Quadro de Rotina/ Como preparar uma boa Rotina Escolar?

Olá Queridos!


Hoje me peguei com uma ideia simples de como organizar a Rotina Escolar e criei esse quadro para auxiliá-los.

A sugestão é imprimir, plastificar e antes da hoa de entrada  colar fitas de cartolina (com durex) com a rotina do dia.
Isso despertará no aluno o gosto pela disciplina.
Certo é que muitos de nós precisa aprender a desenvolver essa capacidade de disciplinar-se e o quadro vai certamente nos ajudar.
Não o encare como uma tarefa extra, mas como uma oportunidade de melhorar sua prática pedagógica.
Abaixo o quadro preenchido:
Quadro de Rotina/ Como preparar uma boa Rotina Escolar

No próximo post coloco para preencher, pois estou acabando a organização do arquivo e estava ansiosa pra mostrar esse trabalhinho pra vocês.

Como muitos ainda tem dúvidas de como organizar seu tempo/aula transcrevi alguns trechos de um artigo inteessante que encontrei no Blog Pedagógicos

 Os trechos que considerei de maior relevância seguem abaixo:

Rotina escolar - A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola. Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.

Tempo e chamada

Na Educação Infantil o primeiro passo da rotina é a caracterização do dia em termos de calendário (Que dia é hoje? Em que mês estamos? Que dia foi ontem? E que dia será amanhã? Se tiver alguma data especial o professor deve conversar sobre ela com seus alunos: data cívica ou aniversário de algum aluno - mesmo que tenha ocorrido num feriado ou fim de semana), tempo (a estação do ano é relembrada e verifica-se se algumas características estão presentes no dia. As condições climáticas são, então, registradas através de cartaz do tempo).
Finalizada essa etapa, é iniciada a chamada interativa: o professor sugere ao grupo que observe e verifique quem está presente e quem faltou. Após nomearem os faltantes, então começa a chamada propriamente dita, que pode ser realizada de diversas formas: preenchendo o quadro “Quantos somos?”, ou num quadro que possua as fichas de todos os alunos (retira-se as fichas dos que estão faltando e em seguida conta-se quantos alunos estão presentes, podendo ser até um momento para trabalhar com os nomes dos alunos), bonequinhos com o nome dos alunos para colocar num quadro específico (pode-se fazer como o exemplo anterior),entre outros modelos. Qualquer que seja o modelo escolhido deve-se fazer a contagem dos presentes, separar em grupos (meninos e meninas) e sua totalização novamente. Toda essa atividade de chamada interativa vai permitir a descoberta e consolidação de valores, além de ser muito agradável para a criança pelo seu caráter lúdico e participativo, valorizando a presença de cada um e permitindo, embora dentro da rotina, muitas variações.
No Ensino Fundamental essa etapa pode ser simplificada falando sobre a data do dia (Dia, mês e que ano estamos? Tem alguma data especial que se comemora hoje? Pode ser data cívica ou aniversário de algum aluno). A chamada também é primordial, mas pode ser feita de maneira mais simples.

Ajudante do dia

A escolha do ajudante do dia pode ser efetuada com várias dinâmicas: um casal por dia ou apenas um ajudantes, alternadamente menino/menina, escolhido através de sorteio, ordem alfabética. No caso do Ensino Fundamental pode ser o representando e vice em dias alternado mais um aluno.
A esses ajudantes, nesse dia, caberá colaborar em todas em todas as tarefas, tais como: distribuir materiais, bilhetes, organizar a sala, etc.

Atividades do dia

As atividades apresentadas para o dia devem constar no quadro de rotina: atividade individual, em grupo, vídeo, informática, explicação e correção do dever de casa, jogos, etc.
O tempo gasto em cada atividade é um elemento importante, por isso teve ser pensado desde o planejamento, para não colocar excesso de atividades.

