho desenvolvido ajudou a produzir novas maneiras de perceber, analisar e interpretar a arte. O projeto envolve experiência, discussão e reflexão vinculadas à visão popular da arte, do conhecimento e da produção criativa, vistas como históricas temporais e culturais. Através do fazer, apreciar, e do contextualizar, possibilitando um crescimento de processos criadores nas linguagens artísticas.    Desse modo, o projeto desenvolvido contribuiu na aprendizagem, no desenvolvimento da percepção, da observação, na imaginação e até mesmo na sensibilidade dos alunos e após esse estudo os mesmos terão uma nova visão diante de uma obra de arte e acrescentarão influência no contexto social e escolar, tornando-os críticos e criativos.
Para realização do projeto foi necessário exceder algumas horas. Foi trabalhoso, cansativo, porém prazeroso e todos ficaram felizes na realização do projeto. O grupo formado por 800 alunos foi responsável pela arte que contagiou toda a comunidade. Enfim, os objetivos buscados foram alcançados com êxito. A realização desse trabalho trouxe muita satisfação ao ver tamanho empenho por parte dos alunos, além de grande capacitação no que diz respeito ao ensino da arte.

Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática
Projeto Releituras Romero Britto Relato de Experiência e Sequência Didática

VEJA AGORA O VÍDEO COM ENTREVISTA DO PROJETO NO PROGRAMA MANHÃ VITORIOSA Professoras colaboradoras:

Turno matutino: Nélia Aparecida, Aparecida Vilela, Verônica domingues, Cleibiana Aparecida, Antônia severino, Teresinha Nobrega, Geisa faria, Marcia Regina,Maristela Cristaldo, Edilamar Silva, Maria josé lemes, Fernanda Borges, Gilvania Aparecida Turno vespertino:Luciana Duarte, Mirivan, Ione Borges, Edna costa, Silvana Souza, Maria das Dores Miranda, Ana Roque, Meireluce, Sandra Waskiton Supervisores: Lislane, Daniela Patricia , Felina Raquel, Luciana Amaro. Diretora: maria das graças Barreto. Vice diretoras; Silvana souza, Yara Borges

 REFERÊNCIAS:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p.
COX, Maureen. Desenho da Criança/ Maureen Cox; tradução Evandro Ferreira. 3ªed.– São Paulo: Marins Fontes, 2007. (Psicologia e Pedagogia)
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos, Caminho da Construção: projeto didáticos de gêneros na sala de aula de língua portuguesa/ Ana Maria Mattos Guimarães, Derota Frank Kersch, (orgs). – Campinas, SP: Mercado de Letras 2012.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola/ Maria Helena
Wagner Rossi. – Porto Alegre: Mediação, 2009. (4.ed.rev. e atual.) 144p. – (Coleção Educação e Artes; v.2)
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na pratica escolar/ Kátia Cristina Stocco Smole. - reimpr. rev. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PARANÁ. Secretária de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Arte, 2008.
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
 SCHLICHTA, Consuelo. Arte e Educação: há um lugar para a Arte no Ensino Médio? Curitiba: Aymará, 2009

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Um projeto muito interssante!!! Trabalhou de forma lúdica e criativa as obras de arte do artista plástico Romero Britto, despertando nos alunos uma forma diferente de ver e analisar as obras de arte. Envolveu toda a escola de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  2. Projeto que promoveu a inserção dos alunos ao universo das artes plásticas e visuais e possibilitou a construção de conhecimento que potencializou o aprendizado como um todo. Parabéns Professora Jeane e toda a equipe da Escola M. Prof. Ildefonso Mascarenhas da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Projeto uma arte interessante que potencializa o aprendizado de todos os alunos,Parabéns aos professores.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! GOSTEI MUITO DO PROJETO DE VOCÊS. ESTE ANO GOSTARIA DE TRABALHAR COM AS OBRAS DE ROMERO BRITO. GOSTARIA DA AUTORIZAÇÃO DE VOCES PARA APRESENTAR ESSE PROJETO À MINHA COORDENADORA E SE POSSÍVEL, USÁ-LO E ADAPTÁ-LO PARA OS MEUS ALUNOS.
    BEIJOS CARINHOSOS A TODOS E FELIZ 2018.

    ResponderExcluir
  5. Amei, muito lindo. O projeto está ótimo! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir