Livros de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais Portal do Mec


Libras é matéria dos cursos de Pedagogia, mas não entra na grade quando o assunto é Ensino Fundamental e Médio e ainda existem jovens que nunca tiveram contato direto com uma pessoa surda no espaço escolar ou pouco tiveram fora dele.

 O máximo que viram de LIBRAS foi algum vídeo da Xuxa na primeira infância ou a janelinha na televisão com o intérprete em alguma programa , o que não os levou a fazer maiores reflexões, sobretudo quando se trata de FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS.  

Breve reflexão sobre o tema ENEM 2017 e sugestões de livros dentro da temática LIBRAS.
          Falamos muito da necessidade de se dominar o inglês, espanhol, etc... 

Mas LIBRAS ( nossa segunda língua oficial) é ainda muito negligenciada. 

 Um dos grandes desafios para a formação educacional do surdo neste país ( dentro de meu entendimento) é encontrar professores capacitados para o ensino.

 Professores preparados para lidar com o estudante surdo. 

Em geral temos "simpatizantes" de LIBRAS que buscam formação continuada, mas uma grande maioria só leu sobre o tema quando ele foi matéria nas universidades, e isso não é um segredo para ninguém que atua em educação e que participa de formações todo ano. 

O foco não é na inclusão, a menos que o tema seja específico. 

 Discussões a parte sobre se o tema foi apropriado para alunos de ensino médio ou não é preciso pensar em como ele nos atingiu enquanto educadores e assim buscar formas de não apenas acolher a pessoa surda, mas entender suas especificidades e fazer com que os demais alunos possam também compreendê-las, e isso se faz estudando, se aprofundando no assunto. 

É certo que se o tema fosse dado para muitos colegas que atuam na área assim em um exame muitos focariam no senso comum, se pautariam no achismo e fugiriam do aspecto técnico da proposta.              Estive pesquisando e encontrei excelentes sugestões para leitura no site do MEC . 

Deixo  abaixo:


Atividades Ilustradas em Sinais de Libras
Libras? Que língua é essa?
Intérprete de Libras em atuação na Educação Infantil e no Ensino
Libras – Língua Brasileira de Sinais – A Imagem do Pensamento – Volume 1
ABC em Libras
Surdos & Inclusão Educacional
Educação de Surdos: a aquisição da linguagem
Cidadania, Surdez e Linguagem
Linguagem, Surdez e Educação
Surdez e Linguagem

         No Google Books temos tb o livro "Educação de Surdos: A Aquisição da Linguagem" de Ronice Müller de Quadro que deixo abaixo para leitura parcial.


           Vamos falar sobre Educação de Surdos, vamos nos aprofundar no tema, vamos lutar para que Libras seja uma das disciplinas da grade no Ensino Fundamental e Médio e quem sabe lá adiante tenhamos alunos mais preparados para falarem de um tema tão importante.

Postar um comentário

0 Comentários