Orientadores em Missão Impossível


Difícil tarefa é a de orientar professores  desmotivados e/ou desestimulados,  para isso há que se estudar  formas de incentivá-los e fazer com que passem a ter uma visão positiva da área em que atuam o que nos parece quase uma missão impossível daquelas que só o Tom Cruise consegue resolver.
Acho mesmo que o Tom Cruise seria a solução ideal pra se resolver esse problema kkkkkkk
Coloquemos o Gianecchinni ( um brasileiro) e podemos alcançar o mesmo efeito.
Se os dois passasem um dia qualquer em uma de nossas reuniões e falasse a cerca de educação incentivando-nos a trabalhar com dedicação todas transbordariam de amor à profissão  e ensinariam mais e melhor, mas infelizmente as orientadoras não tem condições de pagar cachê tão alto e fazem uso de sua simples voz para que de algum modo consiga incentivar cada professor do grupo o que em boa parte dos casos é realmente uma Missão Impossível.
Analisem a seguinte situação:

Você recebe a função de orientar um grupo de professores que ( como em todos os grupos ) tem o engraçadinho, o sabe tudo, o agoureiro, o pessimista, o crítico implacável os passivos e uma pequena parcela de professores dispostos a dar seu melhor em meio ao caos que se instala devido a falta de ânimo, os gritos de protestos por melhores salários, a correria do dia-a dia que nos rouba o lazer etc, etc, etc .

Você procura formas de orientá-los , mas boa parte não está interessada em suas orientações e de quebra saem do coletivo comentando que você poderia ter feito melhor seu trabalho.
A regra não se aplica a toda a classe, mas a alguns que não procuram fazer uma análise de sua prática e superar-se em seus medos , deficiências buscando assim a melhoria de sua prática de ensino.
Há  grupos onde a coordenação pede uma memória quinzenal para que  o professor analise  sua prática pedagógica e é simplesmente ignorado, viram as costas pra regra e esperam que você enquanto orientador "bonzinho" feche os olhos e não leve à coordenação a negligência.
O orientador por sua vez temendo ser criticado pelo grupo simplesmente fecha os olhos pra evitar confusão ; e o ensino vai sendo levado adiante.
Missão impossível?
Ajude o orientador a te orientar kkkkk
Critique menos
Cumpra suas funções
Experimente opinar nas reuniões de forma construtiva.
Disponha-se a ouvir é por isso que temos 2 ouvidos e 1 boca
Faça sugestões.
Participe das dinâmicas
 E colha os frutos de um bom trabalho de grupo.
Ajudem o orientador em sua Missão Impossível
Caminhemos em busca de uma educação de qualidade a todos.
Beijinhos da Gi


Postar um comentário

4 Comentários

  1. É por essas e por outras que eu sou sua fã!!!! Nossa você falou e disse colega. Como coordenadora pedagógica me vi nessa situação de missão impossível que você coloca tão bem. Adorei o texto você é mesmo iluminada, espero que nossos caros colegas leiam e reflitam nesse texto e principalmente em sua prática!!! Beijo grande da sua amiga, Aline.

    ResponderExcluir
  2. Lendo seu texto achei q estava falando da escola q coordeno rs! Mas vejo que muitas de nós sofrem com esses problemas, não é mesmo?
    Seu texto além de levar professores a refletir sobre sua prática, nos motivar a continuar quando muitas vezes pensamos em desistir!
    Adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gi, virei sua fã. Seus projetos são ótimos, uma "mão na roda". Em relação ao texto, a verdade é que ganhamos pouco e trabalhamos muito, porém, há muitos professores que merecem o que ganham, nunca estiveram e nunca estarão comprometidos com a educação.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Retratou muito bem a realidade vivida por muitos de nós, e o pior que também vamos ficando desmotivados e quem sempre sai perdendo nessa história é o aluno.

    ResponderExcluir