Os três tipos de conhecimento em Piaget

Os três tipos de conhecimento em Piaget O conhecimento humano em Piaget

Os três tipos de conhecimento em Piaget
      De acordo com Kamii (2008) Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento pelos quais a aprendizagem matemática acontece. O conhecimento físico e o conhecimento lógico matemático, cada um ocupando um extremo e o conhecimento social.

Conhecimento físico- É o conhecimento dos objetos da realidade externa.
Se entregarmos para a criança determinado objeto como, por exemplo, uma bola azul, ela através do conhecimento físico observará a cor, textura, espessura, o que envolverá seu conhecimento físico do objeto por meio de observações.
Conhecimento Lógico Matemático- Consiste na coordenação de relações entre os objetos.
Se entregarmos duas bolas de cores diferentes (uma azul e outra vermelha) a criança precisará fazer relações entre os objetos identificando as diferenças entre eles.
“A diferença é uma relação criada mentalmente pelo indivíduo que relaciona os dois objetos”(KAMII)
Conhecimento Social – Conhecimento de natureza parcialmente externa e tem como origem fundamental as convenções construídas pelas pessoas.
Para Kami o conhecimento social é de natureza amplamente arbitrária, ou seja, não segue um princípio lógico tendo em vista que:
O mesmo objeto pode ter diversos nomes em línguas distintas, uma vez que não existe nenhuma relação física ou lógica entre um objeto e o seu nome. Portanto, para que a criança adquira o conhecimento social é indispensável à interferência de outras pessoas.
     Contudo não basta a simples interferência de outras pessoas para que a criança adquira o conhecimento social, pois assim como o conhecimento físico o conhecimento social requer uma estrutura lógico-matemática para ser assimilado e organizado pela criança. (Kamii)
     Importante frisar de acordo com Toledo que:  "é impossível separar totalmente os três tipos de conhecimento, pois eles sempre se apresentam juntos."
      Os tipos de conhecimentos tem em seu processo de construção uma estruturação e sustentação de formas diferentes e acontece por abstração.
Abstração empírica e abstração reflexiva.
      Na abstração empírica a criança evidencia determinada característica do objeto, como, por exemplo, a cor, e ignora as demais características (peso, forma, tamanho, material utilizado, etc.). Já na abstração reflexiva, ocorre a coordenação de relações mentais entre os objetos: a diferenciação entre as cores vermelhas e amarelo.
       Portanto, é possível dizer que abstração empírica diz respeito ao conhecimento físico e abstração reflexiva diz respeito ao conhecimento lógico- matemático.
Veja ainda:

Educação infantil indígena: o que é melhor para os curumins?
Povos indígenas Material para estudo e pesquisa

Postar um comentário

0 Comentários