Hipóteses de Escrita Sondagem

Hipóteses de Escrita Sondagem

Hoje vamos falar sobre hipóteses de escrita. 
Nível Pré - silábico / Nível 2: Silábico/Nível 3: Silábico- Alfabético: Nível 4: Alfabético
Muitos educadores não conseguem realmente compreender em qual Nível se encontra cada criança de sua turma, e por isso mesmo sentem grande dificuldade no momento de elaborar as atividades adequadas ao nível de sua turma. 
Como empregar o estímulo certo se não tenho conhecimento do nível em que cada aluno se encontra?
Não é raro encontrar por esse Brasil afora professores que desconhecem o que sejam hipóteses de escrita e por isso mesmo temos relatos de crianças que chegam até as turmas de 5º e 6º ano não alfabetizadas.
Muitos põem a culpa  no professor anterior e assim vamos empurrando com a barriga.
É certo que precisamos urgentemente de professores capacitados na pré escola, professores que saibam o que realmente estão fazendo, que tenham conhecimento das técnicas adequadas, das metodologias que podem contemplar a melhoria do aprendizado de leitura e escrita do aluno, que saibam de quais estímulos a criança necessita em cada fase de seu aprendizado.
Mas, é possível estimular uma criança quando não se tem ideia do seu progresso, de seu nível de aprendizado?
Claro que não. 
Ensinar não pode se dar de qualquer forma, não é uma loteria , um eu escolho esse método aqui, amanhã eu tento aquele ali.
Pra iniciar um bom trabalho você precisa de diagnósticos, precisa fazer sondagem, precisa de uma aula entrevista com cada criança. E acima de tudo você precisa ter segurança no que faz e empenhar-se por fazer o melhor possível. Mas muitos professores se recusam a ler, se recusam a compreender como útil o que foi estudado, analisado e explorado ao longo dos anos pelos teóricos da educação. Muitos consideram perda de tempo a compreensão de alguns fatos sobre o universo infantil por exemplo e quando escutam alguém falar sobre hipóteses de escrita, imediatamente pensam que seja algo inútil inventado por quem não tem o que fazer, e assim meses depois, com diploma em mãos adentra uma sala de aula e começa a fazer do seu jeito, como bem entende, no se der certo deu se não der a culpa é do aluno e dos pais. O resultado é o que vemos. Salas de 5º ano com alunos no nível Silábico e professores de 5º ano lutando para fazer algo pelo aluno até o fim do ano letivo. Poucos realmente conseguem.
Precisamos nos comprometer com nosso trabalho como o advogado que precisa ganhar mais uma causa para que seu nome seja reconhecido e admirado, como o médico que sabe que um erro seu pode tirar uma vida, mas um acerto pode livrar alguém da morte.
Organizei para os professoress que tiverem interesse alguns links sobre Hipóteses de Escrita que devem ser lidos e compreendidos para que, do conhecimento adquirido o professor faça sondagem e obtenha o diagnóstico exato para aplicar o estímulo correto e quem sabe tenhamos no futuro alunos de 2º ano plenamente alfabetizados

VEJA AGORA um material muito interessante sobre Hipóteses de Escrita  .Você pode ler no PC ou fazer Download.
Nesse 2º link você pode ler sobre as Hipóteses de Escrita de forma bem simples e ter exemplos de como fazer uma boa sondagem http://pt.scribd.com/doc/62202331/hipoteses-escrita
 Faz-se necessária também a leitura do texto de Regina Célia Pironatto Camargo extremamente esclarecedor em seu blog:
http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008/02/sondagem.html

Boa Leitura e bons avanços

Postar um comentário

16 Comentários

  1. Excelente post!! Sou professora do fundamental primeiro ciclo ,da rede municipal , estamos fazendo um curso que contempla esse tema , foi muito bom poder tirar dúvidas aqui também , só assim poderemos orientar melhor nossos alunos ..
    Bjim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica!

      Fico muito feliz que tenha encontrado em nosso espaço algo que acrescente mais no seu processo constante de aprendizagem.
      Que você possa ter mais e mais avanços com sua turma.

      Grata pelo comentário.

      Excluir
  2. Ótimo, mas não consegui fazer o download do link,pode passar por email?
    [email protected]

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Mas não conseguir fazer o download do link,pode enviar por email?
    [email protected]

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. olha achei esse post essencial para os professores,concordo que prescisamos de professores capacitados e pesquisadores,pois conheço muitas crianças como tu mesmo mencionou no 4 e 5 ano sem saber escrever o próprio nome isso nao pode continuar...

    ResponderExcluir
  5. achei bem legal, estou baixando tudo para uma boa leitura e para entender bem, pois como você já sabe sou estudante...obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem não consegui fazer o dowload,... poderia me mandar por email:
    [email protected]
    Agradecida!

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA GI,EU TENHO UM MATERIAL SOBRE ESTE ASSUNTO,MAIS NÃO É MUITO,VOU COMPLEMENTAR COM ESTE,AFINAL PRECISAMOS ESTAR SEMPRE ATUALIZADOS NÉ? GOSTEI MUITO,COMO SEMPRE VOCÊ FOI MARAVILHOSAMENTE GENEROSA!!

    ResponderExcluir
  8. Gi, não consegui fazer o dowloand, vc poderia me passar por e-mail.Vc como sempre hein,adoro todas suas postagens!
    [email protected].
    Obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei!!! Mas não consegui fazer dowloand... Envie por email por favor...

    Obrigada!!!
    [email protected]

    ResponderExcluir
  10. muito bom mesmo, vou tentar fazer o dowloand agora, gostei muito da postagem, você sem duvida está de parabéns por esse trabalho e por nos trazer tanta informação

    ResponderExcluir
  11. Me passe por email por favor, a página d download n abre... muito bom seu blog. adoooro!!!
    [email protected]

    ResponderExcluir

  12. Olá parabéns pelo site, mas não consegui fazer dowload, se possível me manda por email agradecida!!! [email protected]

    ResponderExcluir
  13. Olá parabéns pelo site, mas não consegui fazer dowload, se possível me manda por email agradecida!!! [email protected]

    ResponderExcluir
  14. Amei!!! Mas não consegui fazer download... Envie por e-mail por [email protected]. Obrigada.

    ResponderExcluir