Por que Comemorar o Dia dos Pais?

Enquanto trabalho no Projeto do Dia dos Pais procurando um significado pra data,  um motivo pelo qual essa figura mereça a devida atenção recordei que não tive um pai presente.
Isso pra mim não tem importância alguma , pelo contrário nunca causou em mim motivo de tristeza ou mesmo de rejeição o que convenhamos  é meio estranho, mas é verdade.
Recordo-me certa tarde em que meu pai me visitava e disse pra mim:
- Minha filha, me desculpe por que eu não pude dar nunca o que você precisava.
Pensei comigo:
- Eu não precisava de nada mais que algumas visitas e isso não custa dinheiro.
Mas isso apenas pensei...
Ele me prosseguiu:
 -  Me perdõe por não ter estado perto quando você precisou e não ter te dado nada todos esses anos.
E já havia se passado 19 anos ( um tempo valioso).
Olhei pra ele e então disse:
 -  O senhor me deu a vida e isso é o bastante.
Ele ficou feliz eu também, afinal fiz alguém feliz.
Todos temos um jeito especial de ser e eu me pareço muito com meu pai em especial pelo temperamento.
Ele não é má pessoa, mas é fato que nunca pode ser um bom pai pra a turma de irmãos que tenho .
Alguns nunca tive a oportunidade de conhecer.
Contam se 15 ou 20 eu não sei bem...
Sei que eu sempre fui a garotinha que não tinha ninguém pra oferecer o cartão do dia dos pais e isso ( por ter o temperamento igual ao de meu pai) pouco me importava. Pra mim era só mais uma tarefa a ser feita na escola.
Mas para boa parte das crianças isso tem muita importância e esse é o motivo pelo qual o projeto para o dia dos pais toma tão pouco tempo e é deixado meio de lado pelas escolas, na verdade nós queremos passar por cima do segundo domingo de agosto como um trator de esteira,  pois não estamos aptos a lidar com as dores de nossos alunos abandonados, maltratados e deixados de lado diariamente pelo pai.
Lembra-me certa feita em que pedi que meus alunos entre 6 e 8 anos desenhassem uma mão e colocassem em cada dedo o nome de alguém a quem amasse muito.
Alguns pareciam seguir um mecanismo de anos anteriores escreviam por terem sido induzidos a isso, mas uma aluno me chamou atenção, pois escreveu o nome da mãe, da avó , de um colega, de um vizinho e sobrou um dedo q ele não conseguia preencher de forma alguma.
Eu então me aproximei e perguntei se ele não amava mais ninguém
e por que ele amava aquelas pessoas e ele me deu um motivo pra amar cada uma delas ao que eu sugeri...
 -  Escreve o nome de seu pai.
Não sei se foi uma boa ou uma péssima sugestão, pois ele me respondeu:
- Eu não gosto dele. Quando ele bebe bate na minha mãe.
Eu engoli em seco e tentei ali ser meio psicóloga, mas que explicação se pode dar àquilo que ele presenciou.
Prosseguiu:
 - Ele deu um soco no rosto dela essa semana.
Ele não falava isso com tristeza nem com lágrimas nos olhos, mas com indiganação e alguns coleguinhas que acabaram por ouvir começaram a desabafar também e foi dificil controlar o choro de uma pequenina muito linda que a mãe colocava constantemente contra o pai ela sempre chorava e era muito carente e até então eu não sabia o motivo. Fique sabendo naquele dia.
Bem, aquela aula foi pra mim uma lição, como sempre os alunos nos ensinam coisas valiosas.
Como uma criança de 7 anos é incapaz de amar o mínimo de 5 pessoas e falar com tanto rancor de alguém que lhe deu a vida?
É triste, mas comum.
A cada dia a figura paterna é jogada as favas e a instituição chamada familia é tida como desnecessária.
Quando uma celebridade julga desnecessária a figura do pai e leva uma geração consigo vemos que tudo vai de mal a pior e a celebridade Xuxa que tanto colocamos nossos alunos em contato por também termos estado em contato com ela;  fez isso ao olhar de muitos.
