IDEIA CRIATIVA





domingo, 10 de junho de 2018

Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

A BNCC E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

Neste post pretendemos trazer informações sobre o Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
De acordo com o que posto está no site da Prefeitura de Diadema diante do campo citado, é papel do professor:
"proporcionar condições para que as crianças possam buscar resposta a suas indagações e curiosidades, observando, manipulando objetos, investigando e explorando o seu entorno. O nosso papel é que o ser humano venha ao longo do processo escolar, ampliar seus conhecimentos tanto do mundo físico quanto sócio cultural para que possa utilizá-lo em seu cotidiano."

Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Também de acordo com a página :
Neste campo os fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos matemáticos se completam, relacionam-se entre si de forma interdisciplinar, promovendo experiências para que o aluno se aproprie dos espaços e tempos, dos fenômenos naturais, socioculturais e conhecimentos matemáticos por meio de interações e brincadeiras, observações, manipulação, investigação, exploração, levantamento de hipóteses, busca de respostas, pesquisa em diferentes fontes.


O QUE DIZ A BNCC SOBRE O  OBJETIVOS E APRENDIZAGENS DESTE CAMPO?

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
  • Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura). 
  • Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
  • Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
  • Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
  •  Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
  •  Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
  •  Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
  • Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
  • Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
  • Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
  • Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
  • Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
  • Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
  • Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
  • Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
  •  Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
  • Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
  • Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
  • Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
  • Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.
Como sínteses das aprendizagens no processo de transição para o Fundamental I pode ser lido.

...para que as crianças superem com sucesso os desafios da transição, é indispensável um equilíbrio entre as mudanças introduzidas, a continuidade das aprendizagens e o acolhimento afetivo, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, evitando a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico. Nessa direção, considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresenta-se a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental, e não como condição ou pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental.
SÍNTESE DE APRENDIZAGEM DO Campo de Experiência:  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

  • Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
  • Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
  • Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
  • Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
  • Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).
VOCÊ PODE FAZER UMA LEITURA DINÂMICA DA BNCC NO SITE DO MEC  ou baixar em PDF.

   
Acesse a página da Prefeitura de Diadema sobre o CAMPO DE EXPERIÊNCIA : ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES e veja sugestões para cada um dos objetivos listados neste campo.
 Ou baixe em PDF 

Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Carvalho em . Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complemente esta postagem com suas sugestões. É sempre muito interessante enxergar outras formas de aplicação de determinada proposta ou os muitos pontos de vista de nossas leituras e reflexões.
Esperamos ansiosos sua colaboração!

Pesquisa Ideia Criativa mais de 20.000 sugestões

Esta é a forma mais fácil de encontrar o que você procura neste site.
Basta digitar a palavra e pesquisar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...