Conto de Natal

 Este conto de Natal eu li quando cursava a antiga 3ª série. Ele me ficou na memória e consegui encontrá-lo na net no blog Letras e Histórias.
Não me recordo o nome do autor do conto  de modo que espero  a ajuda de vocês pra descobrir.
 Por que o Pinheiro é árvore de Natal
 Quando Jesus nasceu, bem próximo do presépio estavam 3 árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro.
Nesta época não só os animais falavam, como as plantas também, ainda que os Homens não compreendessem as suas linguagens.
Estavam as três árvores conversando sobre os presente que dariam ao Menino Jesus quando a palmeira disse:
- Eu darei a minha palma mais viçosa para que a sua Mãe O proteja do sol forte!
A oliveira que estava carregada de frutos - as azeitonas - respondeu:
-E eu oferecerei os meus frutos e o meu azeite para a Criancinha!
Voltaram-se as duas para o pinheirinho e perguntaram-lhe: 
- E tu ? O que irás oferecer?
O pinheirinho muito quieto pensava no que teria de especial para ofertar ao Menino, quando a palmeira dirigiu-se a ele dizendo:
- As tuas folhas são pontiagudas e podem ferir a Criança!
A oliveira por sua vez disse:
- E os teus frutos? São secos e duros...
E disseram em conjunto:
- Que pena! Não tens nada tem de especial para oferecer...
O pinheiro então ficou muito triste e silencioso.
"É verdade, pensou. Todos trouxeram presentes para esta Criança: os pastores -lã, leite e até um pequeno carneirinho! Os reis – ouro, incenso e mirra! Até a palmeira e a oliveira puderam oferecer algo de si, só eu não tenho como alegrar a Criancinha...
Neste momento, as estrelas que cintilavam lá no alto do céu e que haviam escutado toda a conversa entre as árvores começaram a descer bem devagarinho e foram pousando delicadamente nos ramos verdes do pinheiro que se foi iluminando e ficando cada vez mais bonito.
Todos se admiraram, e se voltaram para ele, e lá da manjedoura os olhinhos do Menino Jesus encheram – se de brilho e alegria.
E foi assim que o singelo pinheiro se tornou a árvore do Natal, e todos os anos, nesta época, as pessoas enfeitam-no e enchem-no de luzes. 

( AUTOR - ALGUÉM PODERIA INFORMAR?)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Querida trabalhei esse texto "Por que o pinheiro é arvore de Natal?" com minha turma ano passado.Segundo fonte onde retirei, o texto é uma(Adaptação de Corina Maria Ruiz. Em: Revista do Ensino, nº 81, mar. 1962) Espero que essa informação ajude. Beijos!
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Nesta época em que o Natal esta muito voltado para a comercialização e valorização das coisas materiais, este texto é excelente para mostrar o que realmente tem importância.

    ResponderExcluir