Tarsila do Amaral - Breve Resumo Educação Infantil

Tarsila do Amaral - Breve Resumo Educação Infantil

Hoje organizei algumas informações sobre a artista Tarsila do Amaral .
Anotei o que achei mais interessante Site Oficial e fiz um breve resumo que considero importante a nível de conhecimento da artista e também para aguçar o desejo de aprender do aluno.
Trago também algumas telas que o professor pode usar para fazer releitura da obra, seja fazendo mosaico, desenhando ou usando a imaginação.


Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904.

       A NEGRA


Em 1923 Tarsila encontrava-se em Paris acompanhada do
 seu namorado Oswald. Conheceram o poeta franco suíço Blaise Cendrars, que apresentou toda a intelectualidade parisiense para eles. Foi então que ela estudou com o mestre cubista Fernand Léger e pintou em seu ateliê, a tela 'A Negra'. Léger ficou entusiasmado e até chamou os outros alunos para ver o quadro. A figura da Negra tinha muita ligação com sua infância, pois essas negras eram filhas de escravos que tomavam conta das crianças e, algumas vezes, serviam até de amas de leite. Com esta tela, Tarsila entrou para a estória da arte moderna




  
Tarsila do Amaral - Breve Resumo Educação Infantil
MANTEAU ROUGE

Tarsila oferecia almoços bem brasileiros em seu ateliê, servindo feijoada e caipirinha. E era convidada para jantares na casa de personalidades da época, como o milionário Rolf de Maré. Além de linda, vestia-se com os melhores costureiros da época, como Poiret e Patou. Em uma homenagem a Santos Dumont, usou uma capa vermelha que foi eternizada por ela no auto-retrato 'Manteau Rouge', de 1923. 







'Encontei em Minas as cores que adorava em criança. Ensinaram-me depois que eram feias e caipiras. Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: o azul puríssimo, rosa violáceo, amarelo vivo, verde cantante, ...' Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral - Breve Resumo Educação Infantil
O PESCADOR

E essas cores tornaram-se a marca da sua obra, assim como a temática brasileira, com as paisagens rurais e urbanas do nosso país, além da nossa fauna, flora e folclore. Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil. E esta fase da sua obra é chamada de Pau Brasil, e temos quadros maravilhosos como 'Carnaval em Madureira', 'Morro da Favela', 'EFCB', 'O Mamoeiro', 'São Paulo', 'O Pescador', dentre outros.


ABAPORU 

Tarsila do Amaral - Breve Resumo Educação Infantil

 
Em janeiro de 1928, Tarsila queria dar um presente de aniversário especial ao seu marido, Oswald de Andrade. Pintou o 'Abaporu'. Quando Oswald viu, ficou impressionado e disse que era o melhor quadro que Tarsila já havia feito. Chamou o amigo e escritor Raul Bopp, que também achou o quadro maravilhoso. Eles acharam que parecia uma figura indígena, antropófaga, e Tarsila lembrou-se do dicionário Tupi Guarani de seu pai. Batizou-se o quadro de Abaporu, que significa homem que come carne humana, o antropófago...
(...) A artista contou que o Abaporu era uma imagem do seu inconsciente, e tinha a ver com as estórias de monstros que comiam gente que as negras contavam para ela em sua infância.

No site oficial você encontra Quebra-cabeças com as telas de Tarsila do Amaral  para baixar e instalar no PC da escola.
Nível FÁCIL,  MÉDIO E DIFÍCIL

E no Smart Kids vc encontra Desenho pra Colorir.

Tarsila do Amaral
Antropofagia                   


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Tarsila é sempre uma boa pedida para trabalhar com as crianças.

    ResponderExcluir
  2. As obras da Tarsila do Amaral, só boas para se trabalharem com as crianças. Algumas professoras tem resistência para apresentar artistas para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Fiz a releitura da obra "Os operários da Tarsila", na minha turma. Foi uma sequencia de artes.Ficou muito legal!!

    ResponderExcluir