4 Ações herdadas do antigo sistema que o professor reproduz atualmente

Professores, seres condicionados?

Somos oriundos de um sistema de ensino condicionante e por vezes é necessário que tenhamos a compreensão de como fomos moldados . 
O intuito deste texto é que possamos refletir sobre até onde este condicionamento nos leva e como ele pode ser nocivo não apenas para nós e nossos alunos, mas para todo o sistema que parece ter mudado em alguns aspectos mas ainda carrega o ranço do passado. 

Jogo Pedagógico Arco- íris Número e Quantidade para colorir
 4 Ações herdadas do antigo sistema que o professor reproduz atualmente

1- Ter milhares de crenças, e reproduzir discursos sem maior reflexão.
Fato corriqueiro e de certo ponto natural, uma vez que nosso antigo sistema pedia a  repetição e a crença cega e não a reflexão. Mas, se apenas repetirmos o discurso ouvido sem reflexão profunda e análise no campo prático como conseguiremos despertar em nossos alunos o gosto pelas próprias descobertas?
Não deveríamos nos engajar em produzir conhecimento em lugar de apenas repetir como papagaios fazem? 

2- Competir pelo título de PROFESSOR MAIS AMADO, mais competente, mais admirado.
Isso pode se ver nas ornamentações (fantásticas)de sala, na escolha de temas para apresentação, no trabalho isolado e preocupação exclusiva apenas com a sua turma, etc... Na necessidade constante de ser o destaque.
Já parou pra pensar que os alunos do colega com quem você compete serão seus amanhã e que trabalhar de modo a se destacar e menosprezar o trabalho dele te dará uma turma com bem mais problemas que teria se você contribuísse?

Considero este um ranço maldito do sistema que nos formou para competir e não para cooperar. Para o individualismo e não para a preocupação com o coletivo.
Ser o melhor sempre foi prioridade maior que de fato aprender no sistema antigo e não parece estar sendo diferente no atual.

3- Julgar uma metodologia adequada  para todos e encerrar o assunto 
Quando aprendemos sobre determinada metodologia, em geral parece que todas as outras deixam de existir ou passam à condição de vilãs do ensino.
É quase como entrar numa seita. 
Pare e observe a insanidade com que alguns defendem uma única forma de aprender para todos os alunos.Não é coerente pensar assim, uma vez que os seres humanos são diferentes e o que é funcional para um pode não ser lá de grande ajuda para outro.

Não seria melhor conhecer diversas metodologias e experimentar a cada ano qual realmente funciona em seu contexto?

4- Costumamos ditar o que é divertido e interessante com base nas experiências alheias e no próprio julgamento de nossas ações sem contudo perguntar aos envolvidos suas opiniões.
Cá tomo como ponto a reunião de pais e mestres com seus textos reflexivos longos, suas dinâmicas de quebra gelo, suas intermináveis falas sobre a importância da família,etc...
Pouca gente para pra pensar o quão desconfortável é para alguns participar de dinâmicas e como é cansativo estar a refletir sempre sobre o mesmo tópico.
Claro que refletir é necessário, mas não parece corriqueiro o discurso de alguns em relação à união e cooperação da família?
Parece um discurso a se utilizar com pais que não compareceram e não com quem acompanha a vida escolar de seu filho e se preocupa em estar presente em todas as reuniões.

Pois é, caros colegas... São ranços do sistema que continuamos a reproduzir.
Há uma frase atribuída a Albert Einstein muito oportuna para essa nossa reflexão
Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferente.
Sabe o que acredito que precisamos de verdade?

  1. Avaliar nossas ações e mudar quando for necessário;
  2. Ouvir mais o outro e nos preocupar em ajudá-lo;
  3. Reavaliar nossa prática e fazer mais com base no interesse dos alunos que em nosso próprio;
  4. Chamar os pais à participação de forma menos intimatória e mais mostrando-lhes como se fazer mais presente e contribuir com a escola e seus filhos.
Dito isto quero lhes deixar uma pergunta bem simples.

NÃO ESTAMOS TAMBÉM A CONDICIONAR NOSSOS ALUNOS?

Veja ainda:


Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Barbosa em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Bom é impróprio ainda hoje todo estudante independente do grau que esteja estudando ficar
    ficar em filas,e quando outro professor muda as carteiras em circulo ou a sala esteja diferente cria se uma tragedia comentando que a sala está toda bagunçada ,pior quando ouve os alunos debatendo dizem que o professor não tem domínio de turma, que o professor é agitado que está fugindo do perfil da escola.Pergunto vale a pena estudar planejar amar trabalhar nesta área onde o professor prefere pedir exoneração por que está doente por não poder trabalhar como sabe que a aprendizagem seria efetiva e prazerosa para nossas crianças, no pátio ,no chão com brincadeiras pedagógicas que na teoria é lindo e que na realidade não nos deixam trabalhar e daí?

    ResponderExcluir
  2. Maria de Lourdes... O professor precisa ter autonomia para trabalhar e muitas vezes lutar por esta autonomia... Contudo em lutas sempre há embates, desconfortos, sofrimento... Cabe a nós, enquanto professores aprendermos a defender nossa atuação e não nos importarmos tanto com o burburinho ao redor pq somos nós que analisamos e conhecemos as necessidades de nossa turma. Segue sua jornada como uma boa técnica de ensino... Esteja atenta às críticas, mas não de modo a sucumbir à elas... Avalie até onde o colega tem razão e em que momento ele está tentando interferir no seu fazer pedagógico. E... defenda-se... Sua autonomia é tão valiosa quanto a dos seus alunos e de seus colegas. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Pena que estes ensinamentos não chegam nas escolas públicas onde se usa o mesmo método de ensino mesmo que não funciona...sempre em reuniões a professora da minha filha como as outras que passaram na vida dela ,culpava ela por não aprender,hoje pago kumon ,com dificuldade, mas o resultado é claro ela esta aprendendo rápido e a professora do kumon elogiou ela e melhorou o auto estima dela com palavras de otimismo...desculpem os erros pois não sou diplomada,Parabéns pelo artigo...É com muita satisfação que leio mesmo sendo só uma mãe de aluno de uma escola `publica municipal ...

    ResponderExcluir
  4. Muito reflexivo esse texto,práticas como:ouvir os alunos,da autonomia e protagonismo infelizmente incomoda alguns colegas de profissão. Acreditar no que vc faz é libertador.

    ResponderExcluir