Por que ensinar Matemática ainda é um desafio para muitos professores ?

         Ensinar Matemática de forma divertida ainda é um desafio para muitos professores que não enxergam nela e em seu ensino prazer algum. 

    O ensino da Matemática ao longos anos tem privilegiado  atividades de memorização, repetição e associação com ênfase no ensino dos conteúdos de forma mecânica. Neste processo de seleção de conteúdos e aplicação pautada na escolha do professor vem se desconsiderando os conhecimentos prévios dos alunos, dissociando os conteúdos da realidade  e tornando esta disciplina cada dia mais temida e menos valorizada.
  Matemática Lúdica na Educação Infantil - Por Gi Carvalho Barbosa

            É sabido que a falta de compreensão da necessidade de ensinar Matemática levando em consideração seu aspecto lúdico tem se mostrado como um problema não apenas na primeira etapa da educação básica, mas em todas as demais.
          Ensinar Matemática de forma divertida ainda é um desafio para muitos professores que não enxergam nela e em seu ensino prazer algum. Lembremos que muitos foram formados dentro de um sistema mecânico que envolvia e recompensa e punição; enfadonho, estressante, doloroso e por que não dizer opressor.  Sistema este onde a palmatória separava aos “bolos” o joio do trigo, os bons dos maus, os competentes dos
ignorantes gerando traumas significativos em muitos de
nós  para o resto da vida.
     Quero convidá-lo a assistir a um  vídeo de menos de 2 minutos, refletir sobre ele,  repensar a forma como lhe foram apresentados  os conteúdos matemáticos e expor suas memórias em abaixo:


Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Carvalho em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Postar um comentário

0 Comentários