Dicas sobre blog p/ escola

Qual o motivo pelo qual sua escola precisa ter uma página na Web?

* Divulgação de sua instituição de ensino
* Deixar os pais a par das atividades da escola
* Expor sugestões de projetos e/ou atividades que possam auxiliar à seus colegas de profissão
* Postar atividades complementares para utilização dos pais e melhoramento da vida escolar do estudante
* Postar pesquisas sobre os assuntos relacionados à cada disciplina e ano a fim de colaborar com o aprendizado dos discentes e informação dos  docentes
* Postar notícias e assuntos da atualidade a nível de informação da comunidade de seu município
* Fazer um intercâmbio entre as escolas de sua comunidade estimulando a união entre a classe educacional
* Reenvidicar e/ou convocar  os pais às reuniões e eventos
*Incentivar os alunos no processo de leitura e escrita
Bem, os motivos são infinitos ...
Em geral temos nos preocupado em postar fotos de nossa turma em seus trabalhos manuais o que certamente é enriquecedor, mas deixa a desejar no quesito aprendizado já que as fotos apenas expõem parte do trabalho ou mesmo mostram uma sequência daquilo que foi apresentado em sala de aula em geral na culminância de algum projeto, o que certamente dá ideias aos professores e deixam os alunos felizes, mas não se aproveita o espaço em sua totalidade
Quando se faz um blog o que se deve ter em mente é que ele é mais uma ferramenta de estímulo e capacitação de alunos e professores.
Um blog escolar precisa ter conteúdo e pra que isso aconteça ele precisa de alguém pra exclusivamente gerenciá-lo, fazer as pesquisas, postar as sugestões e informar aos pais a melhor forma de utilizá-la com seu filho ou mesmo explicar melhor aquilo que o bilhete ou o aluno informa parcialmente e acredite fazer isso pode levar horas e horas.
Como o blog funciona para os alunos?
O blog deve ser utilizado para que o aluno ganhe seu espaço dentro dele. Para isso podem ser criadas categorias exclusivas como tenho aqui em meu blog como :
O espaço é do aluno criativo
Onde serão expostos os trabalhos criativos realizados por eles
De que forma o aluno pode e deve fazer uso desse recurso?
O professor deve estimular em sala de aula a que seus alunos produzam materiais para o blog e fazer a seleção entre os da turma de melhor texto, melhor formulação de problema etc ... Buscando assim, através de um estímulo competitivo fazer com que seu aluno produza mais e melhor.
Como o aluno pode fazer as postagens?
O blog pode ter acesso restrito ao gerenciador ou pode ser gerenciado por várias pessoas. No caso de alunos pequenos seria interessante que o próprio professor tirasse fotos das atividades prontas para colocá-las no blog enquanto que os maiores sob supervisão fariam suas próprias postagens durante as aulas de informática ou individualmente na secretaria da escola.
É preciso que se compreenda que atividade produzida pelo próprio colégio e/ou professores conduz a escola ao patamar mais elevado diante dos olhos dos pais e comunidade e que atividade boa é aquela respondida pelo aluno, com sua grafia e sua individualidade sendo respeitada. De igual modo o professor deve buscar meios de a cada período colocar uma criança diferente pra fazer sua postagem para que desse modo não se crie um clima desconfortável em sala de aula e o favoritismo não venha a ser algo que prejudique o andamento da turma ou provoque queda na autoestima do aluno.
Outra categoria interessante no blog é:
Destaques da semana:
Essa categoria será utilizada para destacar um aluno em cada turma sendo que ao inicio da semana o professor deve expor as regras , como por exemplo:
- Terão seus nomes e/ou fotos no  blog durante uma semana os alunos que:
* Fizerem todos os deveres de casa nos próximos dias
* Aqueles que mostrarem ser mais cuidadosos com seu material escolar
* O que produzir o melhor poema ...
Isso os incentivará desde que a escola procure sempre colocá-los em contato com a página levando à eles os comentários sobre seus textos e histórias e sobre os projetos da escola
É interessante que ao se produzir um blog se tenha em mente que deve ser um espaço alegre, mas de acordo com a faixa que cada escola atende e procurar não encher a página como tudo que se encontra pela net , senão o blog fica muito pesado e pouco visitado já que a paciência não é virtude do brasileiro.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o encaixe de cada gadget na página, afinal bem ou mal o brasileiro ainda compra beleza e realmente coisas desencaixadas no blog o deixa visualmente deselegante.
Caso você ganhe selinhos maiores os coloque no meio da página como postagem com o marcador selinho ou outro q ache mais interessante.
Se a escola preferir pode criar um espaço de interação com seu público com uma janela de msn ou chat no blog o que irá favorecer a comunicação dos pais com o pessoal da escola.
Como meu espaço pode ser visitado?
É importante fazer a divulgação do espaço através de panfletagem (faça isso apenas após o blog ser todo organizado) ou através de meios como orkut, e-mail etc ... Ah, não esquecendo de falar com todos a respeito, afinal o boca a boca ainda é uma ferramenta de divulgação muito poderosa
Por que seguir outros blogs?
A necessidade de seguir blogs vem não apenas de conseguir seguidores para o seu, mas de estar por dentro das atualizações desses  blogs  a fim de somar ideias e desenvolver um melhor trabalho em sala de aula.
Como faço pra seguir um blog?
Qualquer pessoa pode seguir um blog desde que tenha uma conta como orkut, twitter, gmail ... Ser seguidor é como ser amigo no orkut, portanto aprenda a fazer amizades na rede.
Em que o blog é superior ao orkut?
O orkut é mais voltado para exposição de fotografias enquanto no blog você pode expor texto e explicar como a atividade ou jogo pedagógico pode ser utilizado.
O orkut diminue a resolução da foto ou atividade o que não acontece no blog.
O público do orkut é mais voltado pra entretenimento e relacionamento enquanto que o blog é universal.
Teste e comprove
Orientações?
O gerenciador do blog sempre que fizer uma postagem que o conteúdo seja de outro blog ou site deve citar a fonte e colocar o link para que o crédito devido seja dado a quem de direito e as pessoas possam prestigiar o trabalho de outros
Não acho elegante postar coleções pra download, embora reconheça a utilidade das mesmas, mas expor uma ou outra atividade citando fonte colocando foto do livro preço e local onde comprar pode passar aos alunos valores como a ética na educação e na vida.
Procure ter esmero em scanear uma atividade ou fotografá-la para o blog a fim de que as pessoas possam utilizar o conteúdo ou mesmo admirar o papel da escola na dedicação e conservação de seu material, mostrando também ao aluno que você enquanto professor conserva seu material e cumpre suas atividades com carinho
Procure não utilizar um layout ( que chamo de roupinha) como o meu cor de rosa levando em consideração que os garotos não se sentiriam estimulados.
Bem, falaria de blog o dia todo, mas tenho muito o que fazer. Espero que o conteúdo escrito seja útil às escolas que pretendem criar seus espaços brevemente.
Se tiver interesse em meus serviços estarei a disposição.
Gi Barbosa
Quer montar um blog pra sua escola? Fale comigo
[email protected]

Postar um comentário

1 Comentários