Projeto Alimentação Saudável Experimentando novos alimentos

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  - CABIDE EU PROVEI


As crianças irão experimentar uma lista de 10 novos alimentos que deverão ser listados com auxílio dos familiares.
Escolhemos de acordo com o que as famílias listam como os rejeitados ou nunca provados pelos pequenos: Rabanete, couve-flor, beterraba, quiabo, repolho , etc
Experimentando novos alimentos Projeto Alimentação Saudável

Preparação:

1-Faça um cabide como o da imagem para cada criança e 10 palitoches com as fotos dos alimentos escolhidos. ( COLOQUE TAMBÉM NOME DA CRIANÇA OU FOTOGRAFIA)
2- Fixe os cabides na parede e explique para as crianças o que ocorrerá durante a semana.

Em sala de aula:


1- Todos os dias Fale sobre os alimentos do dia e a necessidade de consumi-los. Utilize como apoio alguma história infantil ou vídeo.

No dia das frutas você pode utilizar o vídeo abaixo:

No dia do rabanete a história O grande RABANETE

Há outras histórias que podem ser utilizadas também como: Saladinha de Queixas e a Cesta de Dona Maricota, ambos de Tatiana Belinky

Todos os dias o professor terá uma bandeja preparada com dois tipos de verduras, frutas ou legumes.e palitoches com as respectivas fotografias.
É interessante tornar o alimento mais atrativo com cortes bonitos, padrões de figuras ou picolés de frutas por exemplo.

2- As crianças serão convidadas para provar os dois alimentos e após a prova colocar no seu cabide de alimentos aquele que conseguiu provar.

3- Posteriormente peça que façam o registro da atividade mostrando os alimentos provados identificando com emojis o quanto gostou de cada um ( ou não)

Para turmas maiores pode ser utilizado o registro através de texto.

4- Para envolver a família envie em pequenos recipientes uma amostra do alimento do dia para que as crianças convidem os familiares para provar e no dia seguinte conte para a turma como foi a experiência.

Ao final do projeto é possível realizar atividades com gráficos mostrando os alimentos que a turma mais gostou e os que a turma menos gostou. Comparar quem experimentou mais ou menos alimentos, etc.
Use a criatividade e crie jogos e atividades complementares.

Duração 5 dias

Recursos - Cabides, E.V.A 9 ou papel), palitos de picolé, cola TEK BOND figuras de alimentos saudáveis, os próprios alimentos,

Postar um comentário

0 Comentários