Oh dúvida Cruel - Novo Acordo Ortográfico

Oh dúvida Cruel - Novo Acordo Ortográfico


Conversando com alguns professores a cerca das três letras estrangeiras que faziam parte de nosso dia-a-dia, mas não de nosso alfabeto ( k,w,y) surgiu a dúvida cruel.
K,We Y são vogais ou consoantes?
No site da revista escola http://revistaescola.abril.com.br/ escrito está:
"Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais. Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta. Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa. O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante. Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso." 
Temos portanto uma letra que hora é vogal e hora é consoante o que torna nosso alfabeto variável quanto ao número de letras, de vogais e de consoantes.
E agora meus queridos?
Como lidar com isso em sala de aula sem confundir o aluno? Passamos por cima delas e mostramos apenas o que nos interessa?
Oh, dúvida Cruel!
 Parece difícil, mas tenho plena certeza que os professores encontrarão um meio de lidar com isso, como encontraram de inserir as letras k, w e y mesmo sem que existisse acordo algum.
E creio que nossas crianças de igual modo assimiliarão mais esse conceito maravilhosamente bem.
Um bom dia!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá,expliquei aos meus alunos pelo som e depois de ler o seu texto é que me toquei que ainda contamos as vogais e consoantes sem as letras estrangeiras.

    ResponderExcluir
  2. amei que tenha compartilhado pois tambn tinha duvidas nessa questao

    ResponderExcluir