Texto Reflexivo Reunião de ProfessoresA Escola dos Bichos

A Escola dos Bichos
Texto Reflexivo Reunião de ProfessoresA Escola dos Bichos


Certa vez os animais resolveram preparar seus filhos para enfrentar as dificuldades do mundo e, para isso, organizaram uma escola. Adotaram um currículo prático, que constava de natação, corrida, escalada e vôo. Para facilitar o ensino, todos os alunos deveriam cursar todas as matérias e ao mesmo tempo, em regime seriado.

O pato, exímio em natação (melhor mesmo que seu professor), conseguiu notas regulares em vôo, mas era aluno fraco em corrida e escalada. Para compensar esta fraqueza, ficava retido na escola o dia todo, fazendo exercícios extras. De tanto treinar a corrida, ficou com os pés terrivelmente esfolados e, por isso, não conseguia mais nadar como antes.

 Entretanto, como o sistema de promoção era a média aritmética das notas das várias disciplinas, conseguiu ser um aluno sofrível e ninguém se preocupou com o caso, exceto, naturalmente, o pobre pato.

O coelho era o melhor aluno do curso de corrida, mas, de tanto tentar a natação sofreu tremendamente e acabou nervoso.

 O esquilo escalava qualquer árvore, admiravelmente, conseguindo belas notas no curso de escalada, mas foi frustrado no de vôo, pois o professor o obrigava a voar de baixo para cima e ele insistia em usar os seus métodos, isto é, em subir na árvore e voar de lá para o chão. Em natação ele teve que se esforçar tanto que acabou por passar com a nota mínima em escalada, saindo-se mediocremente em corrida.

A águia foi uma criança problema, severamente castigada desde o princípio do curso, porque usava métodos próprios para atravessar o rio ou subir nas árvores, o que era proibido, pois eles não estavam previstos no programa.

No fim do ano, uma enguia anormal, que tinha nadadeiras, consegue a melhor média em todos os cursos; foi a oradora da turma.

 Os ratos e cães de caça não entraram na escola, porque a administração recusou-se a incluir duas matérias que eles julgavam importantes: “como escavar tocas” e “como escolher esconderijos”. Acabaram por abrir uma escola particular, junto com as marmotas e, desde o princípio, obtiveram grande sucesso.

Autor desconhecido

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Precisamos aprender a trabalhar com a diversidade, afinal não somos iguais. Ótimo texto para iniciar a discussão do ensino por competências.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog.Me ajudou muito.Continue compartilhando e nos ajudando a ter ideias através das suas...

    ResponderExcluir
  3. TÃO GOSTOSO LER ESTES TEXTOS REFLEXIVOS,REVIGORA NOSSAS FORÇAS E NOS DEIXA MAIS SEGUROS DE NOSSA PRÁTICA,GOSTEI DEMAIS,VOU JUNTAR AOS MEUS E PARTILHAR COM MINHAS COLEGAS!!!

    ResponderExcluir