Lista de Jogos Pedagógicos

Lista de Jogos PedagógicosOlá colegas!

Segue abaixo uma lista de JogosPedagógicos muito interessantes para auxiliar no processo de alfabetização e letramento da criança. Alguns deles eu já conhecia e utilizei em minhas aulas como o Jogo da Caixinha de Fósforo e Escrita a partir de rótulos.
O conteúdo foi retirado de uma das WEB aulas do curso de Pedagogia da UNOPAR - Disciplina Alafabetização 1 Professora Raquel Franco
  1. CAIXINHA DE FÓSFORO
Material: caixinhas de fósforos, cartolina, canetas e figurinhas de animais, objetos. Pode também ser os nomes dos personagens das histórias, de palavras-chave.
Cole a figura escolhida na frente da caixinha. Recorte dois pequenos retângulos de cartolina e escreve neles o nome da figura. Pegue um dos retângulos e recorte-o, separando as letras.
As crianças deverão formar o nome da figura com as letras recortadas e depois comparar sua ordenação com o cartão que apresenta a palavra escrita.

  1. VIAGEM ALFABÉTICA
Uma criança escolhe uma letra e pergunta para o grupo: “O que se vê que começa com a letra A (ou outra)?”.
Todos procuram objetos ou outra coisa que comece com a letra escolhida. Aquele que disser o nome do que está vendo ganha um ponto. Quem fizer mais pontos no final do tempo combinado é o vencedor.

  1. PALAVRAS ENCADEADAS
As crianças devem sentar-se numa roda. O primeiro jogador diz uma palavra. O segundo deve falar outra palavra que comece pela última letra da palavra dita pelo primeiro, e assim por diante. O jogo termina quando alguém repetir uma palavra.
Pode-se usar as palavras que foram utilizadas no decorrer do material. É uma ótima oportunidade para fazer uma avaliação da consciência fonológica dos alunos.

  1. VIAGEM À LUA
Um dos jogadores será o viajante. Ele diz que viajará para a Lua e quer saber o que poderá levar na mala. Ele escolhe uma letra, mas não revela para os outros. Os participantes darão sugestões do que ele poderá levar na mala e o viajante dirá o que pode e o que não pode ser levado de acordo com a letra escolhida.
O jogo termina quando os participantes descobrirem a letra escolhida.
São possíveis outras variações: o segredo pode ser a última letra da palavra, palavras com duas sílabas etc.
Após a brincadeira sugere-se o registro coletivo ou individual das palavras que estavam de acordo com a letra escolhida. Também é possível um desenho coletivo (um cartaz para ser o tesouro de palavras da semana) ou individual.

  1. ESCRITA A PARTIR DE RÓTULOS OU DE ANÚNCIOS
Material: rótulos e anúncios de produtos.
Pedir que as crianças pesquisem e tragam de casa rótulo ou anúncio de produtos. Socializar o material coletado em uma roda. Depois, propor atividades como:
  • leitura do material;
  • cópia de marca;
  • criação de um novo rótulo a partir do modelo;
  • elaboração de um novo produto para o rótulo;
  • criação de outros nomes para o produto anunciado.

  1. CORRIDA DE LISTAS
Material: papel e lápis.
O professor deve escolher uma letra. Em dupla, as crianças farão uma lista de palavras iniciadas com a letra escolhida, dentro de um tempo determinado. No final, o professor confere as listas, marcando as palavras corretas. Ganha a dupla que escrever o maior número de palavras.
Que busquemos então planejar cuidadosamente nossos momentos de escrita e de leitura. Fica então o convite de ensinar a ler e a escrever com inteligência!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. são otimos jogos , muito legais e super interativas, fiquei bem animada em usar elas em sala de aula, pois são atividades que nos ajudam muito em varias situações hehe

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes essas dicas,acredito que irão auxiliar bastante no processo da alfabetização dos meus alunos. Parabéns! Obrigada.

    ResponderExcluir