ÁBACO: O que é, como utilizar e como fabricar?

ÁBACO , o que é , como utilizar e como fabricar?
É certo que nem todos sabem como utilizar o ábaco, muitos sequer tiveram contato com ele nos cursos de Magistério ( não duvidem, pois conheço dezenas de professores que nunca tinham visto um) ,outros conhecem apenas o instrumento , mas não sabem como usar em suas aulas e outros tiveram a oportunidade de em seus cursos aprenderem as técnicas  e ensinam para nós que , como eternos aprendizes agradecemos.

Então, vamos tentar entender um pouco mais sobre o ÁBACO e ver vídeos e animações de como utilizá-lo para assim ampliar nossos conhecimentos?

O que é o ÁBACO?

De acordo com o site Wikpédia o ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.

Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.


Como fazer os cálculos no ábaco?


Segundo a professora Danielle de Miranda Graduada em Matemática em artigo no site Brasil Escola, o cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.

Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema.

Para compreender melhor selecionamos animações e vídeos que podem ser visto clicando nos espaços indicados .

Como utilizar o ábaco para somar?

O Prof° Adriano Carneiro mostra em vídeo . Para ver clique AQUI .

No site Mídias Digitais para Matemática você pode ver animações de como utilizar o ábaco AQUI  




No site Brasil Escola a professora Daniela ensina como fabricar um ábaco com EVA e palitos de Churrasco, bem como oferece dicas para utilização AQUI

Para aprender a fazer um ábaco com materiais alternativos e utilizá-lo em suas aulas clique AQUI.


Quer ver  alunos utilizando o ábaco que produziram  basta clicar AQUI .


Deu para entender um pouquinho mais sobre o ÁBACO e sua utilização?
Esperamos que sim.
Agora, mãos à obra e boas aulas de matemática

Sugestões de atividades educativas.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Atividades com o ábaco são muito mais prazerosas! A aprendizagem flui facilmente! Eu sou adépta!bjss

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse por este poste até hoje não saberia qual utilidade, porque uma noçãozinha sempre falamos que temos pra não ficar por fora, que vergonha gente, e obrigado Gi!

    ResponderExcluir
  3. ESTE TAL DE ÁBACO SEMPRE FOI UM BICHO DE SETE CABEÇAS PARA MIM..OWWW COISINHA DIFICIL DE ENTENDER.mAS COM ESTE POST JÁ DEU UMA CLAREADA DE SUAS FUNÇÕES.vALEU.

    ResponderExcluir
  4. Gi..obrigada pelas dicas..temos que trabalhar com este material na sala de aula, mas se nem eu estava entendendo muito bem cmo levar para sala..vc me deu uma Luz..Obrigada

    ResponderExcluir