A importância da roda

A roda é um dos momentos de grande interação. Implica a expectativa de algum fato relevante, pois algo de importante vai acontecer quando todos sentam numa roda. Para o professor, é uma oportunidade de observar os alunos e as relações entre eles: duplas ou trios que se sentam perto, conversam, trocam objetos, riem.
Nos primeiros dias de aula, a proximidade da roda permite que os alunos se conheçam melhor, observando semelhanças e diferenças por meio de um jogo de identificação iniciado pelo professor: “Tem criança com camisa azul”, “Tem criança com bota”. Mesmo não sabendo ainda o nome dos colegas, as crianças se voltam para os indicadores, acompanhando a nomeação de cada um: “Davi vai mostrar sua mochila nova”, “Quem está de blusa verde vai pegar a caixa de botões”. Todo o grupo se envolve na adivinhação e às vezes descobre quem é o aluno.
A “roda de novidade” deve fazer parte da rotina desde os primeiros dias de aula. No início, o professor traz os objetos para serem explorados, e os alunos são praticamente espectadores. Mas a roda evolui quando as crianças começam a trazer as novidades de casa – uma fruta, um brinquedo, uma revista, toquinhos de madeira, algumas fotos e até uma caixa cheia de tampinhas de refrigerante. O que for significativo para a criança pode ir para a roda, desde que o dono queira. Uma das possibilidades é criar a “caixa de novidades”. Na chegada, o aluno guarda o objeto, que depois de exibido na roda volta para a caixa ou vaio para a mochila, conforme a criança desejar.
A novidade pode desencadear várias atividades, como jogos, brincadeiras e histórias, e faz a ponte entre a casa e a escola, permitindo identificações, além de incentivar o início das relações de interação e troca entre os alunos. A roda pode ser o primeiro momento de centralização das atividades do dia. Nela se tem um espaço privilegiado no qual se pode desencadear a exploração de temas e o amadurecimento das idéias. Mas para isso é de grande importância a participação dos alunos por meio de comentários e discussões.
Na Educação Infantil a roda faz parte da rotina diária, podendo ocorrer mais de uma vez ao dia se necessário. Já no Ensino Fundamental pode ser inclusa como forma de trabalho, para uma explicação de conteúdo, experiência onde os alunos possam ficar mais próximos, durante um jogo, entre outras situações que o professor julgue necessária, pode ou não fazer parte da rotina diária.


Sugestão de Rotina para Educação Infantil



Ø Educação infantil:

· Acolhida: saudação, oração, guarda de material, músicas, etc.
· Quadro de rotina
· Rodinha (conversa sobre como eles estão, hora da novidade, etc.)
· Calendário (dia, mês, ano, aniversariantes, etc.) e tempo;
· Chamada interativa ou “Quantos somos?”
· Escolha do ajudante do dia;
· Retomar o dever de casa do dia anterior (cada um deverá mostrar o que fez, o que mais gostaram de fazer, etc. Caso algum aluno tenha feito de forma incorreta, retomar com ele num momento oportuno para que ele corrija ou refaça caso seja necessário)
· Atividade de sala (individual, grupo, desenho, informática, vídeo, jogos, brincadeiras, pintura, modelagem, etc.)
· Parquinho
· Lanche
· Escovação
· Atividades de sala
· Dever de casa (passando dever de casa)
· História
· Relaxamento com música

Espero que gostem da ideia.
Beijokas

Rotina na Educação Infantil


Postar um comentário

35 Comentários

  1. OI GI, ADORO SEU BLOG! ADORO TAMBÉM RECEBER SEUS E-MAIL DIÁRIOS. ME AUXILIA MUITO! SOU PROFESSORA DO PRIMEIRO ANO, TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO E AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! TENHO UM ALUNO QUE TEM UMA DIFICULDADE ENORME PARA APRENDER A LER E A ESCREVER E TEM MUITA FACILIDADE EM MATEMÁTICA; VOCÊ PODERIA ME DAR UMA DICA DE COMO PROCEDER COM ELE? ALGUMAS ATIVIDADES? AGUARDO. BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro este blog educativo pois estou utilizando bastante na escola que trabalho.

      Excluir
  2. OI GI ADORO SEU BLOG E RECEBER SEUS E-MAIL TAMBÉM! GOSTARIA MUITO DE DICAS TUAS DE COMO TRABALHAR COM ALUNOS QUE POSSUEM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA, POIS TENHO UM ALUNO QUE TEM MUITA DIFICULDADE NO PORTUGUÊS E MUITA FACILIDADE NA MATEMÁTICA. AGUARDO
    GIANI SALVADOR
    [email protected]

    ResponderExcluir
  3. Olá Giani Salvador.

    Vou fazer uma postagem em relação à sua dificuldade.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO COMCERTZA ESTA ATIVIDADES IRAO ME AJUDAR.

    ResponderExcluir
  5. Amoo esse blog, e para pessoas como eu que estão iniciando-se como professora de educação infantil, é uma fonte inesgotável de informação e ajuda.
    Obg por ceder todo esse material tão precioso e tão lindo!