Me diriam os fãs ( e ninguém era mais fã que eu) que a menina tem um pai e que a Xuxa pode e argumentarei:
 -  Ela disse em rede nacional que teria uma filha (uma produção independente).Não preciso deixar de gostar dela por isso, mas é no mínimo inconsequente falar a um público infantil que a figura do pai não tem essa importância toda. Mas ela realmente  é a Xuxa e  pode se dar ao luxo o que ninguém imaginava era que  muitos adolescente seguiram o mesmo rumo ( é um exemplo notável de uma amante das crianças) e ao hoje  temos muitos avós cuidando de netos. Culpa da Xuxa?
De forma alguma, mas se você é referência deve dosar suas palavras e não justificar sua escolha fazendo muitos vê-la como modelo a ser seguido.
Produção independente .... Que termo desgraçado!
Eu não sou uma produção independente, mas não  tive um pai presente , isso não me causou danos psicológicos, mas causa a muitos outros que tem um temperamento diferente do meu.
O que podemos fazer enquanto professores para mudar esse quadro e fazer com que o pai acompanhe seu filho na caminhada.
Estimulemos a figura paterna a que esteja a par da educação de seu filho e mostremos pra nossos pequeninos, mesmo aqueles que foram de alguma forma rejeitados pelos pais que futuramente ele terá uma familia e suas chances de fazer diferente serão imensas e o efeito bola de neve para a partir do momento em  que quem não teve um pai passa a ser um pai exemplar, uma figura notável na vida de seu filho.
Há bons e maus pais, assim como há boas e más mães.
Tudo nasce na infância e nós enquanto professores não podemos estar imparciais diante disso.
Por que não trabalhar o dia dos pais com mais atenção?
Por ventura todas as crianças de nossa escola tem mães?
Muitas não são doadas a seus avós como se pais deles fossem?
O que fazemos quando uma criança está ferida?
Deixamos a ferida lá quieta pra que talvez melhore ou encha de bicho, ou passamos um bom remédio aquele que tem efeito e não paramos de fazer isso até que esteja curada?
Não negligenciemos este papel de educadores preocupados com o psicológico de nossos pequeninos, mas nos curemos junto com eles das feridas que nossos pais ( muitas vezes inconscientemente) produziram em nós dia após dia.
Por que comemorar o Dia Dos Pais?
Ora, por que há figuras essenciais em nossas vidas para que tenhamos equilibrio emocional em nossa jornada  e o Pai seja na figura do avô , do pai adotivo, do irmão ou do pai biológico é uma delas.
 Gi Barbosa

 Amo Ler Seu Comentário!!!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Me emocionei com o texto.Meu pai sempre foi muito presente.Hj ele marca presença com o papai do céu.

    ResponderExcluir
  2. me sinto emocionada com o texto, assim como a professora Juliana( minha xará), e graças a Deus agradeço por ter um pai sempre presente, que trabalha sol a sol na roça, com alegria, pois é do seu trabalho que deu a oportunidade de sermos quem somos hoje, eu e minhas irmãs, professoras apaixonadas. somos 11 irmãos e todos criados com muito amor e sabedoria.
    amo meu pai, minha mãe, meus irmão, pq meu pai me ensinou a amar o próximo da maneira mais plena.

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei com o texto e vem ao encontro das minhas preocupações. Por mim não se comemoraria separado estas datas, comemoraria-se o dia da família. A criança que não tem pai ou foi abandonada sofre muito.

    ResponderExcluir
  4. POXA GI,AGORA VC ME FEZ CHORAR,EU NÃO TENHO MAIS PAI VIVO EM CARNE,MAS SINTO SUA PRESENÇA CADA DIA,E ESSE ANO VOU COMEMORAR SIM O DIA SEI QUE VOU CHORAR MUITO ...

    ResponderExcluir