Montando um Texto Descritivo

Muitas pessoas tem dificuldade em elaborar um texto descritivo, isso se dá devido a falta de exploração de leitura de imagem na infância. Para que nossos alunos não apresentem essa deficiência futuramente, vamos auxiliá-los  nessa tarefa dando lhes uma imagem ou cenário descrever uma vez por semana.
A imagem escolhida por mim foi essa:

Antes de dar inicio a atividade porém, coloque a criança em contato com o personagem para que possa fazer o texto com mais clareza e riqueza de detalhes.
Coloque o DVD da Moranguinho em que apareça a personagem acima.
Peça que vejam o desenho com bastante atenção.
Acabado o vídeo faça perguntas a cerca dos outros personagens como:
Qual a cor de seu cabelo?
Que altura ela parece ter?
Qual seu nome?
Como ela é?
*Doce
* Irritada
* Carinhosa
* Delicada
*Bonita
* Feia
Feito isso entregue a cada um uma folha contendo o desenho acima e peça que eles respondam perguntas a cerca do personagem, mas de forma diferente descrevendo-a da melhor maneira que puder.
Peça que cada um leia sua descrição e discutam pontos divergentes entre elas.
Como dever de casa peça que cada um traga a descrição de uma pessoa que goste muito.
Gi Barbosa
 Amo Ler Seu Comentário!!!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Olá Gi sou sua seguidora ,e adoro pesquisar no seu blog .Com suas dicas de atividades consegui alfabetizar a minha turminha do 2° ano .Parabéns por esse blog .Bjs.

    ResponderExcluir
  2. vai me ajudar bastante...valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Costumo sempre usar seu blog como subsidio no preparo das minha atividades,procuro sempre por em prática as sua dicas, que são muito proveitosas. Sou professora do 2º ano. Você está de parabéns! Fico muito feliz a cada atividade ou dica que você manda. Um GRANDE ABRAÇO! Tia Sandra. Xerãooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  4. Com esta atividade para o maiores pensei que ela pode ser feita com os menores oralmente, eles descreveriam a imagem. Outro recurso útil é usar os livros de imagem, sem texto.

    ResponderExcluir
  5. bem bacana essa sujestão, fico bem apreensiva em relação a realização de textos descritivos , com sua ajuda torna as coisas mais praticas e divertidas, bem melhor

    ResponderExcluir