A disciplina necessária no dia-a dia do professor


Há um tempo pra tudo na vida ...


Muitos professores da presente década sentem-se irritados diante da sobrecarga de atividades lhes impostas por seus líderes diariamente, e não é diferente de quando éramos alunos e nossos professores nos sobrecarregavam de tarefas de casa.
Quem nunca sentiu-se impotente diante de uma pilha de livros pra ler , trabalhos pra fazer e seminários pra realizar?
Imaginamos quando estudantes que nunca mais passaríamos por essa agonia até descobrir que como professor isso será uma tarefa diária.
O que fazer diante disso?
Como não entrar em desespero com tanta ficha pra preencher, textos pra redigir atividades pra elaborar,  avaliações pra fazer e livros pra ler?
A palavra chave para  solucionar o problema chama-se disciplina.
Sempre percebi certa agonia de alguns professores ao aproximar-se o fim do ano letivo por conta de estarem com seus diários em uma bagunça total.
Não é fácil ser disciplinada, pelo contrário é torturante até que consigamos, mas uma vez conseguindo nunca mais você ficará com essa vontade de esganar um.
Estabeleça  prioridades
2° Não acumule serviço
3° Faça tudo com dedicação e amor
Chegou do serviço relaxe, nada de correr pra o PC ou pra escrivaninha  pra acabar logo o plano de aula do dia seguinte, o máximo que você conseguirá com a pressa é fazer um plano meia boca e aumentar seu nível de stress.
Tome um bom banho, se alimente escute uma boa música, converse com seus filhos, marido, irmãos e só depois volte pegue seu caderno de plano de aula e espere as ideias fluirem tranquilamente.
Enquanto isso reveja as tarefas dos alunos as corriga e observe a deficiência da turma isso a ajudará a fazer o plano de hoje.
Corrigida as tarefas e observadas as deficiências faça seu plano e exponha nele suas novas ideias para suprir a deficiência encontrada no momento.
Caso as ideias  não venham não entre em desespero há sempre algo que você já fez que os alunos adoram e deu super certo, você não tem obrigação de levar uma coisa nova todo dia.
Tenha em mente uma coisa.
Mesmo aquilo que achamos ser novo hoje já foi utilizado por alguém no passado, como as mini-saias as calças boca de sino etc, etc, etc .
Prepare seu plano tranquilamente e trace seu objetivo com suas simples palavras , sempre que se tenta enfeitar demais se faz bobagem.
Acabado o plano o que te tomará cerca de 2 horas descanse sua mente...
Se sua turma é muito grande sempre tire intervalos pra descansar entre a correção de 10 tarefas, pois corrigindo tudo de uma só vez você pode assimilar o erro e ficar perdida.
Verifique seu diário todos os dias e não deixe de escrever a cada dia sobre o desempenho de seus alunos, isso te poupará dor de cabeça futuramente.
Siga uma rotina diária estipulada por si mesma e nunca mais fique desesperada diante de pilhas de coisas pra fazer.
Trabalhar um pouquinho a cada dia fará com que o tempo sobre pra que você tenha seu momento de lazer.
Quanto as novas ideias elas virão a partir do momento em que sua mente estiver descansada. Virão enquanto você lava, passa, cozinha, pesquisa ou mesmo enquanto brinca com seus filhos.
E quando elas não vierem acesse nosso bloguinho e procure alguma coisa. Sempre estaremos prontos a ajudá-los nessa difícil porém linda tarefa de auxiliar na formação de indivíduos melhores.
E não use a desculpa que não tem tempo, pois há tempo pra tudo na vida, basta que você saiba administrá-lo.
Bem , boa sorte a tarefa de se autosdisciplinar.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Gi amiga, que texto em, menina eu lia e me via nesse corre-corre, meu Deus eu faço tudo isso kkk.
    Vou me disciplinar, estou precisando kkk.
    Forte abraço e obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. O texto é pra mim tbm menina kkkkkkk
    Pra ver se eu aprendo a dar uma paradinha básica rs
    Beijinhos amada e obrigada por sempre comentar

    ResponderExcluir
  3. Olá Gi!!!
    Muito bom o texto. Usarei com minhas professoras na reunião inicial do ano letivo. São dicas muito importantes e principalmente demonstra nossa compreensão quanto às dificuldades comuns na nossa profissão.
    Obrigada pelo texto.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gi!
    Achei seu texto ótimo. Usarei na reunião inicial com as professoras.
    Nos ajudará muito.
    Obrigada.
    Grande abraço.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  5. ..ótimas dicas Gi..vou segui-las e guardar sempre comigo..realmente é cansativo sim...mas so sentimos o cansaço depois de tudo pronto..pois fazemos com muito amor..e realmente tenho q me disciplinas..rs

    ResponderExcluir
  6. Meus sinceros parabens por você ceder essa atividade para nós. .fico muito satisfeita em poder utilizar uma belissima atividade

    ResponderExcluir