    ResponderExcluir
  6. Oi sou a Ana professora de matemática do projeto mais educação..trabalho com alunos do 3° ao 9° ano.. suas atividades sempre mim ajudam com os pequenos ..bj..continue postando boas atividades de matemática!!quem tiver boas idéias com matemática mim envie no [email protected]
    obrigada!

    ResponderExcluir
  7. oi to começando a dar aulas agora ,confesso que estou meio perdida ,mas estou me encaixando bem rsrsrsr sua ajuda é ótima , pois trabalho com atividade complementar. Tenho que ter boas idéias brigauuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  8. oi meu nome é Simone ´e sou prof° de atividade complementar , e tenho que ter boas idéias ,seu blog é D+ adorei vou passar para outras beijo.....

    ResponderExcluir
  9. Ola!Meu nome é Liziane, e adoooooooooro seu saite, e receber seus emails com novidades é muito bom, pois quando estamos nos preparando para algum material você já esta lançando. Parabénsss!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi...sou sua seguidora e sempre passo por aqui para dar uma olhadinha. Tenho um blog sobre educação - Dia a Dia do Professor.
    Estou te convidando para participar de uma Blogagem Coletiva que acontecerá no meu blog dia 31 de janeiro. As regrinhas estão no blog.
    Espero por você.

    Vanessa Ribeiro Marins

    ResponderExcluir
  11. Oi. graça e paz amei seu blog e vou aproveitar muito de sua criatividade.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Adorei vou imprimir a versão para colorir e apresentar para uma professora que esta com dificuldades no entendimento da importância da rotina e do planejamento para o desenvolvimento da atividades pedagógicas.

    ResponderExcluir
  13. Super importante a rotina escolar! Nos ajuda muito e esse quadro ficou lindo!Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. fiquei doidinha para ver essa direitinho, porém estamos ainda com o problema de visualizar a postagem por inteiro, mais depois volto e vejo. vlw.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez percebo o quanto voces se esforçam para ajudar os professores. Só tenho que agradecer a Deus pela vida de vocês - Gi e o esposo Davi Barbosa. Meu muito obrigada pelas ideias maravilhosas de atividades quenos ajudam a enriquecer nossa didática e a melhorar as atividades proposta. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Amei suas atvidades,parabéns pelo maravilhoso trabalho,gostaria de rotinas para o segundo ano.bjusss

    ResponderExcluir
  17. Gi!
    Parabéns pelas postagens, que o nosso bom DEUS continue derramando bençãos em sua vida.
    bjk

    ResponderExcluir
  18. Gi!
    Parabéns!
    Adoro suas postagens, que o nosso bom DEUS continue derramando bençãos em sua vida.bjk

    ResponderExcluir
  19. Você tem algum desse quadro de rotina com modelo preenchido para ensino fundamental?? Para que possa ter de modelo..gostei muito deste post..

    ResponderExcluir
  20. Esse blog é de grande auxílio para muitos professores, só temos que agradecer a vocês!!

    ResponderExcluir
  21. Puxa , essas atividades poderiam estar num cd , pq a internet onde moro é de lua , às vezes ....quase sempre falha!

    ResponderExcluir
  22. Puxa , essas atividades poderiam está num cd .Pagaríamos pelo produto e frete (assim que compro cds para estudar ...custa entorno de 35.00 + frete)Pq a minha internet é roça , a lenha ..quase ...sempre não funciona!

    ResponderExcluir
  23. Você vale ouro!! Estava mesmo precisando... ;)

    ResponderExcluir
  24. ola amo muito suas publicações , ja comprei suas apostilas e gostei muito!!
    estou fazendo pedagogia e dou aulas de eventual, desde a creche até o quinto ano, gostaria que você publicasse plano de aula com atividades por serie para uma professora eventual !! bjusss

    ResponderExcluir
  25. ola , amo muito suas atividades, até ja comprei suas apostilas e amei!
    faço faculdade de pedagogia e dou aulas de eventual , gostaria muito que você publicasse uns planos de aula com atividades para professora eventual da creche ao 5 ano. bjuss

    ResponderExcluir
  26. Adoro seu trabalho. É muito inspirador

    ResponderExcluir
  27. ótimo assunto e como abordaram, vou aplicar essas dicas na área de educação infantil zona norte, vou fazer isso hoje mesmo, me ajudou!

    ResponderExcluir
  28. Oi pessoal!
    Também gostei muito das dicas. Espero que vocês tenham visto outras dicas n blog indicado.
    São excelentes!

    ResponderExcluir