Por que Planejar é tão importante?

Por que Planejar é tão importante?

O grande problema com os planejamentos é a falta de instrumentalização do professor e a falta de compreensão a cerca da necessidade de planejar suas aulas.

Na realidade" MUITO SE FAZ PLANO, POUCO SE PLANEJA", e é isso que faz da prática de muitos professores um verdadeiro fracasso, pois a forma como é encarado além de depreciativa é repugnante.

Acredito que o planejamento deva ser visto pelo professor , não como um preencher de fichas burocrático e irrelevante, mas como elemento facilitador de sua prática pedagógica, elemento esse que pode levá-lo ao sucesso .
"O planejamento estratégico consiste num processo contínuo e sistemático de olhar para fora e para frente da organização, traçando rumos para o futuro, e enfrentando riscos e incertezas" (VASCONCELLOS, 1982, pág.147).
O plano de aula não é apenas necessário. Ele é essencial.

O plano de aula é um olhar crítico sobre sua prática, um olhar sobre o aluno e um olhar sobre todo processo de ensino e aprendizagem. Um olhar de dentro para fora e de fora para dentro.
Por que Planejar é tão importante?

Mas afinal, por que planejar é tão importante?


Um bom educador, na minha opinião, deve munir-se de instrumentos facilitadores de sua prática, instrumentos que possam formar um chão teórico em que se apoiar.

Os documentos oficiais formam este chão e são juntos mais um intrumento que o professor deve lançar mão para auxiliar seu aluno no processo de aprendizagem.

Contudo, muitos repudiam os saberes acadêmicos, muitos consideram curso superior desnecessário . 

É triste, mas muitos professores não gostam de ler e muitos outros lêem de forma superficial- por assim dizer "passeiam pelas palavras" . 

E professor que não lê, está longe de ser referência para o aluno e de alcançar compreensão do que seja um bom planejamento e qual a grande necessidade de que ele seja realizado diariamente ou sua importância.

Muitos têm aversão à leitura, não apenas da BNCC , mas a qualquer documento escolar.

Outros têm não lêem  com criticidade e isso pode ser visto pelos inúmeros equívocos que ocorrem na rede. Dizemos arroz e alguns entendem feijão. Procuramos discutir dentro de uma visão profissional e muitos sentem-se atacados de forma pessoal .

Deve ficar claro que planejar não é apenas fazer planos, escrever em papéis, planejar é olhar para dentro de si mesmo, avaliar a si mesmo , traçar metas para serem alcançadas por si mesmo e facilitar o aprendizado do aluno . 

É fato que em um dos primeiros pontos do planejamento tem professor que já está perdido 

Qual objetivo ?
O que eu quero alcançar? 
Onde eu quero que meu aluno chegue?
Qual a necessidade de trabalhar este tema dentro deste contexto? 

O professor precisa saber quais metas deseja alcançar, senão ficamos presos à velha frase de um clássico famoso de literatura infantil, onde o personagem diz: 
“quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.
 Acredito que em educação sempre precisamos saber onde queremos chegar e é fato que nem todos os caminhos levam ao aprendizado efetivo. 
Podem levar à reprodução, à repetição, mas não ao aprendizado de fato e de direito.

Por que planejar é importante?

É simples... Por que sem uma bússola apontando o caminho estamos perdidos e um professor perdido pouco ou nada auxilia na formação de um indivíduo. 
Gi Carvalho.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Navegando pela net e visitando os blogs de algumas amigas, vi seu link e resolvi dar uma conferida na postagem acima.Gostei muito do seu blog e sempre passarei para dar um conferida nas novidades.
    Aproveito e deixo o endereço dos meus blogs caso você queira conhecer:
    http://ler-com-prazer.blogspot.com.br
    http//escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.br
    Um grande abraço. Uma semana de muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto,tudo que é bem palnejado tende a dar menos erros,o planejamento na minha opiniao é a parte mais importante para um bom resultado.

    ResponderExcluir
  3. Planejar não da trabalho quando se tem claro os objetivos, mas enfrentamo algumas resistências na elaboração. Considero inadmissível um professor entrar para a sala de aula sem ter planejado as atividades.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a frase:MUITO SE FAZ PLANO, POUCO SE PLANEJA". Infelizmente tem acontecido com vários professores. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  5. ..Gostei muito desse texto e concordo com sua frase..“quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”...planejar é ter um caminho para seguir..

    ResponderExcluir