Qual a diferença entre encontro consonantal e dígrafo?

Qual a diferença entre encontro consonantal e dígrafo?


Muitos de nós ainda faz certa confusão sobre o que é dígrafo e o que vem a ser encontro consonantal e muitas vezes por essa confusão passamos informações erradas a nossos alunos. Encontrei essa definição em um grupo Yahoo e achei uma definição simples e clara.
Sem mais complicações segue a definição.

Encontro consonantal: Duas os mais consoantes podem vir juntas na mesma palavra, mas com certa distinção. Quando, num grupo de duas consoantes, a segunda é "l" ou "r"(chamadas em outros idiomas de consoantes liquidas), o encontro é mais forte, isto é, o grupo é mais uno: céreBRo, têneBRa, CLave. Em latim, a vogal que antecede tais grupos consonantais é breve na prosa, mas breve ou longa, à vontade do poeta, no verso.
Já nos outros grupos tal união não se verifica; há mais separação entre consoantes, e na pronúncia errada ou da derivação popular pode aparecer uma vogal: aD(e)Vogado, dificuL(i)Dade, fenômeno chamado anaptixe (ou suarabácti). 
Dígrafo:

Outras vezes, duas consoantes ocorrem juntas como representantes de um único som; é o caso se dá com o CH, com LH, com NH, e com as geminadas RR e SS, que por isso se chamam dígrafos (gr. di=dois, grafo= grafar). Em última análise, o dígrafo corresponde a uma deficiência do alfabeto, ou seja, à inexistência de uma só letra para indicar o som, o que pode acontecer também com o QU e com o GU.
Fonte . http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070303112530AAFGWBz

Vai deixar um Comentário?

Postar um comentário

1 Comentários

  1. hehheheheheheh,agora eu achei engraçado,essa dúvida eu compartilho,nós sempre encontramos dúvidas parecidas com está,e agora com anova ortografia então...

    ResponderExcluir