Centros de Interesse Decroly OS BRINQUEDOS

Você já ouviu falar em centros de interesse Decroly?
Sabe como organizá-los?

Não?
Declory Centro de interesse

Então, este artigo vai esclarecer suas dúvidas e ainda te ensinar como criar um centro de interesse com base em brinquedos.

A autoria é de Marlizete Cristina Bonafini Steinle Juliana Telles Faria Suzuki

Boa leitura:

O que são e por quem foram criados os centros de interesses?

Criado por Decroly no início do século XX, os Centros de Interesse são definidos por Amato (1971) numa visão mais atual como sendo "agrupamento de conteúdos e atividades educativas realizadas em torno de temas centrais de grande significação para a criança.".

Ao utilizar esta metodologia o educador estará oportunizando aprendizagens em todas as áreas. Assim na área cognitiva favorece a construção de novos conceitos , a partir da observação, da comparação, da assimilação e da acomodação, ajudando a criança a desenvolver seu pensamento, estruturar sua realidade e a interagir com ela.

Plano de Centro de Interesses "OS BRINQUEDOS" Ovide Decroly
Na área afetiva, proporciona o ajuste às normas e costumes construídos socialmente, promovendo a passagem da dependência infantil para a construção de sua autonomia.

Na área das operações mentais, a criança desenvolve a "coordenação viso motora, a construção do esquema corporal, além de facilitar o trabalho em grupo e individual" (CINEL, 2004, p.24).
A organização dos centros de interesse exige três tipos de exercício:

A observação: exercício humano que estabelece uma relação entre o mero perceber e o pensamento, através das comparações, das semelhanças e diferenças.

A associação:resulta na análise, do estabelecimento de relações e da organização mental de dados que foram coletados a partir da observação.

A expressão: acontece durante a observação e a associação , durante os exercícios de desenho, trabalhos manuais, experiências, leitura, compreensão de palavras, da escrita etc.

A título de exemplo, será apresentado um plano de centro de interesses ( FEIL, 1986) planejado nas três fases: observação, associação e expressão.

CENTROS DE INTERESSE DECROLY

Tema: "Os brinquedos"
Observação:
  • trazer brinquedos que tem em casa;
  • observar brinquedos movidos à corda, a pilha, a eletricidade etc;
  • Classificar os brinquedos de acordo com o material de que são feitos: madeira, plástico, papelão, sucata  etc.;
  • visita à loja de brinquedos;
  • visita à fábrica de brinquedos
Associação
  • comparar alguns brinquedos com objetos reais;
  • descobrir a relação dos brinquedos em miniatura e as profissões;
  • descobrir os brinquedos utilizados por crianças em outros países;
  • descobrir brinquedos para uso ao ar livre e em grandes espaços;
  • descobrir brinquedos que podem surgir juntado diferentes sucatas.
Expressão:
  • desenho de brinquedos observados em visitas feitas;
  • confecção de fantoches e outros brinquedos;
  • reproduzir em modelagem vários brinquedos.
Vale destacar que ao utilizar os Centros de Interesses, o educador estará atendendo os interesses de seus alunos, uma vez que parte de dados e fatos concretos relacionados ao seu contexto.

Deste modo proporcionará a construção de aprendizagens significativas, ao envolver a criança em experiências concretas e desafiadoras.

Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Juliana Telles Faria Suzuki
Veja ainda:
Ideia Criativa®. Artigo publicado por Gi Carvalho em 10/08/2015 atualizado em 20/08/2019. Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Postar um comentário

0 Comentários